30/04/2024

Analista estima chegada do Wi-Fi 7 em 2024

Wi-Fi 7 é a tecnologia de conexão fixa à frente da mais rápida que existe. Ainda está em fase de testes, mas logo chegará ao mercado.

O Wi-Fi 7 está cada vez mais próximo do público geral, segundo estimativa feita pela Maravedis Wireless Infrastructure Analysts. A expectativa é que essa tecnologia seja muito mais avançada que o potente Wi-Fi 6E, que é considerado uma das versões mais rápidas e potentes da história. 

Wi-Fi

Com isso, a estimativa da empresa é que em dois anos, mais precisamente em maio de 2024, o Wi-Fi 7 já vai estar disponível e em 2025 já começa a ser comercializado. 

O Wi-Fi 7 está sendo feito para explorar toda largura de banda, tendo recursos com canais de 320 MH, agregação de portadora de camada 2 e uma coordenação multi-AP. 

A Maravedis, disse que os chipsets estão disponíveis há algum tempo e os roteadores terão lançamentos acelerados para 2023. Mas essa ainda é uma estimativa. Outra expectativa que a empresa também tem é que o telefone compatível com o Wi-Fi 7 será lançado no Mobile World Congress de 2023. 

Espera-se que a nova conexão wireless seja tão bem sucedida quanto o seu antecessor, o Wi-Fi 6/6E. A Maravedis consagrou essa rede como a mais rápida dessa tecnologia. Um fator que representa esse título, foi que em dois anos, o ecossistema dele chegou a 500 milhões de devices. E a expectativa é que essa curva de crescimento se mantenha em 2023. 

Hoje em dia 55 países deram espaço para a banda de 6 GHz e outros seis países estão considerando esse avanço. E essa mudança se dá pelo crescimento de tráfego de dados, especialmente envios de vídeos. 

A consultoria ainda citou a fibra óptica, fundamental para conexão fixa. Segundo a Maravedis, o uso dela continuará em crescimento nos mercados mais desenvolvidos. Dessa maneira ela vai gerar a necessidade de upgrade das redes domésticas de Wi-Fi para trafegar o aumento de banda até o device. 

No Brasil a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, aprovou os ajustes na faixa de 6 GHz para uso do Wi-Fi 6E. Mas não há muitas atualizações sobre o assunto. Essa decisão se deu por conta do novo Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequência no Brasil, a PDFF.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários