30/04/2024

Instituto TIM seleciona startups para torneio de Harvard e MIT

Projetos selecionados utilizam a tecnologia para resolver problemas do Brasil.


O Academic Working Capital (AWC), iniciativa de empreendedorismo universitário do Instituto TIM, selecionou três startups para competir na HackBrasil, competição vinculada à Brazil Conference at Harvard & MIT.


As startups selecionadas foram: Aqualuz, Helidrop e NextCam. Elas contam com projetos que utilizam a tecnologia para resolução de problemas do país, como saúde, educação e meio ambiente. 


As startups vão entrar em uma fase já avançada da competição, na qual as equipes recebem treinamento e mentoria de investidores, empresários e alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard.

Essa é a terceira edição do torneio e a final está prevista para abril de 2019. 

“Academic Working Capital, do Instituto TIM, estimula há cinco anos a criatividade e o empreendedorismo de jovens talentos que concluem o curso acadêmico. Estamos muito orgulhosos de que esse programa seja um facilitador na formação de startups que estão ganhando atenção no mercado não apenas brasileiro, mas também internacional”, destaca o presidente do Instituto TIM, Mario Girasole.

A equipe Aqualuz desenvolveu um sistema mecatrônico de filtragem baseado em luz solar, com o propósito de ajudar a resolver um dos maiores problemas de acesso à água potável, que afeta a região do semiárido. 


VIU ISSO?


O Helidrop trabalha com o nicho de defensivos agrícolas e desenvolveu um equipamento e um modelo de negócio que oferece pulverização. O equipamento utilizado é um VANT (Veículo Aéreo 
Não Tripulado), com alta capacidade de carga para melhorar o combate às pragas. 

Já o NextCam observou que o setor da construção civil apresenta alguns problemas relacionados à segurança do trabalho. Pensando nisso, desenvolveu uma tecnologia que tem como base a inteligência artificial, utilizada para identificar riscos e realizar ações preventivas em cada etapa da obra. Câmeras com indicadores realizam esse monitoramento.

De aproximadamente 40 equipes, cinco serão finalistas e apresentarão seus projetos para uma banca de jurados na Brazil Conference at Harvard & MIT. 

O primeiro lugar receberá uma premiação no valor de R$ 75 mil para investir no desenvolvimento da ideia, e o segundo lugar será recompensado com R$ 25 mil.


A TIM tem buscado se aproximar de startups. Recentemente, a tele também estreitou sua parceria com o Cubo, hub de fomento ao empreendedorismo do banco Itaú. 


A operadora contará com a diretoria CTIO (Chief Technology Information Officer), que foi reformulada e incorpora o segmento de Transformação Digital da companhia, para intensificar o foco no cliente.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários