18/03/2024

Aquisição da Nextel pela Claro é um golpe e tanto na TIM

TIM era a principal interessada nos ativos da Nextel Brasil, mas quem venceu a disputa foi a América Móvil, dona da Claro.




Hoje pela manhã foi confirmado que a América Móvil, empresa mexicana responsável pelo Grupo Claro (que engloba a Claro, Embratel e NET) adquiriu as operações da Nextel no Brasil, que tinha seu comando dividido entre a NII Holding e a AI Brazil Holdings. Para a aquisição a empresa do magnata Carlos Slim terá que desembolsar US$ 905 milhões, o equivalente a R$ 3,5 bilhões.

A negociação também marca o fim da NII Holdings como operadora de serviços de rádio e telecomunicações móveis. Além do Brasil, as operações da Nextel também foram vendidas no Chile, Peru, México e Argentina.


O desfecho dessa negociação soou inesperado para muitos, já que nos últimos meses a operadora que se colocou como maior interessada nos ativos da Nextel no Brasil foi a  TIM. A Vivo também foi especulada como uma possível compradora.

A Telecom Italia, responsável pelo controle da TIM Brasil, confirmou no ano passado que faria uma oferta pela aquisição da Nextel Brasil. 

A companhia sempre se manteve com essa postura, manifestando publicamente o interesse pela aquisição que acabou não se concretizando. 

Recentemente o diretor financeiro e de relações com investidores da TIM, Adrian Calazza, declarou que estavam sendo analisadas todas as possibilidades. Entre essas possibilidades estava justamente a aquisição da Nextel, permitindo que a TIM ampliasse sua faixa de espectro e ficasse com a base de clientes desta que é a quinta maior operadora do Brasil, com 3,3 milhões de linhas móveis ativas.

A TIM também está sentindo o reflexo na bolsa, queda de 1,02%. Confira abaixo os dados do painel UOL Economia, consultado às 10h17.

 A negociação ainda terá que passar pelo crivo da Anatel e do Cade, mas, considerando que a Nextel tem uma pequena fatia de mercado – 1,34% -, o acordo deve ser aprovado com tranquilidade. A Claro, que agora passa a controlar a Nextel no Brasil, é a segunda maior operadora do país, com uma quota de mercado de 24,6% (passando agora para 26%) e uma base de 56 milhões de clientes.

Repercussão:

Muitas pessoas estão se manifestando nas redes sociais sobre a negociação. Confira abaixo algumas declarações.
Em comunicado a América Móvil declarou que “com a negociação a Claro consolidará sua posição como uma das principais prestadoras de serviços de telecomunicações no país, fortalecendo sua base de assinantes e cobertura nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, os principais mercados brasileiros”.

Daniel Freiman, Diretor Financeiro da NII Holdings, que detinha 70% da Nextel no Brasil, declarou que o anúncio dessa transação marca o ápice de um processo plurianual na busca de um caminho estratégico para a Nextel Brasil, e nos dá a melhor oportunidade para monetizar os ativos operacionais remanescentes da NII.

33 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
33 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários