23/04/2024

TIM instala antena e inicia testes com 5G no Brasil

Operadora prevê que o 5G começará a operar no Brasil em 2021.

Durante o Painel Telebrasil 2019, que aconteceu ontem (22/05), em Brasília, a operadora TIM confirmou o início dos primeiros testes com o 5G no país.
A companhia instalou sua primeira primeira antena compatível com a quinta geração móvel em Florianópolis, Santa Catarina. A rede está sendo testado na frequência de 3,5 GHz. Lembrando além dos 3,5 GHz, outras três faixas foram definidas pela Anatel para a operação do 5G no Brasil: 700 MHz, 2,3 GHz e 26 GHz.
 
O objetivo é desenvolver um centro de referência em 5G com foco em produtos e serviços de forma a promover a tecnologia e os novos modelos de negócio. A operadora quer acelerar a implantação de aplicações para Cidades Inteligentes, Agricultura Inteligente, Indústria 4.0, Entretenimento, Saúde, Carros Autônomos e Realidade Virtual. Para a operação em Florianópolis, a TIM conta com a parceria da Fundação CERTI e da Huawei.
 
VIU ISSO?
“A TIM quer ser pioneira e líder no 5G, tanto no Brasil quanto na Itália. Nosso objetivo é repetir a trajetória de sucesso e protagonismo do 4G e gerar novas soluções que melhorem a vida dos nossos clientes e impulsionem o desenvolvimento tecnológico no país. Nesse cenário, enxergamos alguns elementos habilitadores, como o desenho de um leilão não arrecadatório que privilegie os investimentos e a simplificação de procedimentos para instalação de antenas e fibra em prol da competitividade e crescimento do Brasil”, anuncia Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil.
 
No caso do teste em Florianópolis os equipamentos utilizados são da chinesa Huawei. Porém nas demais localidades que a operadora pretende realizar testes outros fornecedores podem pintar. Exemplo da Nokia em Campina Grande e a Ericsson em Santa Rita de Sapucaí.
 
O leilão de frequências para o 5G no Brasil irá acontecer em março de 2020, e a previsão da GSMA, associação global que representa as operadoras móveis, é que a tecnologia comece a operar no país em 2023. No entanto, a TIM está mais otimista com o prazo, a operadora acredita que a operação comercial do 5G em terras tupiniquins aconteça em 2021.

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários