15/12/2025
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Após parceria com a Vivo, Apontador projeta crescimento de 40%

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A holding LBS, dona do Apontador e Maplink, se prepara para ter mais um ano de expansão rápida. Há 13 anos ativa na internet de forma independente (sem ligação com qualquer grupo de mídia local ou internacional) a empresa brasileira entra em uma nova fase, em que pretende elevar em 40% a receita de R$ 25 milhões registrada em 2012, conforme afirmou ao TeleSíntese o CEO, Moacir Kang. 

Um dos fatores para o otimismo de Kang está na parceria do Apontador com a operadora Vivo no serviço Perto de Você, anunciada em meados de maio. Apesar de ser um dos maiores sites da internet brasileira com 17 milhões de usuários únicos por mês (a população brasileira é de 200 milhões), tendo registrado recorde de acesso em abril, tanto em termos de usuários quanto de visitas, o Apontador ainda sofre para reverter a popularidade em receita e é aí que entra a operadora, com todo seu peso. Atualmente, boa parte das receitas da holding vem de produtos corporativos, aplicativos de rotarização, por exemplo.

“A Telefônica|Vivo é uma máquina de vendas, presente em todo o país. Por meio da parceria, ajudamos com nossa presença nacional e tecnologia, combinamos as soluções, e eles entram com essa capacidade de chegar ao comércio e serviço local, para quem vendem a conexão. Eles podem oferecer mais”, explica Kang, acrescentando que a parceria entre as duas empresas foi discutida com cuidado para ser sólida e longa. Pelo acordo, o serviço Perto de Você, da Vivo, passa a utilizar a plataforma apontador e as empresas têm um acordo comercial sigiloso de divisão da receita de clientes.

O modelo do Apontador+ prevê que o pequeno estabelecimento pagará mais para ter uma posição de destaque nas buscas internas, pra incluir um visual diferenciado com possibilidade de chat, cupons, vídeos e etc, além da possibilidade de moderar os comentários do público. “Para um pequeno lojista isso pode fazer toda a diferença. Estamos em um mundo onde não existe mais o Páginas Amarelas e somos mais baratos do que o anúncio de TV, rádio e revista”, diz Kang.

Neste caminho, diz ele, um dos desafios é avançar no mundo mobile, algo que vem acontecendo, de acordo com o CEO: o número de downloads do aplicativo móvel do Apontador se aproxima do marco de 1 milhão.

Outro desafio que Kang pretende superar em alguns meses é o capital disponível para investimento em inovações na plataforma, produtos e serviços, com o aporte de um fundo de investimento, ainda em negociação. “Nos últimos dois anos estivemos mais quietos, mas posso dizer que agora voltaremos à mídia. Estamos analisando aporte de investidor e teremos algo fechado nos próximos meses”, diz.

O aporte será últil, por exemplo, para um dos avanços no negócio de negócio do Apontador, que avança para a venda direta dos serviços e produtos de seus clientes, dentro da plataforma. Atualmente, a holding já conta com um site de venda de cupons de produtos e serviços, mas algo ainda não totalmente integrado à plataforma, e mantém parceiros neste segmento, como o Grubster. Mas a LBS quer mais e por isso está desenvolvendo uma plataforma de pagamento dentro o próprio Apontador que deverá entrar em operação em alguns meses.

Cresce o furto de cabos de operadoras de telefonia

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O furto de cabos de operadoras de telefonia no Rio Grande do Sul cresce, abastecendo um mercado paralelo de sucatas e fundições interessadas no interior dos fios: o cobre. Somente de janeiro a abril deste ano, foram registradas mais de 60% das prisões em relação a todo 2012. Foram 14 flagrantes em quatro meses de 2013, contra 23 nos doze meses do ano passado.

Apesar dos tímidos números da Polícia Civil, as empresas têm contabilizado o aumento na incidência. Somente na rede da Oi, os ataques quase triplicaram em abril. O maior prejuízo, entretanto, é para a população, que fica impedida de usar o telefone e acionar os serviços de emergência quando necessário.

A titular da Delegacia de Polícia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e Serviços Delegados (DRCP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegada Sílvia Cocaro, destaca que operações de rotina ocorrem toda a semana nas redes das operadoras, como um trabalho preventivo para reduzir a ocorrência dos furtos.

Somente nas redes da Oi, o aumento foi de 272% dos casos de abril deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 199 ataques no mês, contra 73 em 2012. Ao todo, a empresa registrou 872 furtos no ano passado. A operadora não detalha os locais onde aconteceram os ataques. Já a GVT não informa os totais, mas destaca que os endereços mais críticos de sua rede estão na Rua Dr. João Daniel Hillebrand e Avenida Presidente Lucena, em Novo Hamburgo, e Avenida João Corrêa e Rua Manoel Vargas, em São Leopoldo.

“No mês passado, realizamos a Operação Metal, em que nove suspeitos foram presos e 26 pontos foram vistoriados”, recorda a delegada Sílvia Cocaro.

Na ação, a Polícia Civil apreendeu uma pistola 9mm raspada e cerca de 900 quilos de cobre, 200 quilos de cabos de fibra ótica e quatro baterias estacionárias.

Os moradores da Rua 13 de Maio, em Estância Velha, sofrem com o constante furto de cabos de telefone. “Já perdemos a conta de quantas vezes isso ocorreu. A empresa conserta e poucos dias depois já furtam tudo novamente”, afirma a dona de casa Rita Beatriz Brito, 54 anos. Sua filha, Camila, destaca o prejuízo que os ataques provocam. “Na rua há outras famílias, fábricas e até uma escola que sofrem do mesmo problema”, revela Camila.

TIM deixa clientes do Pará na mão

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Depois de uma manhã inteira sem conseguir fazer uma ligação, o engenheiro mecânico Getúlio Santana tomou a decisão. Vai trocar de operadora. Isso por que a operadora de telefonia TIM passou a sexta-feira (31) estressando os usuários. Nada de ligações. Rede de internet móvel muito menos. Nas redes sociais, a reclamação era geral. Os celulares só tocavam (insistentemente) com a tradicional mensagem “Te Ligou”, serviço que avisa quem ligou enquanto o aparelho estava sem serviço.

“Há cinco meses a situação está insuportável. Eu já tive vários problemas, eles já chegaram até a me isentar da fatura de uma conta. Tenho um plano para smartphone. Mas não adianta nada ter um bando de promoção, se eu não consigo fazer uma ligação”, reclama Getúlio. 

Problemas como esse, comprometem a vida profissional de algumas pessoas, é o caso da microempresária Franci Guimarães. “Eu perdi uma reunião com duas clientes pela manhã, não consegui entrar em contato com elas e nem elas comigo. A TIM só estava dando ‘serviço indisponível’”, relata.

A administradora Carina Castro contabilizou o número de ligações que não conseguiu fazer. “Fiz 31 ligações para um celular da TIM e não consegui falar com ninguém. Não aguento mais receber as mensagens do ‘Te Ligou’, todo mundo que me liga diz que já está tentando me ligar um monte de vezes, mas a telefonia informa que está fora da área de cobertura”, comenta. 

A universitária Naiá Costa tem dois números para evitar esses problemas. “Quase não consigo falar com meu namorado hoje, por isso que já comprei o chip de outra operadora, não aguento mais a TIM”, conta.

O publicitário Caio Portal também já tinha desistido. “Muito difícil conseguir ligar. Você tenta dez ligações, aí quando finalmente consegue, fica mudo. Aí começa de novo e tem que tentar mais dez vezes”, diz.

A TIM informou, em nota, que os clientes do estado do Pará enfrentaram dificuldades para efetuar e receber chamadas durante a sexta-feira (31), a partir das 10h50. O problema foi ocasionado devido a um duplo rompimento de cabos de fibra óptica, mas garantiu que as equipes técnicas da operadora trabalharam para normalizar os serviços, que voltou a funcionar às 14h30 do mesmo dia.

Controladora da TIM pode ter sócio na Itália

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A Telecom Italia discutirá novamente uma possível integração com a H3G, unidade do conglomerado Hutchison Whampoa, de Hong Kong, na próxima reunião do conselho, afirmou Marco Patuano, diretor operacional da empresa italiana. A próxima reunião está marcada para o dia 5.

A controladora da TIM no Brasil começou a negociar uma possível integração com os negócios de telefonia móvel da Hutchison Whampoa na Itália em abril, mas o conselho suspendeu as conversas para lidar com outras questões.

Nesta quinta-feira (30) a Telecom Italia aprovou a separação de sua rede de telefonia fixa em uma nova empresa como foi informado aqui.

Justiça condena Embratel a pagar 50 salários a empresário

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A empresa de telecomunicações Embratel foi condenada a pagar uma indenização por danos morais de 50 salários mínimos, o equivalente a R$ 33,9 mil, a um empresário de Piracicaba – SP. Ele entrou com uma ação na Justiça depois que seu nome foi incluído em serviços de proteção ao crédito por um suposto atraso no pagamento de uma conta de telefone no valor de R$ 113. A indenização foi determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em segunda instância, mas ainda cabe recurso.

O empresário, que pediu para não ser identificado, contratou um combo de TV, telefone, internet com uma empresa de TV a cabo que terceiriza o serviço telefônico da Embratel. Em 2011 ele realizou uma reforma no apartamento, passou a morar em outro local e suspendeu o serviço contratado temporariamente.

“Meu cliente foi fazer uma compra e o cadastro dele não foi aprovado por haver uma restrição de crédito. Só então descobriu o problema e decidimos entrar com uma ação por danos morais contra a empresa”, explicou o advogado Roberto da Silva Ferreira, que cuida do caso.

Ferreira contou que a ação foi vencida em primeira instância e o juiz definiu indenização de R$ 1 mil, mas por entender que o valor era pequeno, o cliente recorreu. No último dia 27, ficou definido que a dívida seria cancelada e que a Embratel teria que pagar 50 salários.

“O que pode ter acontecido é a empresa de TV a cabo não ter comunicado à Embratel sobre a suspensão da conta. O problema é que meu cliente não tem qualquer contrato com a Embratel, o contrato dele é com a empresa de TV. Ele não podia ser cobrado dessa forma”, disse o advogado.

Entaramos em contato com a Embratel que, por meio da assessoria de imprensa, informou que a política da empresa não permite comentários sobre ações judiciais.

Conselho aprova cisão de telefonia fixa da Telecom Italia

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A operadora de telecomunicações Telecom Italia, que é controladora da TIM no Brasil, disse que o conselho de administração decidiu pela separação da sua rede de telefonia fixa do restante do grupo. A empresa começou a examinar a operação no ano passado.

A cisão, similar à realizada pela British Telecom quando criou a Openreach em 2005, despertou preocupações com a situação da concorrência no setor.

Segundo a Telecom Italia, alguns ativos, incluindo de cobre e fibra ótica, assim como gabinetes, serão transferidos para uma companhia separada. A nova entidade ‘vai garantir a todos os operadores o acesso à rede de telefonia fixa’ de uma forma igualitária, segundo comunicado divulgado pela companhia.

A Telecom Italia afirmou ainda que continuará discutindo com a credora estatal Cassa Depositi e Prestiti (CDP) a possibilidade de compra de ‘uma participação no capital social da empresa de acesso à rede fixa’, de acordo com o comunicado. As negociações foram interrompidas por causa de várias questões em que não havia acordo, disse uma pessoa familiarizada com o negócio.
De acordo com especialistas e analistas, uma das razões para a Telecom Italia dar sequência ao plano de separação das operações é que ela espera obter em troca uma flexibilização do sistema regulatório italiano atual, condição que os principais concorrentes consideram ‘totalmente inaceitável’.

Atualmente, concorrentes precisam alugar serviços da Telecom Italia a fim de oferecer acesso de banda larga a clientes finais e afirmam que os custos cobrados pela empresa não possibilitam a competição de igual para igual no varejo. ‘Existe um conjunto de regras para evitar isso, mas elas simplesmente não são respeitadas’, afirmou outra fonte ligada à negociação, acrescentando que um novo afrouxamento das regras destruiria a livre concorrência no país.

No início de maio, o órgão de defesa da concorrência italiano ordenou sanções à Telecom Italia por abuso da posição dominante, alegando que a empresa rejeitou uma série de solicitações de ativação de linha de concorrentes. A Telecom Italia afirmou que vai recorrer da decisão e acrescentou que sempre concedeu acesso pleno e igual à sua rede para os concorrentes.

Procon Fortaleza notifica empresas de telefonia

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A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Procon Fortaleza, notificou a Telemar Norte Leste S/A (Oi) e a TIM Nordeste S/A, para que ambas prestem esclarecimentos sobre reclamações relativas a falhas na comunicação, com total inoperância na discagem e recebimento de chamadas, prejudicando os consumidores. Segundo o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, as empresas terão o prazo de 10 dias úteis para prestar os esclarecimentos devidos para fins de apuração e análise, atendendo às necessidades dos consumidores reclamantes.

“À luz do Código de Defesa do Consumidor, o fato lesionou flagrantemente os usuários/consumidores na sua essência contratual quanto à adequada e eficaz prestação do serviço”, explicou George Valentim. No ranking de reclamações do órgão, as empresas de telefonia móvel mais reclamadas são a Oi, em segundo lugar, com 395 reclamações; a Claro, com 137, em sexto lugar; a TIM com 69, em décimo quarto; e a Vivo, com 22, no 60º lugar.

Problemas com cobrança lideram ranking de reclamações da Anatel

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A Anatel divulgou nesta semana dados sobre as reclamações recebidas no seu call-center durante o mês de março deste ano. No topo da lista estão as queixas referentes a problemas com cobranças de diversos serviços.

Das 111.154 reclamações recebidas pela Anatel em relação a telefonia móvel no mês, 39,54%, que corresponde a 43.953 queixas, estão ligadas a cobrança. Outros problemas listados foram Serviços Adicionais, Reparo, Planos de Serviço, Cancelamento, Atendimento, Promoções e Demais Motivos.

As reclamações de cobrança também estão ligadas aos serviços de TV por assinatura e telefonia fixa. Das 24.535 reclamações referentes ao serviço de TV, 35,17% foram referentes a cobranças, em relação a telefonia fixa o número chega a 25.325, 26,65% do total, segundo lugar no ranking.

Dentre as empresas com maior número de queixas, a Oi encabeça o ranking com 3.106 reclamações a cada mil acessos, em segundo vem a GVT com 2.813; a terceira colocada é a TIM, com 1.647. A empresa com melhor desempenho foi a Sercomtel, que teve apenas 351 reclamações a cada mil acessos.

Prejuízo com furto de cabos telefônicos da Sercomtel chega a R$ 138 mil

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O prejuízo com o furto de cabos eletrônicos da Sercomtel, em Londrina, chega a R$ 138.271,58. O número dos cinco primeiros meses de 2013 já supera o computado no ano passado, de aproximadamente R$ 131 mil. O último caso foi registrado na quinta-feira (30), durante o feriado de Corpus Christi, no Partrimônio Regina, na zona sul.

De acordo com o gerente de implantação e manutenção da Sercomtel, Luis Carlos Bianco, pelo menos 200 clientes foram afetados. Ele lembrou que além dos moradores também são prejudicados os postos de saúde, unidades de polícia, o comércio e também outros estabelecimentos que precisam do serviço de voz e internet.

Somente em 2013 foram 33 casos de furto de cabeamento, que totalizam 6.221 metros levados pelos ladrões, que buscam principalmente a extração do cobre, principal metal contido dos cabos telefônicos.

O principal alvo dos bandidos tem sido a Avenida Angelina Ricci Vezozzo, no Jardim Farid Libps, que somou dez furtos de cabos telefônicos. Ao todo, foram gastos R$ 51.804,64 com a recuperação dos 2.237 metros levados e a mão de obra para o serviço.

Apenas neste local, foram 21 ocorrências em 2013. Os furtos causaram prejuízo à Sercomtel na ordem de R$ 83,6 mil. “O trabalho não vence. Trabalhamos na questão de recuperação de dia e à noite eles (ladrões) vêm e roubam. O cliente é o maior prejudicado”, destacou.

Para conter a ação, a Sercomtel busca apoio das forças policiais. No âmbito tecnológico, prevê o cabiamento subterrâneo e a troca do sistema metálico por fibra ótica, o que já ocorre em algumas áreas da cidade. “Nós estudamos também a mudança de rota dos cabos”, salientou.

Net vai incorporar controladora GB em reestruturação

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A fornecedora de serviços de telecomunicações fixas Net Serviços vai incorporar sua controladora GB Empreendimentos e Participações, de acordo com fato relevante nesta quarta-feira.

A medida faz parte de uma reestruturação das empresas controladas pela Embratel Participações (Embrapar) para “simplificar a estrutura organizacional de seus investimentos, aproveitar sinergias e outros benefícios, e reduzir custos operacionais”.

Não haverá aumento de capital, considerando que o patrimônio da GB é constituído exclusivamente do investimento na Net, segundo o documento.

Com esse passo, a participação na Net detida pela GB passará a ser diretamente da Embrapar e de sua controlada Embratel.

A transação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Net, segundo a Embrapar.