Parte dos clientes Claro já está testando o VoLTE

Os testes estão sendo conduzidos para clientes pós-pago em dois estados.


A operadora Claro iniciou os testes do serviço VoLTE para parte dos clientes pós-pago em São Paulo e Rio de Janeiro. No Brasil a principal operadora quando o assunto é VoLTE é a TIM, mais de 2,5 mil cidades em que a operadora oferece cobertura utilizam a tecnologia. 


O VoLTE é uma tecnologia que utiliza a infraestrutura da rede 4G para os serviços de voz, o que garante, por exemplo, chamadas com uma melhor definição. A tecnologia chegou ao Brasil em 2017.


Antes dela estar ativa, mesmo numa era já 4G, sempre que o cliente de telefonia móvel realizava uma chamada, ela caía para a rede 3G.

Esse é um dos avanços que o 4G vem apresentando nos últimos anos no Brasil. Esse panorama mais positivo para a tecnologia tem relação direta com a faixa de 700 MHz, que começou a ganhar forma a partir de 2014 com o leilão das faixas, promovido pela Anatel. Dentre as grandes operadoras, a Oi foi a única que não participou na época do leilão.


VIU ISSO?


“A Claro frequentemente adiciona novas tecnologias e funcionalidades em sua rede. A operadora está realizando testes com o VoLTE (Voice over LTE) e, em algumas regiões do país, a tecnologia já pode estar disponível, desde que o smartphone suporte. Assim que tivermos a funcionalidade disponível em toda a rede e em caráter definitivo, informaremos aos nossos clientes”, diz a companhia em nota.

Outra clara vantagem do VoLTE é a redução no tempo para o estabelecimento da chamada. Enquanto em redes fora do escopo da tecnologia a ligação leva de 8 a 10 segundos para ser estabelecida com o VoLTE é reduzido para 2 segundos.

Além da cobertura da operadora o smartphone também precisa ser compatível com a tecnologia. No caso do teste realizado pela Claro usuários do iPhone com a versão 12.2 do iOS, nos locais onde o teste está sendo realizado, já podem usufruir do VoLTE.



About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

16 Comentários

  1. Fico surpreso por somente agora a Claro atentar para tal, visto que a mesma é uma das primeiras a implementar novas tecnologias. Utilizo o VoLTE pela TIM deste final de 2017 e é, sem dúvida, uma outra experiência no quesito "voz". Podem alegar que "quase ninguém utiliza voz" hoje em dia (é verdade), mas como usuário, fico satisfeito por ter este serviço na TIM; parece que ela aprendeu (ou se precaveu) depois do perrengue que sofreu com queda nas ligações e péssima qualidade das ligações.

  2. O dia em que todo o Brasil tiver ligacao via 4 g de todas as operadoras vai ser muito bom melhor ligacao menos quedas e falhas

  3. Pra mim não faz diferença. Ligação no 3G/2G da claro na minha regiao sempre foi ótima a qualidade diferente da Tim que nessas tecnologias era péssima. Além disso, meu celular eh ainda um que não eh compatível ao VoLTE

  4. Até que enfim! Espero que libere logo para todos aparelhos e lugares do Brasil…

  5. Acredito que esse nao foi o foco da Claro porque suas ligações são sempre otimas, diferentes das concorrentes que vivem com falhas e caindo… Enfim nós só temos a ganhar com mais essa tecnologia.

  6. A diretoria da Claro no Brasil não queria que a operadora comecasse trabalhar com essa tecnologia, desde que ficasse comprovado que a tecnologia funcionasse de forma estável oferecendo uma boa experiência pro cliente e então a tecnologia passaria a ser oferecida pela prestadora.

  7. Vem aqui em sao luis MA PRA VCS VEREM se a claro É BOM e como vi em outro comentário depende da regiao.

    • Eu moro aqui em São Luís. No começo do ano fiz portabilidade da Vivo pra Claro justamente pq colocaram em todos os lugares da cidade que eles tinham o melhor 4G. Testei e me arrependi. A coisa mais rara o celular ficar conectado no 4G, todo tempo cai pro 3G e isso em todas as regiões daqui da cidade. Uso a Tim e pra onde eu vou aqui na cidade e na região metropolitana sempre tem o 4G da Tim e o VoLTE

  8. A Claro deveria ter incluído Brasília nesses testes afinal de contas ela é líder absoluta aqui no DF. Sem falar que foi aqui a 1ª cidade do Brasil a ter 3G e 4G. Queria muito que liberassem os teste de voLTE aqui. Pra quem tá falando que em Minas a Claro é ruim eu vou direto pra Patos de Minas e lá na região funciona excelente. Paracatu, Presedente Olégario, Uberlândia funciona que é uma maravilha.

  9. Alguém sabe me falar qual as cidades que participa dos testes?

  10. clientes pós-pago em São Paulo e Rio de Janeiro.

  11. Só depois de implantado de forma definitiva, é que a CLARO passará a ser realmente 4,5G, pois um dos requisitos mínimos para que uma operadora seja considerada 4,5G é ter o VoLTE ativo e no mínimo 3 bandas de frequência ativas para a agregação de rede

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*