29/03/2024

Aeroporto da Finlândia é o primeiro do mundo a oferecer conexão 5G

Aeroporto conta com robô que faz uso do 5G e atua auxiliando os passageiros.


O aeroporto de de Helsinque, capital da Finlândia, é o primeiro do mundo a ter uma rede 5G. Efeito do trabalho colaborativo da Finavia e a principal companhia telefônica do país, a Telia.


Para celebrar a inauguração da rede 5G no aeroporto e demonstrar seu potencial, a Finavia e a Telia também lançaram um robô que faz uso da rede. O terminal T2 do aeroporto utiliza esse robô como um novo operador de serviço, orientando os passageiros.


A robótica é um dos setores beneficiados pela baixa latência e velocidade do 5G. Recentemente a Toyota demonstrou o TH-3, um robô humanoide controlado remotamente. Graças ao uso do 5G a máquina pôde ser operada a uma distância de cerca de 10 Km.
No caso do robô utilizado no aeroporto de Helsinque, Heikki Koski, Diretor Digital da Finavia, diz que ele é capaz de transmitir um fluxo de vídeo ao vivo a partir do terminal, permitindo, por exemplo, monitorar a área remotamente e verificar se tudo está funcionando corretamente, e também pode levar os passageiros para pedir informações dentro do terminal.

VIU ISSO?

A transmissão de dados e o controle do robô dependem da rede 5G do aeroporto que, com base na tecnologia da Nokia, usa uma banda de frequência de 28 GHz, a mais alta de 5G. Segundo a operadora Telia, é a primeira vez que frequências tão altas de 5G são usadas em serviços públicos na Finlândia. “O uso de 5G foi na verdade projetado principalmente para empresas, particularmente nas áreas de automação industrial e controle remoto”, disse Janne Koistinen, Diretora de Programa da Telia.
A Telia abriu uma rede pré-comercial 5G em Helsinque no começo de setembro, enquanto em novembro lançou o 5G na cidade de Oulu. A cidade de Vantaa, adjacente ao aeroporto de Helsínquia, é a terceira cidade em que a Telia trouxe o 5G.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários