26/04/2024

Brasil no G20: MCom lidera transformação digital e inclusão

Ministro destaca compromisso com a conectividade universal durante reunião com Ministro das Relações Exteriores para discutir pautas do G20.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, realizou uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir as principais áreas de atuação do Ministério das Comunicações (MCom) no âmbito do G20. Desde dezembro de 2023, o Brasil ocupa a presidência desse grupo, composto pelas 20 maiores economias globais, e se prepara para sediar a cúpula em novembro de 2024, com mais de 100 reuniões programadas em várias cidades.

MCom

Durante o encontro, Juscelino Filho destacou o compromisso do Brasil em promover a inclusão digital universal e criar ambientes conectados, seguros e educativos. Ele ressaltou que o principal objetivo é assegurar a participação de todos os brasileiros nesse processo de transformação, especialmente considerando que um terço da população mundial ainda enfrenta a falta de acesso à internet.

O ministro enfatizou que o presidente Lula incumbiu o governo da missão de proporcionar conectividade significativa a todos os brasileiros, e que estão empenhados em alcançar esse objetivo sem poupar esforços.

“Nosso maior objetivo é garantir que todos os brasileiros sejam incluídos nesse processo de transformação, considerando que um terço da população global ainda carece de acesso à internet. O presidente Lula nos deu a missão de levar conectividade significativa a todos os brasileiros e não estamos medindo esforços para alcançar esse objetivo”.

No âmbito do G20, o MCom desempenha um papel central como líder do Grupo de Trabalho de Economia Digital, cuja criação ocorreu em 2021. O principal objetivo desse grupo é impulsionar a transformação digital com o intuito de aprimorar a participação pública e fomentar o desenvolvimento socioeconômico inclusivo.

Assumindo a presidência rotativa, o Brasil propõe, para a agenda de discussões em 2024, temas cruciais como conectividade, governo digital, integridade da informação e inteligência artificial. No contexto da conectividade, destaca-se o desafio global de assegurar acesso em áreas rurais e promover o desenvolvimento de habilidades digitais.

O governo digital é abordado como um componente essencial para fortalecer o relacionamento entre o governo e os cidadãos, visando aprimorar a prestação de serviços e a transparência. A integridade da informação é outro ponto relevante, evidenciando as transformações provocadas pelas plataformas digitais e a necessidade de garantir a veracidade e confiabilidade dos dados.

No que diz respeito à inteligência artificial, as discussões concentram-se em modelos generativos e questões éticas associadas. Destaca-se a importância de considerar a diversidade linguística, cultural e racial ao abordar essa temática, reconhecendo a necessidade de diretrizes éticas abrangentes para orientar o desenvolvimento e uso responsável da inteligência artificial.

Os encontros dos grupos de trabalho do G20 serão realizados em 13 cidades-sede no total. Essas cidades incluem Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI). O Ministério das Comunicações será encarregado do tema Economia Digital e participará das reuniões programadas para Brasília, Maceió e São Luís.

Durante o encontro, o ministro Juscelino Filho abordou a situação dos 18 cidadãos maranhenses que estão detidos na Venezuela desde o ano passado. O Ministério das Relações Exteriores assegurou que está prestando apoio consular aos brasileiros afetados.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários