É lei: tempo de espera no SAC deve ser de no máximo 1 minuto

Operadoras que não cumprirem a norma podem ser multadas em até R$ 3 milhões.


Se tem algo que irrita o consumidor é ficar horas esperando o atendimento telefônico das operadoras de celular. Muitos acabem desistindo da ligação ao ouvir aquela musiquinha infinita da espera. 


Outros tiram a manhã toda só para resolver a problema com a operadora porque já sabem que será demorado. 



No entanto, segundo o Ministério da Justiça, o prazo máximo que o consumidor pode esperar para falar com um atendente, nos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) por telefone, após digitar a opção de falar com um atendente, é de um minuto.

Às segundas-feiras, dias anteriores e posteriores a feriados e quinto dia útil do mês, no entanto, a espera poderá ser de até 1 minuto e meio.

A regra foi estabelecida pelo Governo Federal, pelo Decreto 6.523/08 e pela portaria 2.014/08 do Diário Oficial da União.


VIU ISSO?


Ela é válida para o atendimento dos serviços regulados pelo poder público federal, como energia elétrica, telecomunicações (telefonia fixa e móvel, tv a cabo), planos de saúde, aviação civil, empresas de ônibus, bancos e cartões de crédito fiscalizados pelo Banco Central.

No site do Reclame AQUI, mais de 2 mil reclamações foram registradas sobre o assunto, de janeiro de 2018 até o dia 31 de agosto.

Caso você se sinta lesado pela espera, abra uma reclamação no site do Reclame AQUI e se mesmo assim nada for resolvido, procure a Justiça. 

Lembrando que com o descumprimento dessa norma, a empresa pode ser multada entre R$ 200 e R$ 3 milhões.

11 Comentários

  1. Avisa pra vivo pq o tempo de espera mínimo quando ligamos pro sac é de 40 minutos!!! A oi pra mim é a melhor cumpri o tempo!!!

  2. Parece que realmente a vivo não sabe disso,pois quando ligamos pro sac da vivo ficamos de 30 a 40 minutos pra ser atendido,isso quando eles atende e a ligação fica muda ou cai.

  3. Não acredito na reportagem é muito menos nessa lei desafio o criador dessa lei ligar na Vivo *8486 ou 1058, se for pré pode esperar no mínimo 15 minutos controle 10 minutos se essa lei fosse realmente verdadeira a Vivo já tinha aberto falência, não acredito nisso.

  4. kkkk eu sou o bozo!! Anatel e Procon lixo! Kkkkk

  5. Por isso só entro em contato com a Vivo pela Facebook e Twitter

  6. E o tempo até ter a opçao de falar com a atendente não vai ser reduzido ? Queremos falar com a atendente, é tanta opçao sem fim.

  7. não acredito nisso, tive que ligar para a vivo, e infelizmente a minha espera foi de quase 2 horas… creio eu que por mais que a Oi não seja a melhor, ela é uma das únicas que anda cumprindo isso.

  8. Nenhuma operadora obedece isso, o atendimento da Vivo e da Tim quem o diga, uma piada, a Anatel e fantoche, você reclama no site, e passam pra operadora sem se quer acompanhar, vergonha.

  9. Não é permitida a divulgação de conteúdos e produtos na área de comentários do site. Favor entrar em contato com comercial@minhaoperadora.com.br para obter informações sobre publicidade.

  10. Só hoje já é a terceira vez que tento falar com algum atendente da vivo,,ainda estou aguardando, por enquanto o tempo de espera está em 18 minutos,,eles acabam vencendo pelo cansaço.

  11. Estou em uma ligação da vivo esperando ser atendida, já fazem 32 minutos que escolhi falar com atendente e até agora nada. Serviço de pessima qualidade, a verdade é essa! Infelismente, assim que resolver meu problema vou ter que cancelar ou migrar para outra operadora, porque a falta de respeito com o cliente que a vivo tem e demais!

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