É lei: tempo de espera no SAC deve ser de no máximo 1 minuto

Operadoras que não cumprirem a norma podem ser multadas em até R$ 3 milhões.


Se tem algo que irrita o consumidor é ficar horas esperando o atendimento telefônico das operadoras de celular. Muitos acabem desistindo da ligação ao ouvir aquela musiquinha infinita da espera. 


Outros tiram a manhã toda só para resolver a problema com a operadora porque já sabem que será demorado. 



No entanto, segundo o Ministério da Justiça, o prazo máximo que o consumidor pode esperar para falar com um atendente, nos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) por telefone, após digitar a opção de falar com um atendente, é de um minuto.

Às segundas-feiras, dias anteriores e posteriores a feriados e quinto dia útil do mês, no entanto, a espera poderá ser de até 1 minuto e meio.

A regra foi estabelecida pelo Governo Federal, pelo Decreto 6.523/08 e pela portaria 2.014/08 do Diário Oficial da União.


VIU ISSO?


Ela é válida para o atendimento dos serviços regulados pelo poder público federal, como energia elétrica, telecomunicações (telefonia fixa e móvel, tv a cabo), planos de saúde, aviação civil, empresas de ônibus, bancos e cartões de crédito fiscalizados pelo Banco Central.

No site do Reclame AQUI, mais de 2 mil reclamações foram registradas sobre o assunto, de janeiro de 2018 até o dia 31 de agosto.

Caso você se sinta lesado pela espera, abra uma reclamação no site do Reclame AQUI e se mesmo assim nada for resolvido, procure a Justiça. 

Lembrando que com o descumprimento dessa norma, a empresa pode ser multada entre R$ 200 e R$ 3 milhões.

12
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
12 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
1 Autores de comentários
ElieteUnknownminhaoperadoraRodrigoJoão Paulo García Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
BJR
Visitante

Avisa pra vivo pq o tempo de espera mínimo quando ligamos pro sac é de 40 minutos!!! A oi pra mim é a melhor cumpri o tempo!!!

Felipe
Visitante

Parece que realmente a vivo não sabe disso,pois quando ligamos pro sac da vivo ficamos de 30 a 40 minutos pra ser atendido,isso quando eles atende e a ligação fica muda ou cai.

ROBERTO SANTOS NETTO
Visitante

Não acredito na reportagem é muito menos nessa lei desafio o criador dessa lei ligar na Vivo *8486 ou 1058, se for pré pode esperar no mínimo 15 minutos controle 10 minutos se essa lei fosse realmente verdadeira a Vivo já tinha aberto falência, não acredito nisso.

Fabio Luiz Pamplona
Visitante

kkkk eu sou o bozo!! Anatel e Procon lixo! Kkkkk

Renato Bolsonaro
Visitante

Por isso só entro em contato com a Vivo pela Facebook e Twitter

Adalmo
Visitante

E o tempo até ter a opçao de falar com a atendente não vai ser reduzido ? Queremos falar com a atendente, é tanta opçao sem fim.

João Paulo García
Visitante

não acredito nisso, tive que ligar para a vivo, e infelizmente a minha espera foi de quase 2 horas… creio eu que por mais que a Oi não seja a melhor, ela é uma das únicas que anda cumprindo isso.

Rodrigo
Visitante

Nenhuma operadora obedece isso, o atendimento da Vivo e da Tim quem o diga, uma piada, a Anatel e fantoche, você reclama no site, e passam pra operadora sem se quer acompanhar, vergonha.

Redação Minha Operadora
Colaborador

Não é permitida a divulgação de conteúdos e produtos na área de comentários do site. Favor entrar em contato com [email protected] para obter informações sobre publicidade.

Unknown
Visitante

Só hoje já é a terceira vez que tento falar com algum atendente da vivo,,ainda estou aguardando, por enquanto o tempo de espera está em 18 minutos,,eles acabam vencendo pelo cansaço.

Unknown
Visitante

Estou em uma ligação da vivo esperando ser atendida, já fazem 32 minutos que escolhi falar com atendente e até agora nada. Serviço de pessima qualidade, a verdade é essa! Infelismente, assim que resolver meu problema vou ter que cancelar ou migrar para outra operadora, porque a falta de respeito com o cliente que a vivo tem e demais!

Eliete
Visitante
Eliete

Estou em uma ligação a 1.30
Isso mesmo,uma hora e trinta minutos.
Isto é um absurdo,pedi para falar com um atendente e já estou cansada de esperar.
Não estou pedindo um favor, só quero saber o que aconteceu com meus créditos,nos últimos dias já coloquei 55,00 reais e não consigo fazer uma ligação para telefone fixo sem que minha ligação caia.
Quero saber dos meus créditos