25/04/2024

Mais da metade do mundo tem acesso à internet

3,9 bilhões de pessoas estarão conectadas até o fim de 2018.



A União Internacional de Telecomunicações (UIT) divulgou informações sobre o panorama de pessoas conectadas à internet. Pela primeira vez na história mais 50% da população mundial está conectada – em 2017 o percentual era 48,6%. A previsão é a seguinte: até o fim de 2018 3,9 bilhões estarão on-line!


É importante destacar que a Internet, que causou e continuará causando revoluções em nosso cotidiano, se tornou um “produto”, em 1987 nos EUA, com seu uso comercial liberado. Se formos falar de Brasil essa abertura para o mercado veio ainda bem depois, em 1995. É impressionante como em tão pouco tempo a internet mudou e a quantidade de pessoas que a utilizam ao redor do globo.


Embora a maioria dos usuários de internet (80%) estejam em países desenvolvidos é notório o crescimento em regiões foram desse escopo. De acordo com a UIT o caso mais notável é a Africa, o percentual de pessoas que utilizam a internet passou de 2% em 2015 para quase 25% em 2018. 


Houlin Zhao, secretário-geral da UIT, comemora os números, porém reconhece que ainda há muitas pessoas (41% da população) que estão esperando colher os benefícios de uma economia digital. 

O executivo diz que é preciso encorajar mais investimentos dos setores público e privado para criar um ambiente que atraia mais investimentos apoiando a inovação tecnológica e de negócios, “para que a revolução digital não deixe ninguém offline”.

VIU ISSO?

“As estatísticas mostram que pessoas mais velhas também permanecem desproporcionalmente off-line, assim como quem possui deficiências, populações indígenas, e algumas pessoas vivendo em alguns dos locais mais pobres do mundo”, afirma a ITU. 
O relatório também indica que, globalmente, quase metade dos lares do mundo terá pelo menos um computador até o final do ano (48,3%), comparado a 27,6% em 2005. Em particular, nos países desenvolvidos o percentual chegou a 83,2%, enquanto nos em desenvolvimento foi de 36,3%.
Banda larga fixa x móvel
A UIT também mostra o crescimento dos acessos em banda larga fixa e móvel. Até o fim do ano serão 1,1 bilhão de acessos por banda larga fixa, enquanto a banda larga móvel, que conta com o fortíssimo mercado de smartphones ao seu favor, cresceu de 4% em 2007 para 69,3% em 2018, alcançando até o fim do ano 5,3 bilhões de acessos. O telefone fixo reduziu sua participação em 12,4% em 2018. 

O relatório também observa que 96% da população mundial já vive em áreas com acesso a uma rede de telefonia móvel. Além disso, 90% dos habitantes do mundo podem acessar a Internet por meio de uma rede de velocidade 3G ou superior.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários