19/12/2025
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Oi vai investir R$ 288 milhões em Pernambuco e abrir cinco novas lojas próprias

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Até o momento a Oi anunciou o maior investimento no Nordeste para o estado de Pernambuco

A Oi prevê investir R$ 288 milhões em Pernambuco este ano, 50% a mais que em 2011. O anúncio foi feito nesta sexta (4), durante encontros com o governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas e com o prefeito João da Costa. Outra novidade é que a empresa planeja abrir cinco novas lojas próprias até o final do ano no Estado.

O presidente da Oi, Francisco Valim, disse que o montante investido será aplicado na modernização da rede de telefonia móvel 2G e na instalação de 196 sites de 2G e 3G em diversos pontos do Estado. Segundo a companhia, a cobertura de telefonia móvel 2G atinge 86,4% da população pernambucana, cobrindo 90 municípios do estado.

Hoje a Oi tem mais de 630 sites de telefonia 2G e 3G distribuídas na capital e no interior. Também estão previstas novas lojas próprias até o final do ano. três primeiras unidades serão inauguradas ainda no mês de maio: uma na expansão do Shopping Center Recife, outra na Avenida Conde da Boa Vista, e a terceira na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Atualmente, nenhum shopping da região metropolitana possui loja própria da Oi, apenas revendas.

Cinco novas lojas previstas até o final do ano

BANDA LARGA POPULAR – Nos moldes do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), a Oi lança no próximo dia 10 de maio novas ofertas do Oi Velox em 150 municípios de todo o País. Em Pernambuco, além dos 132 municípios já atendidos, mais cinco serão contemplados a partir de maio: Escada, Canhotinho, Buíque, Correntes e Agrestina.
O Oi Velox do PNBL tem velocidade de 1Mbps e custa R$ 35. No Recife, por causa da isenção de ICMS, o valor caiu para R$ 29,90, com modem em regime de comodato.

Luca Luciani está fora do comando da TIM Brasil

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Depois dos rumores que movimentaram a semana – que o executivo estaria envolvido em fraudes constatadas na sua gestão à frente da Telecom Italia – o executivo foi, formalmente, desligado da operadora italiana ao renunciar aos cargos que ocupava. O novo presidente da TIM Brasil será Andrea Mangoni, CFO da Telecom Italia. Na gestão de Luciani, a TIM voltou a segunda posição do market share da telefonia móvel com uma forte estratégia voltada para as classes C,D e E.

No comunicado oficial ao mercado, divulgado neste sábado, 05/05, a Telecom Italia informa que Luca Luciani se desligou da empresa e renunciou ao cargo de CEO da TIM Brasil. O informe, breve, diz apenas que o “Conselho de Administração da TIM Brasil se reunirá em breve para empossar interinamente Andrea Mangoni, CFO da Telecom Italia, como Diretor Presidente”. O informe não faz qualquer menção a possíveis fraudes ou gestão irregular.

A troca de comando chega num momento que a TIM Brasil estava fazendo um forte trabalho para se aproximar da líder do mercado nacional, a Vivo. Depois de uma estratégia voltada para as classes C, D e E – com campanhas baseadas em ampliar o consumo do cliente pré-pago – a TIM superou a Claro e retomou a segunda posição do ranking nacional, ficando com com 26,8% de participação de mercado em março, o que equivale a mais de 67 milhões de linhas, segundo dados da Anatel.

Os rumores sobre a demissão de Luca Luciani começaram a circular com mais força quando o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, publicou na sua seção Radar Online, que a saída do executivo já tinha sido decidida pela Telecom Italia, após processo de investigação em Milão.

O processo não é novo e as investigações eram em torno de possíveis fraudes contábeis que envolveriam Luciani, o diretor da Telecom Italia, Ricardo Ruggiero, e ex-diretor da TIM na Itália, Massimo Castelli. No final de abril, o promotor de Milão, Alfredo Robledo, encerrou o período de investigações sobre as acusações de fraudes e estaria pronto para encaminhar o material para julgamento. 

Segundo o divulgado pela imprensa italiana, os promotores concluíram que os três organizaram um truque de contabilidade técnica para aumentar o volume dos clientes quando no comando da TIM na Itália. Esse procedimento envolveria manter cartões SIM que já deveriam ter sido desativados e, dessa forma, aumentar sua participação de mercado. 

Antes de deixar o comando da operadora, Luciani anunciou que a tele investiria R$ 3 bilhões este ano no Brasil, a maior parte em infraestrutura de rede para reforçar a oferta de serviços de dados. Também tinha confirmado a participação da TIM no leilão 4G, marcado para junho, apesar de sustentar as críticas ao processo – Luciani dizia que a venda do espectro estava acontecendo muito rapidamente e seria melhor esperar a consolidação da oferta 3G.

Luca Luciani assumiu o comando da TIM em janeiro de 2009. Quando chegou, deflagrou uma reestruturação da marca e montou a estratégia para conquistar os clientes das classes C, D e E. À frente da TIM conduziu o processo de aquisição de duas operadoras – Intelig, que deu capacidade de backbone e capilaridade nacional – e a AES Atimus, que a coloca como a empresa com maior capacidade de transmissão nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro para a oferta de banda larga ultrarrápida. 

Ainda na sua gestão enfrentou rumores de uma possível associação com outra tele – no caso a Vodafone – ou mesmo de uma joint-venture com a GVT, operadora comprada pela francesa Vivendi. Luciani, como o ex-presidente da Vivo, Roberto Lima, endossou o discurso do compartilhamento de infraestrutura de rede como forma de minimizar custos e ampliar a oferta de serviços. Mas, na prática, há movimentos isolados, mas a regra não tem sido uma tendência efetiva no setor. Tanto que a própria TIM partiu para a construção de redes próprias – para substituir os gastos com aluguel de circuitos e melhorar a transmissão.

Qual será o futuro da TIM agora sem Luca Luciani só o tempo vai dizer!

Chegou o Vivo Captura. Conheça

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Já viu o novo comercial da Vivo? Gostou dos personagens? Agora você pode levá-los para seu celular. É só rever o filme na TV, aqui no Portal #Minha Operadora ou no YouTube e utilizar o aplicativo Vivo Captura para ganhar wallpapers com os personagens.

Por enquanto, o Vivo Captura está disponível apenas para aparelhos com sistema operacional Android, a partir da versão 2.2.

1) Primeiro baixe o aplicativo “Vivo Captura” no Google Play:

a) Acesse o Google Play (antigo Android Market);

b) Busque pelo nome do aplicativo: “Vivo Captura”;

c) Na página do app “VivoCaptura”, clique em “Download” .

2) Assista ao filme e capture seu wallpaper com o celular:

a) Quando você abrir o aplicativo, a câmera do seu aparelho será ativada;

b) Aponte a câmera do seu celular para a tela onde estiver passando o filme. É importante que o som da TV ou do computador esteja ativado, ok?

c) Durante o filme, em alguns momentos, vai aparecer a mensagem “Capture o Wallpaper” na tela do seu celular;

d) Nesses momentos, aperte imediatamente o ícone da câmera para captar o papel de parede;

e) Quando o filme acabar, escolha um dos wallpapers baixados e clique nele;

f) Você verá a mensagem “salvar na galeria de fotos”;

g) Clique em “sim” e pronto. Seu wallpaper está salvo.

Agora é só se divertir com os personagens da Vivo no seu celular. o/

Tem um iPhone? Aguarde! Em breve, você também encontrará o Vivo Captura na App Store.

Clientes reclamam da qualidade de serviços de operadoras

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Os clientes de Barbalha-CE estão na bronca com as operadoras de celular. Muitos deles encontram dificuldades para fazer e receber chamadas ou realizá-las com o mínimo de qualidade, sem que o sinal seja interrompido. O problema também atinge a conexão dos modems, já que em alguns locais eles são o único meio de conexão com a internet. Faz mais de mês que o sinal da TIM está ruim, constantemente dá fora de área ou ocupado. A operadora Oi, no entanto, está longe de ser unanimidade. A Vivo e a Oi não reconhecem as críticas dos usuários.

A Oi diz que a cobertura do serviço está funcionando normalmente e a Vivo diz que sua equipe de engenharia vai analisar as antenas que atendem os moradores do município. A TIM é a única a reconhecer o problema, mas pra variar, destaca que a questão está além de seu alcance.

Anatel determina que Oi adote medidas para reduzir número de interrupções no serviço

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Caso o número não seja reduzido, a operadora pode pagar multa de até R$ 20 milhões


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu que o Grupo Oi, formado pelas concessionárias de telefonia fixa Brasil Telecom S.A. e Telemar Norte Leste S.A., deve adotar medidas para reduzir o número total de interrupções na prestação do serviço. Caso o número não seja reduzido, a Oi está sujeita a multa de até R$ 20 milhões.

A determinação foi publicada no site da Anatel na última segunda-feira (30). Através de despacho cautelar, a agência estabeleceu também a concessão de créditos a todos os usuários atingidos por qualquer interrupção na prestação do serviço seja regularizada imediatamente. 

Na Bahia, no Pará e no Maranhão, a redução do número de interrupções deve ser de, no mínimo, 67%, e de 57% no Ceará, em Minas Gerais, no Piauí, no Paraná e no Amazonas. A Anatel determinou que as medidas a serem adotadas devem ser suficientes para diminuir a duração média das interrupções em 60% no Pará e no Amazonas e em 20% no Maranhão e na Bahia. 

Estas metas devem ser atingidas a partir deste mês até dezembro de 2012 e leva em consideração as interrupções que aconteceram nestes estados no ano passado.

Anatel endurece regras para envio de propaganda por SMS

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A Anatel está preocupada com o envio de propagandas por mensagem de texto pelas operadoras móveis brasileiras. Em razão de muitas reclamações recebidas de consumidores, a agência decidiu endurecer as regras sobre essa prática e enviou recentemente um ofício sobre o tema para todas as teles móveis em atividade no País. 

No documento, o órgão regulador exige que a autorização para recebimento dessas mensagens seja dada de forma consciente pelo assinante, constando de uma cláusula à parte nos contratos de adesão, marcada de maneira opcional pelo consumidor e por este assinada. “Isso precisa estar muito claro no contrato. O cliente precisa optar conscientemente”, explicou um técnico da Anatel.

As medidas valem tanto para as propagandas da própria operadora quanto para aquelas de terceiros, intermediadas por agregadores. A agência deu um prazo de 60 dias para que as operadoras adaptem os seus contratos e apresentem soluções para resolver a questão junto à base existente.

O que acontece hoje em dia é que a maioria dos assinantes de telefonia celular firma contratos sem saber que neles consta a autorização para recebimento dessas propagandas.

O assunto raramente é mencionado pelos vendedores nas lojas. Assim, as teles constroem uma base de opt-in rapidamente, mas provocam posteriormente reclamações de consumidores desavisados que não leram o contrato com atenção.

No mercado de conteúdo móvel, o ofício da Anatel gera preocupação. Provedores, agregadores e integradores que prestam serviços que envolvem o envio de broadcast de SMS têm dúvidas sobre como isso impactará os seus negócios.

Esta não é a primeira vez que a Anatel intervem em atividades relacionadas a serviços de valor adicionado (SVA) em telefonia celular. No fim do ano passado a agência exigiu que as operadoras entreguem mensagens de texto trocadas entre usuários em um prazo de até 1 minuto. E em 2010 determinou uma série de cuidados a serem tomados pelas teles na venda de assinatura semanal de conteúdo móvel.

Paraíba receberá R$ 78 milhões em investimentos da Oi este ano

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Paraíba receberá R$ 78 milhões em investimentos da Oi este ano

A empresa de telefonia Oi pretende investir R$ 78 milhões na Paraíba ao longo deste ano, um montante 40% superior ao de 2011. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Francisco Valim, durante audiência no Palácio da Redenção na tarde desta quinta-feira (3), com o governador Ricardo Coutinho.

Francisco Valim explicou que o valor será aplicado na modernização de toda a rede de telefonia móvel 2G e na instalação de mais 46 torres de telefonia móvel, tanto 2G quanto 3G em todo o Estado. Ele também incluiu nos investimentos a abertura de duas lojas próprias no Estado em julho, sendo uma em João Pessoa e a outra em Campina Grande, que vão gerar 30 empregos diretos cada.

“O valor supera em mais de 40% os R$ 54,3 milhões que foram investidos pela companhia em 2011. A Paraíba é um dos Estados que mais vem crescendo no Nordeste pelo que observamos no mercado. Achamos que esse crescimento é fruto da energia que o governo tem imprimido para atrair novas empresas e gerar emprego ambiente, que faz com que a nossa companhia invista e participe mais do crescimento desse Estado”, destacou Francisco Valim.

Atualmente, a cobertura de telefonia móvel 2G (telefone e internet) atinge 74% da população paraibana, cobrindo 78 municípios do Estado. Segundo Francisco Valim, a Oi tem mais de 250 sites de telefonia 2G e 3G distribuídas pela capital e o interior. “A Paraíba é um dos estados onde temos a maior penetração, não só pela prestação de um serviço diferenciado como pelos produtos e serviços que são aceitos muito bem pelos clientes”, observou.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou a importância dos investimentos e disse que o Estado está aberto a firmar outras parcerias para possibilitar a universalização da internet para os paraibanos. Ele espera que a companhia dê celeridade aos investimentos como as lojas em João Pessoa e Campina Grande.

O secretário da Controladoria Geral do Estado, Luzemar Martins, destacou a importância do direcionamento dos investimentos da empresa para a ampliação dos serviços telefônicos e de internet em vários municípios paraibanos, bem como da abertura da possibilidade de parcerias na prestação de serviços de interesse do Estado como segurança pública e acesso às informações. Ele acrescentou que os investimentos vão gerar empregos, tanto nas lojas que serão abertas, como na área de montagem de redes, antenas e modernização dos equipamentos.

Também participaram da audiência o secretário de Governo, Lindolfo Pires, o diretor de Relações Governamentais da Oi, Carlos Ademar de Aragão, o diretor regional de Relações Institucionais da Oi, Frederico de Siqueira Filho, o diretor regional de Vendas Corporativo, Magno Vilas Boas Pinto, e o representante institucional da Oi na Paraíba, Francisco Hericsson.

Conta telefônica pode ser paga sem fatura por clientes da Caixa

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As contas telefônicas das operadoras Oi Fixo, Embratel e CTBC poderão ser pagas por clientes da Caixa Econômica Federal em lotéricas e correspondentes sem a necessidade de apresentar a fatura em papel.

Para efetuar o pagamento, basta informar o número do telefone ao atendente lotérico, sendo a arrecadação de valores feita em transação on-line, em tempo real, via conexão estabelecida entre a Caixa e as empresas.

Com a novidade, em caso de perda ou extravio do documento, não será necessária a solicitação da segunda via da conta para a operadora.

TIM pagará indenização de R$4 mil a cliente

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A Tim foi condenada a pagar a quantia de R$ 4 mil, a título de indenização por danos morais, a um cliente por ter cobrado por um serviço não solicitado pelo consumidor. O juiz da 1ª Vara Cível de Natal, José Conrado Filho, determinou ainda que a empresa declare a inexistência da dívida originada da prestação indevida do serviço bem como determine a baixa definitiva da restrição creditícia imposta ao autor da ação. Na sentença, o magistrado ordenou o cancelamento do serviço de internet disponibilizado nas linhas titularizadas pela cliente.


Isso porque, segundo alegou a autora da ação, foi celebrado contrato de prestação de serviço telefonia móvel com a Tim, optando pelo plano “Nosso Modo”. O serviço contratado resumia-se à telefonia móvel, não tendo sido solicitado e nem contratado, o serviço de internet. Mas, a empresa de telefonia vinha cobrando nas faturas mensais valores abusivos, relativos a serviços de internet não contratados. A cliente alega que tentou contato com a empresa, mas foram frustradas todas as solicitações. A consumidora diz ainda pagou as faturas que continham cobranças indevidas, cujo inadimplemento ensejou a inscrição do seu nome nos cadastros de restrição ao crédito e o bloqueio das quatro linhas habilitadas no plano.

Em sua defesa, a empresa alegou que os serviços foram prestados na mais perfeita regularidade e na exata forma contratada. Registrou que a utilização dos serviços contratados originou débitos não quitados pela autora, cujo inadimplemento deu ensejo à inscrição nos cadastros restritivos. Ressalta que as faturas acostadas aos autos são devidas, competindo à autora pagá-las no tempo e modo.

De acordo com o magistrado, as alegações da empresa de que somente foram prestados os serviços efetivamente contratados, não logrou êxito ao fazer prova concreta dos seus argumentos, pois além de ter apresentado alegações genéricos, ainda deixou de juntar cópia do contrato em que supostamente consta a contratação do serviço de internet para o Plano “Nosso Modo”.

“Nesse particular, sobreleva mencionar que, em sua defesa, a ré limita-se a dizer que os serviços prestados foram aqueles verdadeiramente contratados, esquecendo, contudo, de materializar tal afirmação. Os elementos encartados nos autos, mais precisamente a cópia do contrato repousante em fl. 23/26, aponta existir veracidade nas alegações autorais, conquanto verifica-se que o Plano contratado pela postulante foi o “Nosso Modo”, com pacote de 500 minutos, sem qualquer referência à contratação de internet, pacote de dados ou total de MegaBytes solicitados”, destacou o juiz José Conrado Filho.

Nesse caso, competia à empresa contratada limitar-se aos termos do contrato, prestando à autora apenas e tão-somente o serviço solicitado e descrito no instrumento contratual, a saber, telefonia móvel. Assim, ao disponibilizar serviço de internet não contratado, a empresa falhou na execução de seus misteres, estando, portanto, caracterizado o defeito na prestação do serviço respectivo.

“enxergo presente a prática de ato ilícito perpetrado pela ré, consubstanciado na prestação de serviço não solicitado ou contratado pela autora; no bloqueio das linhas telefônicas; e na inscrição indevida da autora em cadastros restritivos face ao inadimplemento de débito cobrado de forma irregular, sendo, pois, imperativo o dever de indenizar, com respaldo no Art. 186, do Código Civil e no artigo 5.º, inciso X, da Carta Maior”, disse o magistrado.

Detalhes do 4G no Brasil

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Promessas

Velocidade – A promessa é uma internet móvel até 10 vezes mais rápida.

Preço – Com a novidade, o preço do 3G deve cair.

Prazo – O 4G estará disponível por aqui já em 2013.

Dúvidas

Preço – Planos e aparelhos 4G serão caros.

Antenas – A frequência usada exige o triplo de antenas.

Compatível – No Brasil, não há aparelhos 4G.

O que é o 4G?

LTE – Tecnologia 4G que pode atingir velocidade de download de até 100 Mbps

Velocidade teórica – Embora alcance 100 Mbps, na prática o usuário terá download de até 10 Mbps

HSPA+ – Outra tecnologia chamada de 3,5 G já existe no Brasil e promete 3 Mbps.

Frequência – O Brasil vai adotar a faixa de frequência de 2,5 GHz para o 4G.

Outro padrão – Nos EUA, a faixa usada é a de 700 MHz e aparelhos de lá não devem funcionar aqui.