27/04/2024

CEADI promove curso sobre Ecossistema Digital

CEADI está ofertando o curso em parceria com uma universidade pública e tem como objetivo falar sobre ecossistemas digitais.

O curso “Desafios Contemporâneos do Ecossistema Digital”, promovido pelo Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (CEADI) em colaboração com a Universidade de Brasília (UnB), começou em 19/2. Reúne reguladores de telecomunicações da Associação dos Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Arctel).

Curso

O evento destaca a cooperação multilateral e a diplomacia regulatória, visando transformar a Anatel e seus países parceiros em referências globais na regulação do setor. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, enfatizou essa visão durante a abertura do curso, ressaltando a importância do intercâmbio e do fortalecimento de vínculos entre os participantes.

Durante duas semanas, os participantes terão a oportunidade de se atualizar sobre questões cruciais, como inovação tecnológica, 5G e Open Ran, que são pilares fundamentais do ecossistema digital. Esse evento demonstra claramente como a colaboração e o compartilhamento de conhecimento são essenciais para enfrentar os desafios da era digital.

Artur Coimbra, conselheiro diretor da Anatel e atual presidente da Arctel, enfatizou a importância desse intercâmbio. Ele afirmou: “Estamos aqui não apenas para compartilhar experiências, mas também para fortalecer a cooperação entre nossos países, visando um futuro no qual a transformação digital seja um catalisador para o desenvolvimento sustentável.” Coimbra ressaltou ainda que esse projeto é uma das iniciativas da atual gestão brasileira.

A participação de Sesneica Fernandes, presidente da Autoridade Geral de Regulação de São Tomé e Príncipe, destaca a natureza inclusiva e ampla do curso. Ela expressou: “É uma honra estar aqui e ver como iniciativas como esta podem impulsionar uma transformação digital benéfica para todos os reguladores de língua portuguesa.”

Letícia Lopes, professora da Universidade de Brasília (UnB), explicou que o curso foi desenvolvido no ano anterior com foco nos reguladores de língua portuguesa. Luís Fernando, também da UnB, afirmou que o conteúdo foi pensado para auxiliar o Brasil e outros países da Arctel a superar os desafios da transformação digital.

Eduardo Alencar, secretário executivo do CEADI, destacou o compromisso do curso com a educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030.

Ele enfatizou que o evento não é apenas uma reunião de mentes brilhantes, mas também um passo em direção a um futuro digital mais inclusivo e equitativo para a comunidade de língua portuguesa. Alencar explicou ainda que o curso contribui especificamente para o Objetivo 4, que busca garantir educação inclusiva e de qualidade, e para o Objetivo 17 (meta 17.18), que promove o apoio ao desenvolvimento de capacidades nos países em desenvolvimento.

O encontro contou com representantes governamentais, diplomáticos e embaixadores de diversos países de língua portuguesa, além de membros do Ministério das Comunicações e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (CEADI) e a Associação dos Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Arctel) desempenham papéis fundamentais na promoção da cooperação e desenvolvimento no setor de telecomunicações entre esses países.

A oferta conjunta de cursos de educação continuada representa um avanço significativo na relação entre os países de língua portuguesa, fortalecendo laços históricos e econômicos e estabelecendo uma nova era de diplomacia regulatória. Essas iniciativas visam a compartilhar conhecimentos, promover a inovação colaborativa e pavimentar o caminho para um futuro digitalmente conectado e próspero, onde a cooperação é essencial para enfrentar os desafios e explorar as oportunidades do mundo digital.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários