17/12/2025
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Oi pediu e deve firmar o primeiro TAC com Anatel

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Bateu no Conselho Diretor da Anatel uma grande fatia do que virá a ser a “mãe de todos os TACs”, ou seja, o processo que deu origem à ideia de um regulamento específico para os Termos de Ajustamento de Conduta entre agência e teles quando houver descumprimento de obrigações. Na verdade, trata-se do primeiro pedido formal de celebração de acordo com o objetivo de trocar multas por investimentos. 

O caso específico envolve uma dívida de R$ 215 milhões em multas devidas pela Oi por interrupção sistêmica de telefonia fixa na região Norte do país. É o maior de uma série de casos semelhantes, mas não o único. Há pelo menos outro processo que envolve algo como R$ 100 milhões e uma série de outros na casa dos R$ 20 milhões a R$ 30 milhões. São quase uma centena de casos. Todos candidatos ao mesmo TAC. 

São falhas graves, com processos, os quais na prática trazem vários outros apensados. Em comum, o tipo de problemas, a reiterada queda de serviço para assinantes fixos no Norte. Em pelo menos uma das cidades afetadas, a soma das interrupções já deixou os moradores sem telefone por seis meses. A Anatel já tem até uma dimensão razoável do dilema: a Oi precisa substituir cerca de 2 mil centrais telefônicas na região, em muitos casos equipamentos com três décadas que foram levados para lá quando o Sul/Sudeste foi modernizado. 

O tema ganhou o público quando o conselheiro Marcelo Bechara explicitou o pedido da Oi por um TAC e como a agência vai proceder diante do fato de que o regulamento que vai balizar esse tipo de acordo acaba de voltar da consulta pública, portanto, deve levar mais uns quatro meses para ser efetivamente aprovado. A saída: alongar um pedido de diligência por 180 dias. 

O adiamento só não foi formalmente chancelado por falta de quórum, havia apenas três conselheiros na reunião e um deles, o atual substituto Marcos Paolucci, não pode votar nesse caso específico. De qualquer forma, relator de parte das questões da Oi no mesmo assunto, Bechara já sinalizou que se trata de “um típico caso de TAC, porque ajustaria uma conduta reiteradamente irregular”. 

Um TAC para esse acervo de casos de interrupção sistêmica foi pedido formalmente pela Oi e tem apoio da (então) Superintendência de Serviços Públicos da Anatel, cujo cerne das tarefas migrou para a nova superintendência de Controle de Obrigações. Mas foi justamente para que a agência não desse a impressão de solução específica para essa operadora que foi decidido trabalhar um regulamento geral para os Termos de Ajustamento de Conduta. 

O acordo é defendido pela área técnica em grande medida porque as soluções tentadas até aqui não resolveram os problemas, ou seja, as pessoas afetadas continuam sofrendo interrupções no serviço. A então SPB chegou a determinar medida cautelar contra a Oi, mas o efeito foi pequeno. O prazo dessa cautelar foi prorrogado, mas isso tampouco adiantou. A torcida é que, com um acerto para investir na infraestrutura, a situação melhore.

Escolha de conselheiro da Anatel provoca racha interno no PT

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A indicação do nome para a quinta vaga do Conselho Diretor da Anatel provocou um racha no PT. Uma fonte do partido revelou ao Estado que, depois de tirar do páreo Antonio Bedran, indicado pelo PMDB, está havendo uma “disputa interna” pelo posto. De um lado, José Dirceu tenta emplacar a todo custo o nome de Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira. De outro, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) apoia Luiz Prado.

Irmão do deputado federal Paulo Teixeira, Ferreira é advogado e atua fortemente para a empresa de telefonia Oi nos tribunais. Essa é a principal restrição para a indicação dele. Outro temor na Anatel é o de politização da agência, já que Ferreira é irmão de um líder do partido.

Ferreira é sócio do escritório Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados, que também tem no quadro de sócios Sérgio Renault, indicado pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos para assumir a função de subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, no primeiro mandato de Lula.

Já Luiz Prado é ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, segundo fontes, não tem conhecimento técnico aprofundado sobre o setor de telecomunicações. Outra preocupação dos conselheiros da Anatel é que haja um choque entre a forma de deliberação do Cade e o da agência.

Até então, também estava na disputa André Barbosa, assessor especial da Casa Civil, responsável pela coordenação dos projetos de expansão da TV digital, e homem de confiança de Dilma. Mas ele saiu do páreo, pois há restrições para a indicação dentro do partido.

Para parlamentares do PMDB, o PT quer viabilizar um nome da legenda. A ação ganhou força com a divulgação de relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre irregularidades na concessão de licenças para uma empresa ligada a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. A operação teve o aval de Bedran.

O relatório confirmou “graves irregularidades” na outorga de Serviço Móvel Especializado em favor da Unicel, empresa de telefonia ligada a José Roberto Camargo Campos, marido de Erenice. Na ocasião, Bedran, que era procurador-geral da agência, deu parecer favorável à concessão dada a Unicel em janeiro de 2007, sem licitação. Bedran constava na lista de reivindicações do PMDB na disputa de cargos no governo Dilma.

O mandato de Bedran como conselheiro da Anatel terminou em 4 de novembro. Na ocasião, o então ministro das Comunicações, José Artur Filardi Leite, achou por bem aguardar o novo governo e não reconduzir Bedran ao cargo. A quarentena de 120 dias expirou no início do mês, o que também dificultou sua indicação para o cargo.

A expectativa é a definição sobre o quinto conselheiro saia nos próximos dias. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que definirá a questão com a presidente.

Case “Samsung Galaxy Note na Vivo” leva prêmio de reconhecimento

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A Netza, agência de comunicação integrada que atua com ações de live marketing, recebeu o prêmio na categoria campanha de vendas B to C no 19º Prêmio ABEMD, edição 2013, principal premiação do marketing direto brasileiro. Na cerimônia de entrega dos troféus, realizada no HSBC Brasil em São Paulo, o case “Lançamento Samsung Galaxy Note na Vivo” levou o ouro pelo reconhecimento do trabalho.

A festa do 19º Prêmio ABEMD 2013 premiou os melhores do Marketing Direto/Marketing Diálogo, em São Paulo, ocasião em que os cases vencedores receberam troféus ouro, prata e bronze. Além deles, foram revelados os vitoriosos como Agência do Ano, Criação, Melhor dos Melhores e Hall of Fame.
Em abril de 2012, A Samsung em parceira com a operadora Vivo realizou ações conjuntas de marketing para apresentar aos usuários todos os benefícios oferecidos pelo Galaxy Note. O lançamento da Samsung combinou a navegabilidade dos tablets com a portabilidade de um smartphone, além do reconhecimento de escrita na tela.

Para chamar a atenção do consumidor, tanto nas lojas Vivo quanto em outros locais estratégicos, a Netza utilizou totens interativos com uma tela que espelhava as ações realizadas no próprio aparelho conectado. A ação no sell out acontecia no próprio totem: na compra de um aparelho, o cliente podia personalizar um flip cover original Samsung, testando as ferramentas do Galaxy Note.

Nos cinemas, foram transmitidas vinhetas que interagiam com os flyers distribuídos. Se a lâmpada impressa no folheto “acendesse”, o consumidor ganhava um brinde a ser retirado nas lojas. Nos vôos comerciais e cursos de pós-graduação, foram entregues folhetos-revelação premiáveis.

O trabalho foi criado e realizado pela agência parceira Netza Comunicação Integrada e, com a estratégia integrada e o foco na experimentação, as vendas superaram as expectativas.

Claro TV inclui canais inéditos da HBO

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A Claro TV anuncia a inclusão dos canais HBO2 HD (canal 572) e HBO Signature HD (canal 577) em sua programação. A operadora de TV paga é a primeira a ter esses canais em sua grade no País, e irá disponibilizá-los para assinantes dos pacotes Essencial Cinema HD Light, Família HBO e Família Cinema HD.

O HBO2 HD exibe filmes e séries dublados em português e o HBO Signature HD transmite shows, filmes e séries premiadas e originais da HBO.

A operadora Oi TV também se manifestou com um comunicado à imprensa informando que, assim como a Claro, existe um projeto de levar esses canais a sua grade.

Loja da Claro é arrombada e furtada por menores

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Uma loja da operadora Claro, localizada na Rua Dom Pedro II, com a Rua Marechal Deodoro, região central de Porto Velho – RO, foi violada e teve diversos celulares roubados. Uma viatura da PM foi acionada via Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) para atender a ocorrência.
De acordo com denúncia do proprietário da loja, que estava no local, foi uma ação realizada por menores. Os policiais em uma vistoria no interior da loja verificaram que os infratores entraram pelo telhado.

Ao subir até o telhado acabaram deparando com quatro infratores ainda com os produtos do roubo, os policiais deram voz de parada a eles, mas três conseguiram fugir pulando vários telhados dos estabelecimentos vizinhos.

O quarto menor acabou sendo capturado com parte dos objetos roubados. Logo ele recebeu voz de apreensão e foi conduzido à Central de Flagrantes.

Os policiais verificaram que os infratores utilizaram um pé de cabra para violar algumas portas da loja, além de danificarem o sistema de alarme e câmeras. Os cabos de sensores de segurança dos aparelhos que ficam no mostruário também foram danificados.

Som de chamada gerou R$ 30 milhões à indústria fonográfica no país

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Paulo Lima, CEO do iMúsica, demonstrou que o serviço de som de chamada (ou ringback tone) ainda tem muito espaço para crescer no mercado mobile brasileiro.

Segundo Lima, apenas 8% da base de usuários da Vivo utilizam o serviço. Embora esse percentual pareça baixo, a Vivo responde por 82% do mercado de sons de chamada; a TIM tem 12%, a Oi, 5%, e a Claro, 1%.

Oi e TIM têm, cada uma, 2% de sua base de clientes usando o serviço, enquanto na Claro esse percentual é menor ainda: 0,7%. “O potencial de crescimento no mercado brasileiro é fortíssimo”, disse o executivo.

De acordo com ele, a receita obtida com músicas no formato no Brasil chegou a R$ 122,6 milhões em 2012, considerando-se as vendas das maiores gravadoras e do iMúsica. “Os ringback tones geraram R$ 30 milhões em receita para a indústria fonográfica no Brasil no ano passado”, calcula.

Lima lembrou que os sons de chamada já são bastantes populares em alguns mercados da Ásia e afirmou que, entre janeiro de 2011 e abril de 2013, o iMúsica comercializou 45 milhões de sons de chamada.

TIM promove coquetel de lançamento do Galaxy S4

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Nesta quinta-feira (16), a TIM e a Samsung realizaram um coquetel para o lançamento de um dos aparelhos mais esperados do momento: o Samsung Galaxy S4, um modelo Android, 4G e com muito mais tecnologia.

O evento ocorreu no Espaço TIM, na rua Vicente Machado, 520, das 16 às 20h, com a presença VIP da apresentadora Rafaella Brites, do programa Comando, da Mix TV.

Os dez primeiros clientes que adquiriram um Galaxy S4 ganham um vale jantar no valor de R$ 500,00 no restaurante Durski, mais um vale de R$ 40,00 para comprar conteúdo online do Samsung Hub.

Oi lança cursos por celular

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A Oi acaba de acrescentar dois cursos à sua plataforma de educação via celular, que já oferece aulas de inglês desde junho de 2012. Agora, os clientes de telefonia móvel da companhia contam também com curso de português e o “Viva Melhor”, que envia ao assinante dicas de saúde e carreira.

Os cursos custam R$ 1,99 por semana cada um, sendo que a primeira semana é grátis. O pagamento pode ser efetuado com créditos, no caso de clientes pré-pagos, ou Oi Controle, ou através de débito em conta, no caso de clientes pós-pagos.

Os cursos são ministrados via SMS, links, vídeos e exercícios enviados para o celular.

Para assinar o curso de Viva Melhor, é necessário enviar a palavra Viva para o número 355. Para o de português, vai a mensagem Port para o número 344. Para cancelar a assinatura, o usuário pode enviar mensagem com a palavra Sair para o respectivo número que contratou o curso.

Os conteúdos são fornecidos pela Oi, em parceria com o Grupo Positivo e a Bemobi. Os cursos integram a plataforma de conteúdos de educação “Para Aprender”, da Oi, encontrada através do Portal Wap e do menu do chip Oi. Em breve, a categoria estará disponível na loja virtual da Oi.

Claro e Oi acirram disputa pelos usuários Wi-Fi

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As operadoras da América Móvil no Brasil (Claro, NET e Embratel) anunciaram que a rede Wi-Fi compartilhada entre as empresas locais do grupo, batizada de Claro WiFi Max e NET Vírtua WiFi, já conta com 6 mil hotspots em locais públicos, disponíveis nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador. 

Também hoje, a Oi declarou que sua rede de WiFi já tem 80 mil pontos, número que deve estender para 500 mil até dezembro. Em São Paulo, cidade onde a Oi foi a última operadora a iniciar operações e portanto onde tem menor penetração, a rede WiFi será lançada em julho nas Avenidas Faria Lima e Dr. Cardoso de Melo.

Conforme publicado pelo #Minha Operadora no mês passado, os investimentos das operadoras em pontos WiFi, estão finalmente saindo do papel, justamente em que as operadoras focam na oferta de dados.
Os pontos de acesso do grupo estão disponíveis gratuitamente aos clientes das operadoras, para acesso através de login e senha. Clientes Claro com aparelhos (smartphones, tablets e notebooks) compatíveis com a tecnologia EAP-SIM terão acesso automático quando cobertos por um ponto de acesso WiFi. Os investimentos na tecnologia Wi-Fi foram compartilhados pelas três companhias, complementam a cobertura da rede 4G e otimizam a rede 3G, informou o grupo em nota.

Na cidade do Rio de Janeiro, as três empresas juntas têm mil pontos WiFi, distribuídos em 77 bairros, especialmente no Maracanã, Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Centro. 

Em São Paulo, o grupo dispõe de cerca de 1,7 mil pontos, distribuídos por bairros como Itaim, Moema, Morumbi, Jardins, Consolação, Santa Cecília, Liberdade, Santana, Mandaqui, Perdizes, Pinheiros, Mooca e Tatuapé. A localização dos hotspots pode ser consultada por meio do aplicativo NET APP, disponível nas plataformas Android e iOS. 

“Ele [o projeto] tem o papel de complementar a cobertura da recém-lançada rede 4GMax de maneira simples, rápida e automática”, diz Carlos Zenteno, presidente da Claro.

Para o presidente da NET, José Antônio Félix, a rede de internet wireless é uma forma de fidelizar os clientes. “Com NET Vírtua Wi-Fi, oferecemos uma experiência de comunicação e conectividade ainda mais completa, inclusive quando o cliente não está em casa”, explica o executivo. 

Segundo a Embratel, a nova infraestrutura estará disponível para seus clientes corporativos que desejarem acessar a rede Wi-Fi externamente (outdoor). “O anúncio de hoje é estratégico, pois vai permitir atender novas demandas e eventos de grande porte como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016”, afirma Ney Acyr Rodrigues, Diretor Executivo de Serviços de Valor Adicionado da Embratel, destacando que a empresa foi a responsável pela construção da malha de fibra óptica que embasou a rede Wi-Fi.

Mulheres ultrapassam os homens na compra de celulares

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A popularização do celular no Brasil se comprova nos novos números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, de 2011, 115,4 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade possuem o aparelho, o que representa 69,1% da população nessa faixa etária, que cresceu apenas 9,7% no período. Em 2005, eram 55,7 milhões de usuários de celular, ou 36,6% do total, um crescimento de 107,2% ao longo dos seis anos.

De acordo com Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, o índice poderia ser ainda maior não fossem duas restrições mantidas pela população: a dos pais em liberar o aparelho aos filhos mais novos, e a dos idosos em se adaptar a novas tecnologias. Por isso, a maior concentração de usuários ainda é observada na faixa dos 20 aos 44 anos, onde os percentuais ficam em torno de 80%. “É onde está a força de trabalho do país, para quem o celular muitas vezes está diretamente ligado ao emprego”, destaca.

Com o avanço no mercado de trabalho nos últimos anos, são as mulheres que se destacam nesse ponto do estudo. Pela primeira vez na série histórica do IBGE, elas ultrapassaram os homens na aquisição de aparelhos para uso pessoal: 69,5%, ante 68,7%. Seis anos antes, apenas 35,2% delas e 38% deles tinham celular. “Esses dados mostram que o crescimento da posse de telefone móvel na população feminina foi maior até que o registrado para o total da população”, enfatiza a Pnad.
Iana Santiago Guimarães se encaixa nesse perfil. Aos 22 anos, a estudante de Medicina do Rio de Janeiro vive grudada no celular, que usa tanto para trocar mensagens com as amigas quanto para registrar algum livro ou qualquer anotação que considere relevante. Ligações é o que menos faz, é verdade. Por isso, está sempre em busca do que for mais moderno, o que a leva a trocar de aparelho com bastante frequência. No último ano, teve três. “Ganhei meu primeiro aos 12 anos. Estudava em período integral e meus pais queriam ter controle do que eu fazia na hora do almoço, por exemplo. Desde então, fiquei viciada”, conta a jovem.

Os aparelhos que considera ultrapassados são herdados pela mãe. Mas quando você liga para o celular de Rosana Bulos Santiago, de 51 anos, ela pede imediatamente para usar o fixo. Diz que telefone móvel é para assuntos pontuais, um contato rápido com a família ou em caso de emergência. Nem pensa em trocar o plano pré-pago, por exemplo.


Mãe e filha se encontram no grupo de consumo que as operadoras de celular veem crescer intensamente. As mulheres não só estão em maior número no que diz respeito à aquisição de aparelhos, como também são muito mais exigentes do que os homens nesse quesito, analisa Eduardo Aspesi, diretor de Segmentos Varejo da Oi. “A atitude na hora de comprar é diferente. A mulher compara, testa, quer conhecer o produto. O homem, em geral, vai direto no que quer, é mais imediatista. Podemos dizer que o consumo de celular é um reflexo do comportamento do país.”

Na análise por região, observa-se uma diferença maior entre homens e mulheres no Norte e Nordeste, de 4,3 e 3,9 pontos porcentuais respectivamente. No geral, foram também essas as populações que apresentaram aumento mais significativo na aquisição de celulares: 174,3% no Nordeste e 166,7% no Norte de 2005 para 2011, somadas, mais de 22 milhões de pessoas passaram a adquirir telefones móveis nas duas localidades. Nas demais regiões, o crescimento ficou abaixo de 90%, apesar do Centro-Oeste, Sudeste e Sul ainda concentrarem o maior porcentual de usuários (79,2%, 73,4% e 72,5%).