14/12/2025
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MCom doa computadores para instituições que atendem população em situação de rua

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Continuando o trabalho de levar inclusão digital para todos os brasileiros, o Ministério das Comunicações (MCom), em mais uma ação realizada na última semana, beneficiou dessa vez instituições que cuidam do resgate da população em situação de rua no estado de São Paulo. A pasta realizou a entrega de 13 computadores para a Rede Rua e o projeto Meninos e Meninas de Rua, localizados na capital e em São Bernardo do Campo.

Foto: Shizuo Alves/MCom

A Rede Ruas é voltada para a promoção dos direitos humanos, educação, cultura e articulação social dos moradores de rua, e existe desde 1989. Já o projeto Meninos e Meninas de Rua atua há mais de 30 anos em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Sidneia Bueno, responsável pelo Meninos e Meninas de Rua, destaca a importância dos equipamentos para a população que é atendida no projeto. “Não temos dúvidas que a possibilidade de ter acesso a um computador para poder, por exemplo, fazer um simples currículo, devolve a autoestima para essa população. Pensamos sempre na questão da inclusão. Vai ajudar meninos e meninas, que estão no nosso cursinho pré-vestibular, assim como as educadoras e educadores. Os computadores vão ajudar a manter os registros dos atendimentos realizados na nossa casa para essa população”, afirmou.

Os computadores já estão instalados nos locais, que servem como um suporte para famílias que passam por dificuldades nas ruas e chegou a ser ponto de arrecadação e distribuição de cestas básicas na pandemia da Covid-19. “A gente sabe que as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social têm mais dificuldade, elas têm impedimentos de acesso. A importância desses computadores doados fará com que essas pessoas acessem outros mundos”, ressaltou Juliana Fagundes, uma das educadoras.

Programa Computadores para a Inclusão

Os equipamentos entregues fazem parte do programa Computadores para Inclusão, cujas máquinas passam por Centros de Recondicionamento de Computadores, onde são recuperados por alunos de cursos de capacitação profissional na área. Esses computadores são aqueles que não seriam mais utilizados em órgãos públicos.

‘Made in Brazil’: Xiaomi estuda montar fábrica no país

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A Xiaomi já possui uma forte presença no mercado brasileiro por meio de suas lojas e quiosques espalhados pelo país. Todos os seus produtos que são comercializados no Brasil são fabricados no exterior, ou seja, importados, mas isso pode mudar.

Créditos: Xiaomi

De acordo com o head de operações da marca no mercado nacional, Luciano Barbosa, durante evento da Eletrolar Show 2024, em São Paulo, nesta segunda-feira, 15, a marca estuda estabelecer uma fábrica no Brasil. Ele conta que a empresa está observando os desfecho da Reforma Tributária, e sugere que a empresa precisa entender como será o contexto do país nos próximos anos.

“Não tomaremos uma decisão sem antes entender como será o contexto do País nos próximos anos”, declarou Barbosa.

O executivo comentou que o mercado atual está mais propício a uma diminuição do portfólio de smartphones da Xiaomi. Quando a marca voltou ao país em 2019, vários modelos chamaram a atenção dos consumidores, mas no cenário atual, observou que há preferência para alguns modelos específicos.

Enquanto estuda instalar sua fábrica no Brasil, segundo Barbosa, a empresa mantém sua operação no mercado buscando se consolidar entre os pequenos e médios varejistas. A ideia é possibilitar que os usuários comparem seus produtos com outras marcas diretamente nas lojas.

A gente acredita que o nosso grande trabalho agora é fazer com que os aparelhos fiquem disponíveis para que as pessoas possam comparar com outras marcas e nos escolherem. Queremos que mais potenciais clientes possam ‘ver com a mão‘”, explicou Barbosa.

O menor preço pode ser uma estratégia da Xiaomi para atrair os consumidores. Segundo o executivo, os comerciantes valorizam quase sempre os dispositivos com preços mais baixos. “Esses clientes costumam pedir as versões mais baratas e especificam se é um smartphone de 128 GB ou de 256 GB de RAM. Notamos também que há uma busca maior por fones de ouvido”, disse.

Atualmente, no país, a Xiaomi conta com 10 mil pontos de venda distribuídos por 16 estados. A empresa ainda planeja abrir 22 novas lojas até o final deste ano, chegando a 40 novas unidades somente em 2024.

Após falha no Falcon 9, SpaceX não pode realizar novos lançamentos

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Devido a uma falha em um motor de segundo estágio do foguete Falcon 9, a SpaceX perdeu 20 satélites da Starlink em um lançamento ocorrido na última quinta-feira (11). A situação está sob investigação da Administração Federal de Aviação nos Estados Unidos, e quanto não forem concluídas, a empresa não poderá fazer novos lançamentos.

“A FAA (Federal Aviation Administration) está ciente de que ocorreu uma anomalia durante a missão SpaceX Starlink Group 9-3, lançada da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, em 11 de julho. Nenhum ferimento público ou dano à propriedade pública foi relatado. A FAA está exigindo uma investigação”, afirma uma nota da FAA.

Essa foi a primeira falha da SpaceX em mais de sete anos de foguete. O que ocorreu foi que cerca de uma hora após a decolagem do Falcon 9 da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, ao atingir o segundo estágio do foguete lançado, seus motores deveriam ter sido acionados duas vezes, mas não foi possível por causa de um vazamento de oxigênio.

A tentativa de reacender o motor no espaço, “resultou em uma Desmontagem Rápida Não Programada do motor por razões atualmente desconhecidas”, escreveu o presidente-executivo da SpaceX, Elon Musk, em sua plataforma de mídia social X.

Os satélites chegaram a ser liberados, mas acabaram indo para uma órbita incorreta, orbitando a Terra em uma trajetória elíptica, alcançando a altitude mínima de 135 km. Normalmente, eles operam a 550 km de altitude. De acordo com a SpaceX, a elevação foi pouca, causando a desaceleração dos satélites por causa do arrasto da atmosfera, e fazendo os artefatos descerem 5 km a cada órbita.

“Nesse nível de arrasto, é improvável que nossa propulsão máxima disponível seja suficiente para elevar os satélites com sucesso”, escreveram os representantes da SpaceX em uma atualização. “Os satélites vão reentrar novamente na atmosfera da Terra e vão ser completamente destruídos.”

Embora tenha recuperado o controle da maioria dos satélites, a operação não foi bem sucedida. Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, confirmou o destino dos equipamentos. “Mais dois Starlink que falharam naquele lançamento reentraram em 13 de julho”, escreveu ele no X, o antigo Twitter. “Suspeito que todos os 20 Starlinks do lançamento também reentraram entre os dias 12 e 13, mas não foram catalogados”, finalizou.

Desde o ano de 2016 que o foguete Falcon 9 não apresentava uma falha durante o lançamento. Os engenheiros da SpaceX vão estudar com afinco a origem do erro, evitando novas explosões e problemas nos motores dos foguetes da companhia. De acordo com a empresa, a reentrada dos satélites não coloca em risco as pessoas em solo.

Jogo das cadeiras: Apple retoma posto de empresa mais valiosa do mundo

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O posto de empresa mais valiosa do mundo tem sido uma verdadeira “dança das cadeiras”, neste ano. A Apple, a NVIDIA e a Microsoft têm disputado a primeira colocação do ranking, com as empresas revezando uma hora ou outra ao ocupar a posição de líder. E mais uma vez, houve mudança. Dessa vez, a Maça voltar ao topo e superar suas rivais, atingindo US$ 3,62 trilhões de valor de mercado.

A empresa reconquistou o título após suas ações apresentarem alta de 2,5% no início desta semana, depois que o grupo financeiro Morgan Stanley considerou comprar os papéis da norte-americana. O interesse foi motivado pelos avanços recentes da Apple em inteligência artificial.

De acordo com o grupo, as novidades da empresa podem impulsionar as vendas do iPhone a partir do final do terceiro trimestre de 2024. Isso porque, apenas os iPhones 15 Pro e Pro Max e a linha iPhone 16 serão compatíveis com as novas funcionalidades.

Cerca de 92% dos dispositivos em circulação não são compatíveis com o Apple Intelligence. O interesse de usuários da marca pode impulsionar. “O Apple Intelligence é um catalisador para aumentar as remessas de iPhones e iPads”.

Durante o WWDC 2024, a fabricante apresentou o Apple Intelligence, um recurso que engloba uma série de ferramentas nativas de IA no iOS 18, com a promessa de transformar o dia a dia dos usuários dos produtos Apple.

“As ações da Apple subiram 2.5% para uma alta recorde nesta segunda, depois que Morgan Stanley aumentou a meta de preço nas ações de mercado do iPhone e desenhou a cota como a “melhor escolha”, citando os esforços da empresa como IA como um fator para aumentar as vendas do dispositivo.

Este ano, as ações da Apple já subiram quase 20%, aumentaram para US$ 236,30, dando à empresa um valor de mercado de US$ 3.62 trilhões, sendo a maior do mundo. No entanto, é um posto volátil, que flutua com oscilações do mercado.

Já estiveram no topo como a empresa mais valiosa do mundo, companhias como Aramco, Exxon Mobil, Microsoft e NVIDIA. Em junho, por exemplo, quem ocupou a posição foi a Microsoft, também impulsionada pelo investimento em IA.

Chips 5G, Brisatech e Complexo do Pecém: Brisanet avança com o 5G

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Comprometida em mudar a realidade das pessoas e acelerar a inclusão digital no Nordeste a partir do 5G, a Brisanet tem investido na implementação da sua rede para levar internet móvel de qualidade para as áreas de sua atuação.

(Crédito: Divulgação)

Recém-chegada no segmento, a empresa terminou o mês de junho com 128 mil acessos móveis na tecnologia, um crescimento de 25% em relação ao mês de maio, onde registrou 102 mil assinaturas e atingiu pela primeira vez a marca dos 100 mil acessos. Foram 26,1 mil novos chips ativados no último mês.

A Brisanet ampliou sua cobertura de 102 para 115 cidades com sua rede 5G, incremento de 13% ao adicionar mais 13 cidades. Em junho, a operadora já alcançou uma cobertura populacional de 6,5 milhões de habitantes, uma alta de 7% em relação aos 6,1 milhões do mês anterior. Isso significa que em apenas um mês, foram novas 434,5 mil pessoas cobertas.

Complexo do Pecém

Continuando sua estratégia, a Brisanet vai implantar sua rede 5G em todo o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará. A cobertura do sinal também alcançará a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além da vila de Pecém.

De acordo com José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, serão instaladas nove torres, cuja obras já foram iniciadas e devem ser concluídas em 70 dias.É gratificante dizer que uma empresa de Pereiro, cidade do Interior do Ceará com seis mil habitantes, é a maior empresa de telecomunicações do Brasil. É com esse espírito que queremos levar essa tecnologia também para a zona rural do nosso estado”, comentou o empresário.

Transformação digital com o 5G

Entre os dias 25 e 26, a Brisanet realizará em Fortaleza um evento para discutir sobre a oportunidades do 5G, além de negócios, tecnologia, inovação e inclusão digital. No primeiro dia, a discussão contará com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Já no dia 26, a empresa realizará o 1° Brisatech, evento gratuito e aberto ao público, com palestras sobre negócios, tecnologia, inovação e inclusão digital.

Claro tem alta na receita e registra R$ 12,1 bilhões no segundo trimestre

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Nesta terça-feira (16), a Claro divulgou o seu balanço financeiro referente ao segundo trimestre de 2024, onde reportou uma receita líquida de R$ 12,1 bilhões, o que representa um crescimento de 6,7%. No acumulado do semestre, houve um avanço de 6.1%, totalizando uma receita líquida de R4 23,8 bilhões.

O EBITDA, o lucro antes de impostos, depreciações, juros e amortizações, totalizou no período R$ 5,33 bilhões, registrando uma alta de 11,24%, enquanto que na margem de seis meses, o indicador cresceu 10,7%, para R$ 10,5 bilhões.

Nos serviços móveis, a Claro registrou um crescimento na receita de 9,1%, faturando R$ 6,45 bilhões no segundo trimestre. Essa alta é resultado da liderança da operadora na portabilidade, do seu aumento na base do pós-pago e incremento do ARPU (a receita média por usuário), explica a empresa.

No geral, a operadora encerrou o trimestre com um total de 88,3 milhões de clientes móveis, com destaque para as 600 mil linhas portadas nos últimos doze meses, resultando em um crescimento de 0,77 p.p em maio em termos de participação de mercado.

No pós, a Claro fechou o trimestre com 52,9 milhões de linhas, com adição de 4,4 milhões de clientes em 12 meses. Hoje, a modalidade representa 60% da base de assinantes. A Claro segue crescendo em participação de mercado do pós-pago (excluindo M2M), ganhando 0,49 p.p. nos últimos doze meses e atingindo 34,5% em maio de 2024.

No pré, a empresa registrou 35,4 milhões de clientes, adicionando 1,24 p.p. em participação de mercado nos últimos 12 meses, atingindo 33,2% em maio de 2024. A Claro companhia destaca a inserção nos canais digitais e a participação de 84% desses usuários em planos mensais.

No Claro Flex, o crescimento da base foi de 69,7% em relação ao ano anterior, “consolidando-se como importante instrumento de transformação digital e de aumento da base de pós-pago, por meio de novas vendas e migração de clientes pré-pagos”, informa.

De acordo com a Claro, em maio, a operadora alcançou a marca de 10,4 milhões de usuários 5G, o que representa uma participação de 37,2% de mercado.

Serviços residenciais

A Claro registrou uma alta de 2,5% nas receitas fixas, somando R$ 5,6 bilhões, cujo montante foi puxado pela banda larga residencial, que teve uma expansão de 8,4%, “resultado do aumento da base de assinantes, incremento do ARPU, dentre outros”.

A operadora apurou 62 mil adições líquidas na banda larga fixa, chegando ao 7º trimestre consecutivo de crescimento e 20,4% de participação de mercado. Considerando os serviços de altíssima velocidade ( a partir de 500 Mbps), a empresa possui um market share de 28,1%, e adicionou 2,2 milhões de clientes no ano.

Atualmente, considerando todas as tecnologias, a Claro marca presença em 512 municípios e 41,8 milhões de Homes Passed (HPs).

“A base de clientes com a oferta convergente da Claro, que combina serviços residenciais e móveis, cresceu 7% em relação ao ano anterior, e segue sendo prioridade da companhia para fidelização da base e aceleração do crescimento da receita”, diz a empresa.

No segmento de TV por assinatura, segue na liderança com 43,2% de participação de mercado. A plataforma de vídeo On Demand registou mais de 170 milhões de streamings e 95 mil títulos no segundo trimestre.

Embratel

No segundo trimestre do ano, a Embratel teve um ritmo consistente e contínuo de crescimento na comparação anual. Os destaques foram para as Plataformas de TI e Mobilidade, impulsionadas pelos principais pilares: Cloud (+152,5%), Segurança (+27,1%), Pós-Pago (+20,2%) e M2M/IOT (+4,7%).

“Seguimos com nossa estratégia de crescimento em Soluções Digitais, com ofertas MultiCloud para gestão de ambientes híbridos com modelos de fornecimento e implementação flexíveis, simples, rápidos e seguros. O objetivo dessa estratégia é ampliar a infraestrutura digital de clientes e intensificar a cultura de inovação para empresas de todos os tamanhos”, informa no comunicado ao mercado.

HUAWEI no Prime Day: Descontos Imperdíveis em Smartwatches e Mais!

A HUAWEI, gigante da tecnologia, anunciou sua participação no Prime Day da Amazon, oferecendo descontos imperdíveis em seus principais produtos. Smartwatches, fones de ouvido e roteadores mesh estão entre os itens com preços reduzidos, representando uma oportunidade única para os consumidores adquirirem dispositivos de alta qualidade com valores mais acessíveis.

Entre os destaques da promoção, estão os smartwatches Watch GT4, disponíveis nas versões de 46mm e 41mm. Com design elegante e recursos avançados de monitoramento de saúde e condicionamento físico, os relógios prometem conquistar os apaixonados por tecnologia e bem-estar.

Outro destaque é a Band 9, uma smartband leve e confortável, ideal para quem busca um dispositivo prático para acompanhar suas atividades físicas e monitorar a saúde.

Para quem deseja uma conexão Wi-Fi de alta velocidade em todos os cômodos da casa, a HUAWEI oferece o Mesh3 (2 Pack), um sistema de roteadores mesh que garante cobertura e estabilidade em ambientes de até 600 m².

ProdutoDescriçãoPreço OriginalPreço com descontoDesconto
Watch GT4 46mm BlackDesign elegante e sofisticado, monitoramento avançado de saúde e condicionamento físico, bateria de longa duração, GPS integrado, resistência à água.R$ 1.399R$ 999,0029% OFF!
Watch GT4 41mm WhiteDesign moderno e minimalista, recursos inteligentes para acompanhar seu dia a dia, tela AMOLED vívida, diversas opções de pulseiras.R$ 1.399R$ 1.030,4526% OFF!
Band 9Leve e confortável, tela AMOLED brilhante, monitoramento de saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana, rastreamento de atividades físicas, bateria de longa duração.R$ 399,00R$ 299,0025% OFF!
Mesh3(2 Pack)R$ 989,00R$ 799,0019% OFF!

Além dos produtos mencionados, a HUAWEI também oferece descontos nos fones de ouvido Freebuds 5i e Freebuds SE2, completando o pacote de ofertas para os consumidores que buscam o melhor em tecnologia e qualidade de vida.

Não perca tempo! Acesse a loja da HUAWEI na Amazon durante o Prime Day e aproveite os descontos imperdíveis em smartwatches, fones de ouvido e roteadores mesh. Mas corra, pois a promoção é por tempo limitado e os estoques são limitados!

Streamings com 30 dias grátis no Prime Day; veja ofertas

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O Prime Day começou nesta terça-feira, 16, e o site da Amazon está com produtos selecionados com ofertas especiais e também cupons diferenciados. Mas, a parte de streaming também está com promoções que inclui até um mês inteiro off em algumas plataformas. Confira abaixo mas detalhes.

A semana de promoções da Amazon vai até o dia 21 e é exclusiva para os assinantes. Quem é cliente da companhia tem acesso a bonificações na loja online e também ao streaming. Entre esses bônus do e-commerce está a participação no Prime Day.

Ofertas do Prime Day no streaming

A primeira oferta em destaque é a de 30 dias grátis em canais selecionados; a outra ressaltada é de 30% off nos primeiros 3 mesese nos canais Combate e Premiere; e mais uma promoção em evidência a de 50% na compra ou aluguel de filmes selecionados.

Entre os canais selecionados para oferta de 30 dias gratuitos há uma lista variada, entre as opções tem:

  • Telecine
  • Looke
  • Universal
  • Crunchyroll
  • Sony e outros

Já os filmes para compra ou aluguel também são variados. Há inúmeros títulos de diversos gêneros, gostos e durações, tem longas para reflexão, documentários, para dar risada, chorar e se divertir. Veja a lista de alguns títulos:

  • Kung Fu Panda
  • Duna Parte Dois
  • 20 dias em Mariupol
  • A Cor Púrpura
  • Os Mercen4rios
  • Magic Mike e outros

Ainda no setor dos filmes, esses dias de Prime Day também tem duas ofertas especiais para compra e aluguel, além da que foi mencionada a cima: compre títulos populares por até R$ 14,90 e alugue títulos populares por até R$ 5,90.

Na lista de compra tem longas como: “Um Lugar Silencioso Parte II”, “Missão Impossível Acerto de Contas” e “Todos Menos Você”. Já entre os alugueis tem: “Interstelar”, “O Ditador” e “Um Dia”.

Para ter acesso a todas essas ofertas é só ir até o site do Prime Video Channels e efetuar a compra que desejar.

Pix parcelado e FGTS adiantado: confira novos serviços do Vivo Pay

A Vivo expande sua atuação como fintech ao lançar dois novos produtos de crédito: Parcela Pix e antecipação do saque aniversário do FGTS. Confira mais detalhes sobre como funcionam esses serviços logo mais abaixo.

Essas iniciativas visam aumentar a oferta de crédito e promover a inclusão financeira no Brasil, como parte da estratégia da empresa para se posicionar não apenas como provedora de conectividade, mas também como uma empresa de tecnologia diversificada.

Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech, afirmou que a área de serviços financeiros foi uma das primeiras em que atuamos e é uma das mais maduras, tanto em evolução de negócios quanto em serviços. Isso nos dá confiança para lançar novas ofertas na área de crédito.

“Dentro dessa visão, a área de serviços financeiros foi uma das primeiras na qual passamos a atuar e, por isso, é uma das mais maduras tanto sob o ponto de vista de evolução do negócio quanto dos serviços, o que nos deixa confiantes para avançar com novas ofertas na área de crédito.”

As duas novidades que a Vivo anunciou somam ao serviço de empréstimo pessoal, disponível desde 2020, com valores entre R$ 500 e R$ 50 mil. Esse serviço também é uma opção para financiar smartphones e outros dispositivos, alcançando R$ 420 milhões em carteira no 1º trimestre de 2024, quase o dobro do ano anterior, com mais de 55 mil contratações e receita superior a R$ 100 milhões em 2023.

Entre março de 2023 e março de 2024, as receitas da Vivo com serviços financeiros cresceram 29,4%, totalizando R$ 425 milhões. Além do empréstimo pessoal, a empresa oferece seguros para celulares e dispositivos, com cerca de 500 mil smartphones segurados, e um consórcio de smartphones, chamado “compra planejada”, em parceria com a startup Klubi, permitindo a compra em até 36 parcelas fixas.

Vivo Pay

A Vivo está lançando esses serviços de crédito como parte de sua estratégia para 2024. A empresa solicitou ao Banco Central licença para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), o que permitirá maior flexibilidade e redução de custos. Atualmente, a Vivo opera sob o modelo de bank as a service, em parceria com provedores de soluções financeiras.

Os serviços serão unificados sob a marca Vivo Pay, facilitando o acesso por meio do app Vivo, que já conta com mais de 22 milhões de usuários. O primeiro serviço é o Parcela Pix, que permite dividir compras feitas via Pix em até 12 meses, ideal para quem não tem cartão de crédito. O pagamento é feito em uma fatura exclusiva no app.

Outro serviço é a antecipação do saque-aniversário do FGTS, que possibilita empréstimos usando os recursos desse saque, com retiradas a partir de R$ 500 e antecipação de até 10 anos do saldo disponível.

Operadoras menores: alternativa para o consumidor? Entenda mercado e veja ofertas

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Operadoras menores são uma opção para o consumidor? O mercado de telecomunicações, com todos ou boa parte dos serviços do setor no Brasil, é dominado por três grandes empresas: Claro, Vivo e TIM. Antes existia a Oi, porém houve o fatiamento da companhia o que restringiu ainda mais as opções do consumidor na hora de escolher uma prestadora de serviço. Porém, nesse meio há as PPPs – Prestadoras de Pequeno Porte, que podem ser uma alternativa.

Pelo fato dessas empresas serem menores, muitas delas atuam de forma regionalizada. A Brisanet por exemplo, é uma operadora que atua especialmente no Nordeste. Sendo assim, vale a pena conhecer mais sobre sobre elas e entender onde atendem e aí então descobrir se são uma opção viável.

Veja abaixo uma lista de quatro importantes Prestadoras de Pequeno Porte. Conheça mais sobre a atuação delas e como elas tem se destacado dentro do mercado de telecomunicações brasileiro.

Essas empresas foram listas de acordo com a participação de mercado delas, ou seja o market share. Mas o universo das PPPs é grande e há uma lista grande de prestadoras de serviço por todo o país de cobre inclusive regiões que as grandes companhias não alcançam.

Prestadoras de Pequeno Porte

Conforme a Resolução nº 694, de 17 de julho de 2018, uma Prestadora de Pequeno Porte é definida como aquela com menos de 5% de participação de mercado nacional em cada segmento de varejo em que atua.

Já o Ato nº 6539, de 18 de outubro de 2019, estabelece que prestadoras fora dos Grupos Econômicos da Telefônica, Telecom Americas, Telecom Itália, Oi, e SKY/AT&T são consideradas de Pequeno Porte.

E recentemente a Anatel concordou que a SKY deveria sair do grupo acima e integrar no grupo das PPPs. Isso aconteceu por conta dos efeitos do streaming no mercado de TV por assinatura que é o carro chefe da companhia. Veja detalhes aqui.

1. Algar

A Algar Telecom, parte do grupo Algar, disponibiliza internet por fibra óptica de alta velocidade, celular, serviços de voz, dados, TI, incluindo cloud e segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Com 70 anos de mercado, a Algar Telecom possui uma infraestrutura moderna, com uma rede de 132 mil km de fibra óptica que atende 372 cidades em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal.

A Algar corresponde a 1,60% do mercado de telecom do Brasil, segundo os dados mais recentes da Anatel.

2. Brisanet

A Brisanet é uma empresa fundada em 1998 que oferece uma variedade de serviços de telecomunicações. Entre esses serviços, estão a internet de alta velocidade via fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, telefonia fixa e móvel.

Em 2021, a Brisanet participou do leilão de frequências para a tecnologia 5G realizado pelo governo brasileiro. Nesse leilão, a empresa adquiriu frequências para operar nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país, permitindo que ela ofereça serviços de internet móvel ainda mais rápidos e eficientes nessas áreas.

Atualmente a Brisanet representa 0,04% do mercado de telecomunicações de acordo com as informações da Anatel.

3. Unifique e Ligga

A Unifique é uma operadora de serviços de banda larga e telefonia fixa no Brasil, com sede na região sul do país. A empresa foi fundada em 1997 e, desde então, expandiu significativamente sua cobertura.

Atualmente, a Unifique atende mais de 3 milhões de residências com seus serviços. Para suportar essa ampla cobertura, a companhia possui uma extensa rede de fibra óptica que se estende por mais de 33 mil quilômetros.

Já Ligga Telecom, anteriormente conhecida como Copel Telecom, opera no estado do Paraná e expandiu sua presença ao incorporar a Sercomtel. Além disso, a empresa adquiriu as licenças para oferecer a tecnologia 5G no Paraná e também na região norte do Brasil, ampliando assim sua cobertura e capacidade tecnológica.

Ambas possuem 0,01% de participação no mercado de telecom. Porém, a Unifique vem uma crescente e a Ligga em uma queda. como é possível conferir na imagem abaixo.

Fonte: Teleco/Anatel

Veja abaixo algumas ofertas que são destaque nos sites destas companhias nesta semana:

OperadoraServiçoPreço Mensal
AlgarInternet Fibra 300MBR$ 94,90
Internet Fibra Compre 600MB Leve 700MBR$ 109,80
Internet Fibra Compre 600MB Leve 700MB + Paramount+R$ 129,70 (R$ 109,80 + R$ 19,90)
Internet Fibra Compre 600MB Leve 700MB + Plano Celular 30GBR$ 189,70 (R$ 139,80 + R$ 49,90)
Plano de celular com 15GBR$ 44,90
BrisanetAssine 300MB e leve 600MBR$ 89,99
Assine 300MB e leve 600MB + TelecineR$ 109,90
Plano de celular com 15GB (3 primeiros meses)R$ 4,99
Plano de celular com 15GB (após promoção)R$ 29,99
LiggaInternet fixa por fibraA partir de R$ 99,90
400MB + Paramount+R$ 109,90
Unifique500MB de internet fibra + 10GB no plano de celularR$ 99,90

Operadoras menores x Operadoras maiores

O consumidor que buscar uma PPP, ou operadora menor, como prestadora de serviço não pode ver isso como uma solução para qualquer problema que teve com as grandes companhias e vice-versa.

O ponto principal é saber e entender que este universo existe e pode ser explorado. Sendo assim, se por um lado há as grandes companhias com mais recurso e tempo de mercado, por outro há as pequenas empresas que prestam os mesmos serviços que estão mais próximas do consumidor.

O universo das PPPs é vasto. Para conhecer mais detalhes sobre todos esses dados que foram expostos nesta matéria, basta conferir o site da Anatel. Lá é possível até mesmo investigar se a prestadora do seu bairro é licenciada e faz parte da regulação exigida pela agência.