17/12/2025
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Vivendi vai dividir seu negócio de telecomunicações

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A Vivendi, grupo líder em França nos negócios de telecomunicações, media e entretenimento, decidiu separar parte dos negócios, transformando-se em duas empresas independentes, segundo foi votado pelo conselho de supervisão da empresa.

O grupo vai proceder à cisão da subsidiária SFR, que consolida a atividade de telecomunicações, para centrar a atividade da empresa-mãe nos negócios de produção e distribuição de conteúdos. 

Vincent Bolloré, que detém 5% do capital do grupo será o presidente da Vivendi.

Depois da segregação, prevê-se que a admissão da SFR à bolsa seja concretizada em 2014, possibilitando que a operadora beneficie de melhor valorização no mercado bolsista.

Governo anuncia investimento para levar internet a postos de saúde

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O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta sexta-feira (29), que serão investidos cerca de R$ 80 milhões por ano para levar internet banda larga a 12.372 unidades básicas de Saúde (UBS). Está prevista para a próxima semana a finalização de um pregão eletrônico que vai licitar cinco lotes de conexão de banda larga, sendo quatro de conexões terrestres e uma por satélite.

A estimativa é que os contratos por conexão terrestre tenham duração de três anos, enquanto o contrato para conexão por satélite terá prazo de quatro anos. O custo mensal do ministério será em torno de R$ 6,9 milhões para as mais de 12 mil UBS. O prazo de implantação é um ano, e a previsão é que até o fim de 2014 todas as conexões tenham sido implantadas.

Com o acesso à banda larga, as unidades terão maior organização no atendimento, acesso ágil a ferramentas como prontuários eletrônicos, que reúnem todo o histórico de atendimento aos pacientes.

A conexão banda larga também possibilitará acesso mais rápido ao Portal de Saúde do Cidadão, onde são registradas as informações individualizadas sobre internações, atendimentos ambulatoriais de alta complexidade e cirurgias. Esses dados são restritos aos pacientes, que poderão liberá-los aos médicos que os acompanham.

Além disso, as UBS poderão consultar e incluir dados no Sistema de Cadastramentos dos Usuários do Sistema Único de Saúde, possibilitando a emissão do número do Cartão Nacional de Saúde.

Apesar de atraso da Oi, São Paulo agora tem 4G de todas as operadoras

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Quem acompanhou as notícias sobre a vinda da tecnologia 4G ao Brasil sabe que não foi só uma questão de oferecer novos rumos aos mundo da telefonia móvel, mas sim, ter capacidade para suportar e, consequentemente, funcionar da maneira ideal.

A operadora Oi foi a última a estrear a tecnologia 4G no Brasil. No entanto, há um adendo que pode fazer toda a diferença: mesmo com seis meses de atraso em relação as concorrentes, a ‘super-tele’ é a única que atinge 73% dos 50% exigidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como cobertura na área urbana de São Paulo.

As cidades que já possuem a 4° geração desde o dia 22 de novembro pela Oi são Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. As que farão parte do grupo até o fim deste ano são Campinas, São Bernardo do Campo e mais 14 cidades no Estado de São Paulo.

De acordo com o diretor de produtos móveis da empresa, Roberto Guenzburguer, foram dois meses de empenho para deixar tudo pronto e estrear a tecnologia. Como não é algo tão popular como o 3G, o empresário explica que o 4G não irá se massificar nos próximos meses por exigir um público que se encontra no topo da pirâmide. Consequentemente, a Oi só anunciou o seu início após atingir a qualidade e desempenho que desejava.

Agora resta aguardar para que seja evidenciada qual será de fato a aceitação do público pela tecnologia 4G, visto que alguns não estavam muito otimistas.

GVT avança e já vai chegar ao interior de Pernambuco

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Imagem meramente ilustrativa.
A GVT começa a atuar em Caruaru, no Agreste do Estado, no próximo dia 9 de dezembro, com uma estrutura capaz de ativar 27 mil pontos de telefonia fixa, banda larga e televisão. Nessa fase inicial, a empresa estará presente em 23 bairros, o que corresponde a 67% da área urbana da cidade.

Os interessados podem entrar em contato com a operadora pelo telefone 103.25 ou acessar o site www.gvt.com.br. Para saber se o serviço está disponível no seu endereço, é preciso informar o número do CEP. “A ideia é ampliar a cobertura à medida em que tivermos sucesso nas vendas”, afirma o diretor comercial da Regional Nordeste da GVT, Renato Pontual.

De acordo com ele, a escolha da cidade deve-se à representatividade econômica do município e é um reflexo da importância de Pernambuco no projeto de expansão da empresa no Nordeste. “Vamos expandir para mais cidades em 2014, mas ainda não podemos divulgar quais”, afirma.

Chamadas de emergência agora podem ser feitas digitando 911 ou 112

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Depois de quase quatro meses de estudos e consultas públicas, a Anatel aprovou a utilização dos números 911 e 112 para chamadas de emergência no Brasil, em complemento ao telefone 190.

Os novos códigos correspondem, respectivamente, aos números dos serviços de emergência (polícia, bombeiros e socorro médico) dos Estados Unidos e de países da Europa, razão pela qual são bastante conhecidos por turistas estrangeiros.

A aprovação da proposta visa justamente facilitar o atendimento deste público, especialmente durante a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016. Por esta razão, as doze cidades-sede da Copa terão 150 dias para ativar os números após a publicação da decisão no Diário Oficial da União, que deve acontecer já na próxima semana. Nos demais municípios, este prazo é de 180 dias.

A Anatel também determinou que as operadoras de telefonia celular disponibilizem soluções para que os serviços de emergência possam obter rapidamente a localização geográfica das chamadas efetuadas para estes números.

Um dos motivos para esta medida é, certamente, as dificuldades que os estrangeiros podem ter para informar seu endereço, seja por não conhecer o local, seja por falar pouco ou nada de português. Mas, em relação a este aspecto, não ficou claro se os serviços de emergência terão atendimento em inglês ou em outros idiomas.

É bastante provável que sim. Os atendentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por exemplo, são instruídos a falar uma frase como “a moment, please” (um momento, por favor) quando percebem que a chamada é feita por uma pessoa que não fala português e repassam a ligação para um policial fluente no idioma identificado ou, ao menos, em inglês.

Aliás, São Paulo está entre as regiões que não terão dificuldades para se adaptar às determinações da Anatel. De acordo com o governo paulista, chamadas dentro do estado para os números 911 e 112 são redirecionadas para o telefone 190 desde fevereiro de 2010.

Cliente da TIM ganha na Justiça após ser ser chamada de “a mais enjoada”

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Virou moda agora? Depois do caso “Otário Chorão“, apareceu mais essa. Uma cliente da TIM ganhou na Justiça o direito a uma indenização por danos morais no valor de R$ 6.780, após ser identificada em um cupom fiscal como “a cliente mais enjoada que já existiu”. A decisão foi do juiz do 10º Juizado Especial Cível de Goiânia, Fernando Mello Xavier. A sentença foi dada no último dia 14. Cabe recurso da decisão.

Por meio de nota, a assessoria da TIM informou que o episódio em questão ocorreu em dezembro de 2010 e, na ocasião, os funcionários foram desligados pela atitude inadequada. A operadora repudiou o “comportamento impróprio” e informou que realiza constantemente treinamento em todas as suas unidades.

A cliente preferiu não se identificar. A filha dela, a advogada Milena Bueno, conta que a mãe esteve em uma loja da operadora na capital por três vezes em uma semana na tentativa de resolver um problema com um chip que tinha queimado.

“De uma hora para outra, o telefone parou de funcionar e a gente procurou uma loja representante da TIM. Eles tentaram habilitar o chip com o número, mas não conseguiram. Saímos da loja com a promessa de que a linha seria restabelecia só que não foi”, conta Milena.

Nos dois dias seguintes mãe e filha voltaram à loja e chegaram a ir a uma loja própria da operadora, mas ainda assim não conseguiram habilitar o mesmo número no novo chip. “Depois de três dias tentando resolver o problema, voltamos na loja onde compramos o chip e pedi o cupom fiscal. Na hora que peguei o cupom, vi o que estava escrito. Mostrei o papel para a gerente e ela ainda tentou tirar o cupom da minha mão. Tivemos que sair apressadas da loja”, relata.

“Em momento algum nos pediram desculpas. Agora, como foi pra Justiça, aguardamos tanto o pedido de desculpas, como a indenização”, acrescenta a advogada. Para ela, além do cupom, o transtorno foi o fato de ter ficado com a linha, que é comercial, desabilitada por mais de um mês.

Além disso, Milena Bueno afirma que a situação deixou indignada sua mãe, que já tem idade avançada. “Ela se sentiu humilhada e nem queria entrar com a ação para não se expor mais ainda. Mas, tentando evitar que a operadora faça o mesmo com novas pessoas eu a incentivei a entrar com a ação”, afirma.

Operadoras prepararam descontos para a Black Friday. Confira!

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O Black Friday acontece nesta sexta-feira (29) e grande parte das empresas prometem descontos de até 90% em seus produtos. Para os consumidores é uma chance de comprar barato e garantir o presente da família para o Natal.

A “sexta-feira negra” (em livre tradução) é um evento comercial tradicionalmente americano, mas é realizado no Brasil desde 2010. Geralmente acontece no dia seguinte do feriado de Ação de Graças.

Para entrar na onda da campanha, as teles no Brasil resolveram distribuir descontos na venda de planos e aparelhos. E o Minha Operadora separou algumas ofertas para você aproveitar no restante do dia.

Claro

A partir do primeiro minuto de hoje, entraram no ar as ofertas da Black Friday da Claro. A data representa uma oportunidade de aproveitar um dia inteiro de promoções imperdíveis nas 331 lojas da operadora e mais de 4.600 agentes autorizados distribuídos por todo o país, além da loja online.

A Black Friday da Claro apresenta uma promoção nacional e ofertas regionais com descontos que podem variar de 50% a 90%, dependendo do Estado. A promoção nacional traz o aparelho Samsung Galaxy SIII 4G (que passará de R$1.149,00 para R$599,00) no plano Claro Online 2GB + 200 min + Torpedos + DDD.

A operadora fará, também, ofertas variadas por Estado. Nos estados do Centro-Oeste, por exemplo, o LG Optimus L3 II (e425) sai de R$229,00 por R$49,00 no plano Claro Online 500MB + 100 minutos + Torpedos + DDD (válido para novos clientes).

“A Claro acredita na adesão cada vez maior do consumidor a iniciativas como a Black Friday, que oferece descontos e promoções únicas para a aquisição de produtos. Esperamos um crescimento significativo no volume de vendas em relação a um dia comum”, afirma Rodrigo Vidigal, diretor executivo de Marketing da Claro.

As ofertas são válidas de 29/11 à 1/12 e sujeitas à disponibilidade de estoque.

TIM


A TIM participa pela primeira vez da Black Friday, oferecendo descontos especiais em smartphones e tablets.

A ação acontecerá em lojas físicas da TIM, em parceiros de grande varejo e na loja virtual da operadora, em um endereço especial: www.loja.tim.com.br/black-friday. Nas lojas físicas, estarão com descontos dois modelos de smartphones da família Galaxy, da Samsung. O desejado Galaxy S4 (compatível com a rede 4G brasileira) será comercializado com R$ 400 de desconto, saindo por R$ 1.899. Já o Galaxy S4 Mini Duos terá quase 30% de desconto, sendo vendido por R$ 999.

A TIM também lançou uma oferta para novos assinantes de sua banda larga fixa, a Live TIM.

Quem comprar o serviço de 50 Mega, pagará apenas R$ 50 de mensalidade até junho de 2014. Após o período promocional, o valor passará a ser de R$ 89,90. A oferta está disponível em cerca de 90 bairros das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Duque de Caxias. 

Outro destaque é a promoção Desafio Live TIM: se, no primeiro mês, o usuário não ficar satisfeito com a qualidade do produto, pode cancelá-lo sem pagar a mensalidade. Para verificar a disponibilidade do Live TIM e solicitar a instalação, basta acessar www.livetim.com.br.

Vivo



A Telefônica|Vivo também participa pela primeira vez da Black Friday. Para marcar sua estreia, a loja online da operadora está oferecendo smartphones com até 70% de desconto em planos pós-pagos, desde às 0h. Os preços promocionais serão estendidos até a meia-noite de domingo (1º de Dezembro). A expectativa da empresa é aumentar as vendas diárias de cinco a oito vezes neste período.

Além dos descontos e da disponibilidade dos aparelhos mais cobiçados pelos usuários, o cliente terá frete grátis para todo o Brasil e poderá pagar em até 10 vezes sem juros. As ofertas serão válidas apenas na loja online (www.vivo.com.br/lojaonline).

Estarão disponíveis ofertas especiais para compra de dezenas de smartphones do portfólio atual da Vivo (em planos pós-pago), inclusive com tecnologia 4G. Entre os destaques à disposição, incluem-se o LG Optimus L3, Nokia Lumia 625, Samsung Galaxy S3, Samsung Galaxy S4 Mini, Sony Xperia ZQ e Moto X. Alguns aparelhos do portfólio especial, como o LG Optimus F5, chegarão a ser gratuitos se adquiridos em planos específicos.

Oi

Assim como a TIM e Vivo, pela primeira vez, os clientes Oi podem aproveitar a Black Friday para a compra de aparelhos com descontos de até 35%. A companhia traz em oferta nacional o aparelho Motorola Moto X com 33% de desconto, saindo por apenas R$ 999. Clientes Oi que optarem por contratar um plano Oi Conta + Internet pra Celular + Torpedo por R$ 59 ainda podem dividir os aparelhos em até 12 vezes sem juros.

A companhia, que traz 15 modelos de aparelhos com descontos, disponibilizará diversas ofertas regionais, como, por exemplo, a do Rio de Janeiro, com o Samsung Galaxy S4 4G por apenas R$ 1.599, apresentando um desconto de 30%. O Motorola Razr HD será vendido de R$ 1.499 por R$ 1.199 em São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O Motorola Razr i, com um desconto de R$ 200, sai a R$ 799 nos estados da Bahia e Pará. O LG Optimus L7, com 25% de desconto, sai por R$ 599 no Paraná e Amazonas. Em Santa Catarina e no Distrito Federal, o Samsung Galaxy S III Mini sai por R$ 699, com R$ 150 de desconto. Todas as ofertas serão disponibilizadas nas lojas próprias e franquias da companhia.

Ao contratar o Oi 50 com torpedos ilimitados para qualquer operadora e, por exemplo, adicionar um plano de internet para o celular de 100 MB, o cliente paga apenas R$ 59 por mês, e pode utilizar o Oi WiFi em todo o Brasil. No plano Oi 50, o cliente tem ligações ilimitadas para celular e fixo Oi, sem descontar da franquia de 50 minutos, e pode escolher um serviço adicional gratuito: Acumule Minutos (os minutos não usados no mês podem ser usados por até dois meses) ou DDD+Roaming (minutos, iguais a da franquia do plano, para falar com celular Oi e fixo Oi do Brasil). Clientes que contratarem o plano ainda podem parcelar um aparelho celular em até 12 vezes sem juros. Oferta válida para todo o Brasil, com exceção de São Paulo.

Nextel

A operadora Nextel não terá uma oferta específica apenas para a Black Friday, mas sim para o mês todo. Entre as ofertas, destaque para o Moto X, com valor promocional a partir de 12X de R$70,00, atrelado ao plano Smart 300 3G, com 3GB de dados + 300 minutos de ligações locais para qualquer operadora (incluindo telefones fixos) + SMS ilimitado por R$ 99,99 de mensalidade.

A operadora terá promoções que se iniciam na Black Friday e continuam durante o mês de dezembro.

NET

Na banda larga, a NET oferecerá o dobro da velocidade para quem contratar combos com celular. A promoção é válida para as velocidades 10 (que vira 20), 30 e 60 Mega. Descontos de 50% em filmes da Disney no NOW, que também disponibilizará vários filmes gratuitamente durante o mês de dezembro. No mês de dezembro, a empresa também vai abrir o sinal dos canais esportivos para a toda base de clientes.

Por falta de canais obrigatórios, operadoras de TV podem ser proibidas de vender novos pacotes

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A Anatel pode suspender a comercialização de assinaturas de TV paga da Sky, A.Telecom, Claro TV, CTBC TV e DTH Family caso essas empresas não comprovem, no prazo de 45 dias, o carregamento dos Canais de Programação de Distribuição Obrigatória, em todos os pacotes. Além disso, determina que esse carregamento seja em bloco e em ordem numérica virtual sequencial, sendo vedado intercalá-los com outros canais de programação. O descumprimento dessas exigências vai acarretar também multas diárias com valores que variam de R$ 1 mil a R$ 50 mil por item, dependendo do porte da operadora.

O carregamento obrigatório de canais está previsto na lei 12.485/11, que cria o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). Porém, para as operadoras que ofertam o serviço por meio de satélite, como é o caso das prestadoras notificadas, a agência dispensou o carregamento dos 514 canais obrigatórios, em razão da dificuldade técnica para acomodar canais regionais, já que o sinal é nacional. Mas ficaram com a obrigação de carregar os 14 canais considerados de alcance nacional se decidirem incluir um deles na sua grade.

Desde julho deste ano, a Anatel vem recebendo inúmeras denúncias sobre o descumprimento dessa obrigação. A Sky, por exemplo, chegou a entrar na Justiça para se livrar da obrigação, mas perdeu.
Além das punições previstas nas cautelares publicadas nesta quinta-feira (28), a agência abriu Procedimentos de Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pados) contra todas essas operadoras. No ano passado, a Anatel proibiu a venda de chips pelas 4 maiores operadora de telefonia móvel por 11 dias, após constatar a deficiência dos serviços.

Vodafone formaliza início de operação no Brasil

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A britânica Vodafone, uma das maiores empresas de telefonia do mundo, anunciou formalmente na quinta-feira (21), sua chegada ao Brasil. A empresa atuará no mercado de M2M (machine-to-machine) e voz no segmento corporativo, por meio de uma parceria com a Datora Mobile, divisão da paulistana Datora Telecom. A Datora Mobile passa a se chamar agora Vodafone Brasil.

O Brasil é 50º país em que a Vodafone faz esse tipo de parceria. A empresa, segundo Ravinder Takkar, diretor da área de mercados parceiros, vai trazer ao País o conhecimento e a tecnologia que a companhia tem desenvolvido no exterior. “Nossos clientes têm cada vez mais pedido esse tipo de serviço, e acho que há uma boa oportunidade para nós no Brasil.”

O objetivo, segundo o executivo, é atender empresas estrangeiras que desejam atuar ou expandir seus negócios no Brasil e as brasileiras que queiram crescer no exterior. Hoje, a empresa tem 1,5 mil clientes corporativos pelo mundo. Vários deles já estão no Brasil, mas são atendidos por outras operadoras. M2M, o principal negócio da Vodafone Brasil, é o nome que se dá para a tecnologia que conecta diferentes máquinas por meio de uma rede. Ela é usada em rastreamento de veículos e em máquinas de cartão de crédito, por exemplo.

No Brasil, foram registrados em outubro de 2013 mais de 8 milhões de terminais de dados M2M, alta de pouco mais de 1 milhão em relação ao número de janeiro. Trata-se de um crescimento relativamente baixo. Uma das justificativas, no entendimento do mercado, está na taxa de fiscalização imposta pelo governo para as “estações de telecomunicações”, que afeta a rentabilidade das empresas do segmento.

Para o gerente de telecom da consultoria Frost&Sullivan, Renato Pasquini, o desafio da Vodafone Brasil será investir também em outros tipos de soluções M2M, como sistemas de gerenciamento, medidores de energia inteligentes ou serviço de entretenimento para carro. Hoje, a Datora Mobile tem clientes no setor de rastreamento de veículos e de máquinas de cartão, também atendido pelas operadoras tradicionais. A Claro é a líder nesta área. “A próxima fronteira é realmente a comunicação entre todas as máquinas”, diz Pasquini. Discute-se no Brasil, por exemplo, um sistema em que os carros saiam da fábrica com um chip para rastreamento.

A Vodafone tem também uma parceira no Chile, a Entel, há cinco anos. As especulações sobre o que a empresa poderia fazer na América Latina cresceram depois da venda de sua fatia na Verizon por US$ 130 bilhões. A compra da TIM chegou a ser aventada. A companhia não comenta o assunto.

Cade sugere multa de R$ 15 milhões à Telefónica e TIM

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O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) julgará em 4 de dezembro um parecer da procuradoria do órgão que pede sanções à Telefônica Brasil e à TIM Participações por violação de acordo fechado com o regulador em 2010, disse uma fonte a par do assunto.

A procuradoria pediu nesta semana aplicação de multa de 15 milhões de reais à Telefônica|Vivo por considerar que o aumento de participação de sua controladora Telefónica na Telco, holding que controla a Telecom Italia, dona da TIM no Brasil, infringiu acordo feito com o regulador em 2010, elo qual a subsidiária da espanhola no Brasil não poderia interferir na gestão da TIM.

Contra a TIM, a procuradoria pede aplicação de multa de R$ 1 milhão porque a empresa contratou serviços de uma consultoria que pertenceu à Telefônica.

A procuradoria também pede a proibição de todas as futuras compras de ações da Telco planejadas pela Telefónica no acordo anunciado em setembro, ameaçando intervenções mais severas.

Medidas regulatórias mais restritas podem prejudicar a estratégia da Telefónica, forçando uma venda às pressas das operações da TIM no Brasil ou atrasando seus planos na Itália, onde também enfrenta forte escrutínio.

A Telefónica argumenta que por enquanto só aumentou sua fatia de ações sem direito a voto na Telco, e que isso não afetou o controle da Telecom Italia ou violou o acordo com os reguladores brasileiros.

Procurada no Brasil, a Telefônica afirmou em comunicado que “está convicta de que cumpre o TCD (Termo de Compromisso de Desempenho)” acertado com o Cade. A TIM não comentou o assunto de imediato.

“A operação anunciada pela Telefónica, mesmo em seu estágio inicial, já infringe o acordo”, escreveu a procuradora Daniela Silva Borges no parecer. “Aumenta a dependência econômica entre os dois grupos, mesmo indiretamente, enquanto o mandato é pela independência.”

A procuradora afirma que a intenção de adquirir a maior parte das ações com direito a voto na Telco em janeiro de 2014 representa uma das mais graves infrações ao acordo fechado pela Telefónica com o Cade em 2010 para garantir a competição no mercado brasileiro.

Paralelamente, a Telecom Italia avalia vender sua fatia de 67% na TIM para aliviar restrições regulatórias no Brasil e pagar suas dívidas, afirmou no mês passado uma fonte próxima ao tema.

O presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano, disse recentemente que a TIM é um ativo essencial para a empresa, mas que poderá ser vendida caso se chegue a um preço adequado.

A Telecom Italia fechou no mês passado acordo para vender sua fatia de controle na Telecom Argentina por $ 960 milhões de dólares, melhorando a situação de seu balanço e reduzindo a urgência de vender a TIM.