16/04/2024

Atenção Nordeste: numeração do celular passa a ter nove digítos

Mudança acontece neste domingo, 31, em seis estados da região. Até o final do ano chega também a Bahia e Sergipe.


A maior parte dos estados nordestinos passam a adotar o nono dígito na numeração das linhas de telefone celular a partir deste domingo, 31 de maio. Neste dia, a inclusão do número nove (9) à frente dos números já existentes de cada linha será realizada nas cidades com DDDs 81 à 89, que compreende seis dos nove estados (2/3) da região nordeste: Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Alagoas.

Nessas localidades ainda será possível realizar chamadas com oito números pelo menos até 10 de julho, mas uma gravação alertará o usuário da necessidade de alterar os contatos da sua agenda com a frase “Na próxima ligação, digite 9 antes do número de celular discado. Aguarde. Sua ligação será completada”.

Depois dessa data (10 de julho), as ligações não serão mais feitas sem o nono dígito, e cada operadora deve orientar o usuário a retornar a ligação já com o número 9 incluso, utilizando a frase “Este número mudou: digite 9 antes do número celular. Ligue novamente.”

A partir de 8 de setembro de 2015 (100 dias após o início do nono dígito) a frase será “Este número que você ligou não recebe chamadas ou não existe”, sem qualquer instrução de adição do número 9 à frente do número chamado.

O nono dígito passou a ser implementado por meio de uma resolução da Anatel (nº 553) datada em 14 de dezembro de 2010. O objetivo é aumentar o número de terminais disponíveis para acompanhar o crescimento das linhas de telefonia móvel.

Ele já foi implantado em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão. Em 11 de outubro, será adicionado também na Bahia, Minas Gerais e Sergipe. Em 2016, que ganha o dígito nove são os estados das regiões Centro-Oeste e Sul, além do Acre, Rondônia e Tocantins.

As operadoras de telefonia alertam que pode haver instabilidade – em determinados períodos do dia de domingo (31) – na rede dos seis estados em que vai ocorrer a mudança de numeração.

Para ajudar os consumidores a se organizar e evitar perda de ligações, as empresas de telecomunicações disponibilizam aplicativos que fazem a alteração dos números de contato salvos na agenda para o novo modelo de discagem. São eles:

Oi Nono DígitoAndroid / iOS
TIM Nono DígitoAndroid / iOS
Vivo 9º DígitoAndroid / iOS
Claro 9º DígitoAndroid / iOS
Samsung Chamada Certa – Android

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários