19/04/2024

NET lidera em banda larga em 7 de 10 das maiores capitais do Brasil

Apesar da NET ser líder isolada em algumas capitais, a Vivo também tem entrado na disputa pela liderança na internet fixa; Oi lidera apenas em Salvador.

Após informar os dados referentes ao market share das operadoras e quem é líder em cada capital no setor de telefonia móvel, a Teleco divulgou, neste sábado (14), o levantamento sobre as líderes em banda larga. Dentre as dez maiores capitais do Brasil, em sete delas a NET (Claro) assume a liderança. Em seguida vem a Vivo, líder em duas capitais, e a Oi, apenas em uma.


Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a NET tem 3,3 milhões e 1,7 milhões de acessos, respectivamente. O número também é o maior em Brasília, com 700 mil acessos; em Belo Horizonte, com 800 mil; em Manaus, com 300 mil; em Curitiba, com 600 mil; e em Porto Alegre, com 500 mil acessos.

Para completar a lista das maiores capitais, a Vivo aparece como líder em Fortaleza (400 mil) e Recife (200 mil), e a Oi em Salvador (400 mil), mas correndo o risco de perder para a Vivo. De acordo com a Teleco, SP, RJ, BH, Brasília, Salvador, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Recife e Porto Alegre concentram 17,8% da população e 31,4% dos acessos de banda larga fixa. Todos os dados são de agosto de 2017.
Veja os gráficos da Teleco e as análises em relação à disputa pela liderança em cada uma dessas capitais:
Apesar da liderança em São Paulo, a vantagem da NET em relação à Vivo vem caindo. Em 2015, era de 209 mil acessos, e, hoje, é de 133 mil. A TIM, que se encaixa na classificação “outras”, tem market share de 6,6%.
       
A NET aparece como líder isolada no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e Porto Alegre, com market share de 50,2%, 50,5% e 56,9%, respectivamente. Em segundo lugar nas duas primeiras capitais vem a Oi, com 33,5% e 30,7% de representatividade.
Em Brasília, a NET tem 42,3% de market share. Porém, o maior crescimento líquido do ano é da Vivo, com 63% do total de adições.
Em Salvador, única das grandes capitais em que a Oi é líder, é possível notar que a operadora ainda corre o risco de perder seu posto para a Vivo.
Além da Vivo fortalecer seu market share, a Oi vem perdendo o seu, podendo ser ultrapassada pelas outras operadoras em Fortaleza, como a Videomar, com 12% de market share, e a SKY, com 3,7%.
A liderança nunca esteve tão confortável para a NET como está em Manaus no setor de banda larga. Seu market share chega a 68%.
Em Curitiba, a Vivo parece chegar perto da NET, ficando atrás apenas por 3,4 mil acessos – em 2014, a diferença era de 7,9 mil.
Recife tem preferência pela internet da Vivo, que possui 49,2% de market share. Em segundo lugar aparece a Oi, mas a NET também está próxima de ultrapassá-la. A diferença entre as duas é de 4,4 mil acessos.
LEIA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários