Operadoras brasileiras adicionaram 641 ERBs no 1ª trimestre

A Vivo foi a operadora que mais adicionou antenas no primeiro trimestre de 2019.

As operadoras móveis brasileiras adicionaram 641 estações de rádio base (ERBs) durante o primeiro trimestre, totalizando 93.859, de acordo com os dados da Anatel coletados pela consultoria Teleco. 

A mais ativa foi a Vivo, que acrescentou 242 novas estações rádio base, totalizando 24.284. A TIM acrescentou 155, fechando com 22.963, e Claro acrescentou 101, fechando março com 20.370.


A Oi (18.375 estações base) e a Nextel (7.104 ERBs) desativaram algumas de suas estações durante os três primeiros meses do ano, enquanto a Algar e a Sercomtel continuaram com a mesma infraestrutura (713 e 50 respectivamente).


VIU ISSO?

O número de estações rádio base, ou simplesmente antenas, trazendo para o termo mais popular, é determinante para a experiência do usuário com a rede da operadora em uma região.

Essas estações, também chamadas de cell sites, são necessárias para o funcionamento do Sistema de Telefonia Móvel Terrestre Público (STMTP), pois elas ficam responsáveis pela emissão/recepção entre os aparelhos celulares, bem como os terminais de controle. 

É através dessas estações que você consegue completar uma ligação ou usar o pacote de dados ofertado por sua operadora.
O Brasil encerrou o primeiro trimestre do ano com 93.859 ERBs. 

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
31 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários