26/04/2024

Tão aguardada, GVT finalmente “desembarca” em São Paulo

Para boa parte dos moradores da Grande São Paulo, GVT pode ser só uma sigla fictícia adotada pelos humoristas do Porta dos Fundos, no esquete, um grupo de presidiários lamenta que o túnel de fuga ainda não tenha uma saída, mas celebra ter encontrado uma fiação da GVT, que permitirá aos detentos uma ligação clandestina a canais da TV paga. Pois agora essa tal de GVT chega a São Paulo, com a promessa de tratar qualquer assinante, inclusive aquele que ainda tem TV tubo, como se ele tivesse uma Smart TV.
Presente em 144 cidades, a GVT só operava por lá, modestamente, para planos corporativos. A estreia para civis está prometida para o próximo semestre. Caçula entre as operadoras de TV paga, a GVT já foi concebida com tecnologia em dia com esse mundo de múltiplas telas, daí a singularidade do software que faz a roda girar melhor que a da Net, Sky ou Claro em seu decodificador.

Um menu de ícones exposto na tela dá ao assinante a chance de zapear entre ícones como YouTube, Twitter, Facebook e Instagram, entre outros. A operadora também promete a qualquer cliente acesso ao Outra Chance, que armazena programas durante uma semana para que o telespectador tenha chance de assistir ao que perdeu ou de rever o que quiser. E tem, como as demais operadoras, o seu serviço de vídeo sob demanda, locadora virtual com mais de 2 mil horas de filmes, séries, shows e documentários.

Vice-presidente de marketing da GVT, Marco Lopes conta à reportagem que a demora para chegar ao maior mercado de assinantes do País esbarrou na “obtenção de licença para operar na região”. “No passado, a cidade não permitia a construção de redes aéreas, exigia que tudo fosse subterrâneo, e isso era inviável para o nosso sistema, que oferece também banda larga”, diz. “Essa lei caiu e a gente iniciou um trabalho de construção da rede no ano passado.”
A GVT se gaba ainda de oferecer um portal de músicas, o PMC, que também se distancia do conceito dos canais de música da concorrência – permite a criação de play list e video list – e o Multiroon, recurso de gravação que permite gravar e acessar esse conteúdo dos pontos extras instalados na residência, e não só do ponto principal.

“Queremos entrar na casa do cliente com triple play (TV paga, internet banda larga e telefone fixo)”, anuncia Lopes. Pelo resto do País, a operadora já abocanha 13% do serviço de banda larga e, segundo o executivo, conquista 27% dos mercados onde atua. O pacote mais barato da GVT sai a R$ 69.
E, endossando que o brasileiro finalmente vai consolidando o hábito de ver seu programa ou filme quando e como quiser, sem sair de casa, 10% dos clientes da operadora alugam filme todo mês, com média de três filmes por cliente. O acesso à internet pela TV também aponta números surpreendentes: “estamos com 1 milhão de acessos por dia”, diz Lopes.
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