19/04/2024

MCTIC acredita que 5G vai universalizar acesso à internet no Brasil

Após realizar a primeira demonstração do 5G com equipamento da Inatel, MCTIC foca na abrangência de cobertura com a nova tecnologia.

Na última semana, durante um evento em Brasília, houve a primeira transmissão com 5G do Brasil. O equipamento que tornou a demonstração possível foi desenvolvido por pesquisadores do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações). 

De acordo com o Inatel, o foco de uso da tecnologia 5G no Brasil é diferente em relação a outros países. No país, o 5G deve ser usado para ampliar a cobertura e universalizar o acesso à internet no país.

A expectativa do instituto e do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) é que o 5G solucione o problema de acesso à internet de boa qualidade, não só em centros urbanas, como também em zonas rurais e com cidades com baixa densidade populacional. 

A rede 5G deve ampliar o raio de cobertura de internet móvel de 10 km para 50 km, mantendo a qualidade do serviço. O ministro Gilberto Kassab participou da transmissão e ressaltou que o objetivo com a  tecnologia é passar a oferecer internet rápida em qualquer cidade do país. 


LEIA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários