28/03/2024

Nossa TV perde 60% dos assinantes em um mês

Operadora teve a maior queda percentual entre as TVs por assinatura.


No último ano, o número de clientes da TV por Assinatura vem caindo mês a mês, mas a queda brusca dos clientes da operadora Nossa TV impressionou os analistas. 


A empresa perdeu em um ano 62,84% dos clientes. Apenas de junho para julho de 2018, o impacto foi de -60,55% no número de assinantes. 


A operadora tinha em junho deste ano 122.736 clientes e passou para 48.422 assinantes em julho de 2018, perdendo -74.314 clientes em apenas um mês. 

A razão, segundo a Nossa TV, foi de um “ajuste” na base de assinantes da operadora.

Em outubro de 2017, a Nossa TV contava com 126.191 clientes. Em outubro deste ano, esse número era de 46.895, uma redução de -62,84%.

No mesmo período, praticamente todas as operadoras perderam clientes, com exceção da Oi TV, que ganhou 123.575 clientes no período. Mas as reduções foram bem menores percentualmente:

Nossa TV (-62,84%)
Algar Telecom (-12,75%)
Cabo (-11,57%)
NET/Claro TV (-4,65%)
Vivo TV (-1,12%)
SKY (-0,17%)
Oi (+8,38)

Em um ano, o número de assinantes de TV Paga caiu de 18.119.323 para 17.701.082, uma queda de -2,31%. Como é possível observar, as pequenas provedoras foram as mais afetadas pela redução de clientes do serviço.

Entre as grandes operadoras, a NET/Claro TV foi a que mais perdeu clientes de outubro de 2017 a outubro de 2018, tendo -427.283 assinaturas canceladas, uma redução de -4,65% em sua base de clientes. 



Nossa TV


A Nossa TV Brasileira (ou somente Nossa TV) é uma operadora de TV por assinatura pertencente ao líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, R. R. Soares

Foi lançada oficialmente no dia 14 de setembro de 2007. Atua via satélite em todo o Brasil. 

Em 2003, após a inauguração da RIT, o missionário R. R. Soares tentou a inclusão de seu canal em operadoras de TV por assinatura. 

Com a forte resistência das operadoras tradicionais de incluir a RIT nos seus line-up, o pastor decide lançar sua própria operadora de TV por assinatura.

Atualmente, a operadora conta com quatro planos de TV por assinatura:
Graça18 canaisR$ 45,55 mensais

Mais35 canaisR$ 75,41 mensais

Premium50 canaisR$ 97,82 mensais

HD
58 canais
R$ 118,57 mensais

Análise



Em grupos sobre TV por Assinatura, os consumidores afirmam que a Nossa TV perdeu espaço por causa da política restritiva de canais com preços acima da média.


A Oi TV, por exemplo, oferta um plano pré-pago com 125 canais por R$ 44,90. A Nossa TV não conta com nenhum plano com 125 canais. Seu pacote mais barato, de R$ 45,55, tem apenas 18 canais. 


Na SKY, o plano mais barato de R$ 69,90 conta com 101 canais, e na Claro TV, 99 canais saem por R$ 49,90. 


Já a Vivo TV tem um preço mais salgadinho, com 41 canais sendo vendidos por R$ 69,90.


Outra questão levantada por especialistas para a queda do número de assinantes de TV por assinatura como um todo foi o grande sucesso da Netflix, paralelamente à queda de assinantes das TVs pagas. O streaming de vídeo vai fechar 2018 com 10 milhões de clientes apenas no Brasil.


A plataforma já tem mais assinantes do que a NET e a SKY, as duas maiores operadoras de TV por assinatura, segundo estudo da consultoria Ampere Analysis.


Há um consenso, no entanto, que o streaming de vídeo não exclui a TV por Assinatura por mera opção do assinante. 

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários