Decisão da Anatel sobre limite na banda larga fixa irá demorar

Um novo relator será definido para que o assunto sobre a franquia de dados na internet fixa continue a ser discutida.


Em 2019 a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) promete dar um veredito para um tema altamente polêmico: se a banda larga fixa passará a ter ou não franquia de dados. Modelo que boa parte das operadoras sonha para que seja aceito. No início do ano Claro/NET pediram que a Anatel aplique o modelo de franquias até 2020.


A questão está sendo debatida há muito tempo, e ganhou repercussão nacional a partir de 2016. Até quem não se interessa muito por esses assuntos parou pra entender melhor essa questão, já que tem impacto direto em como cada um poderá utilizar o serviço com base em uma quantidade pré-definida de dados que podem ser trafegados, basicamente o que acontece com a internet móvel.


Até o momento a Anatel ainda não bateu o martelo sobre o assunto. Na verdade essa decisão, devido a sua magnitude, está se arrastando, e pelos movimentos recentes irá se prolongar por um tempo.  Isso porque o conselheiro Ótavio Rodrigues, que cuidava do tema, deixou o cargo em dezembro.


VIU ISSO?


A Anatel declarou recentemente que a pauta deve retornar a conselho no dia 27 de fevereiro. A partir daí será sorteado um novo relator, que ainda levará um bom tempo até que esteja por dentro do caso. O novo relator terá que se ambientar em todos os pontos sobre o assunto, ouvindo as teles, especialistas e analisando as manifestações dos consumidores através das consultas públicas.

Até lá, fica valendo a medida cautelar publicada pela Superintendência de Relações com os Consumidores, que impede que as operadoras imponham a franquia na banda larga fixa. 

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

4 Comentários

  1. Deveriam se preocupar com a qualidade do serviço

  2. Essas operadoras só querem saber de dinheiro ele não estão nem aí por consumidor, além do mais Anatel com certeza pois elas.

  3. Espero que demore uns 100 anos

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*