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Desenvolvido com ajuda de operadores da Telefónica e Vodafone, selo ‘TEM’ protege fraudes por SMS e exige mais cuidados das empresas. |
O SMS ainda é, hoje, uma forma de comunicação muito trabalhada por diversas empresas ao redor do mundo. Mas, de acordo com o MEF (Mobile Ecosystem Forum), que trabalha em cima de questões relacionadas à conteúdo de serviços móveis, todo o ecossistema de mensagens perde 7 bilhões de dólares por ano com fraudes.
Foi por isso que a instituição lançou, nesta quinta-feira (28), o Trust in Enterprise Messaging (TEM). O serviço se apoia em um novo Código de Conduta da indústria para o SMS, baseado em 10 princípios que orientam as empresas que disparam SMS aos clientes sobre questões comerciais, técnicas e de proteção ao consumidor.
Os princípios trabalham, por exemplo, em questões como o opt-in do consumidor, que seria a autorização para receber a mensagem. No novo código, as empresas se comprometem a não enviar mensagens para quem não solicitou. O opt-out, que seria o descadastramento do usuário, também deve ser mais transparente.
Horário para receber as mensagens e frequência devem ser respeitados de acordo com as regras do país ou as preferências do cliente, e os dados do usuário devem ser protegidos com uso de criptografia. Para evitar fraudes, as empresas também devem adotar ferramentas e novas estratégias. E nada de esconder quem são ou usar a identidade de terceiros.
O Código foi desenvolvido por mais de 30 participantes do chamado “Programa de Futuro de Mensagens do MEF” (na tradução), que incluiu operadores da Telefónica (dona da Vivo), Telenor e Vodafone.
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“O Código é essencial para proteger os consumidores contra danos, especialmente fraudes, como spoofing (fingir ser alguém que você não é) e smishing (tentativa de induzir alguém a revelar informações confidenciais e privadas)”, explica a empresa.
Segundo a instituição, a demanda por mensagens corporativas via SMS continua crescendo, com 1,67 trilhão de mensagens enviadas em 2017 e analistas prevendo um aumento para 2,8 trilhões até 2022. “Isso equivale a um crescimento de mercado de US$ 11,86 bilhões para US$ 26,61 bilhões”, informa. Os dados se referem também às mensagens de players over the top (OTTs) que entregam senhas para autenticação em serviços digitais.

Para que funcione, ainda haverá um Comitê de Conformidade independente, que supervisionará o Código e incluirá representantes de associações comerciais, advogados independentes e reguladores locais, ainda com análise de denúncias quanto ao possível descumprimento das regras.
“Encorajamos todos os interessados em enviar mensagens a se inscreverem no Código e conquistarem o selo TEM, a fim de acelerar a adoção das melhores práticas e reduzir ativamente o impacto da fraude nessa área do ecossistema móvel”, finaliza a COO do MEF, Joanne Lacey.