16/04/2024

TIM enfrenta processo por vazamento de dados

Brecha em uma plataforma da operadora permitiu o acesso de cibercriminosos.

Ilustração hacker
Imagem: Pixabay

Uma pequena fragilidade no sistema da TIM gerou um processo administrativo contra a operadora, instaurado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). O suposto vazamento de dados ocorreu no serviço “TIM Negocia”, onde os invasores podem ter tido acesso a informações pessoais dos clientes e valores de dívidas.

O despacho com a decisão já se encontra no Diário Oficial da União (DOU) e a empresa terá dez dias para manifestar uma defesa. Se os indícios forem confirmados, a multa poderá ser de R$ 10 milhões.

Na informação, o órgão explica que teve conhecimento sobre a brecha pela mídia. De acordo com a notícia utilizada como base do projeto, não se sabe por quanto tempo invasores tiveram acesso a esses dados e nem mesmo a quantidade de clientes que tiveram suas informações expostas.

VIU ISSO?
Novo plano da TIM oferta 10 GB de internet por R$ 60
TIM Beta envelheceu? Exclusividade do plano não é mais a mesma
TIM Controle abate uma parcela de celular novo em troca de uma foto

A TIM deve ser intimada para se apresentar na sede de Defesa Administrativa.

O DPDC explica que há indícios de ofensa aos princípios da vulnerabilidade, transparência, confiança, direitos de liberdade de escolha, informação adequada, entre outros.

Em nota, a operadora reafirmou o compromisso em ter os mais altos padrões de segurança para seus clientes, mas confirmou que foi vítima de um ataque criminoso de hackers, apesar de ainda não ter sido notificada da autuação.

Com informações da Época NEGÓCIOS e R7

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários