29/03/2024

Oi projeta até R$ 7,4 bilhões EBITDA em 2015

Negociações da operadora brasileira e da Altice com os acionistas da Portugal Telecom estão em andamento.


A Oi comunicou aos seus acionistas e ao mercado em geral que espera atingir um lucro Ebitda entre 7 bilhões e 7,4 bilhões de reais durante o ano de 2015. EBITDA significa um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Para facilitar: representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.

O comunicado da operadora lembra, no entanto, que o lucro final pode variar, pois depende da saúde do mercado financeiro brasileiro, e da possível venda de suas operações em Portugal e na Hungria.

Oi e Altice pela Portugal Telecom

Por falar nas operações da Oi em Portugal, a agência de notícias Reuters informou que fontes próximas da negociação entre Oi, Altice e PT Portugal disseram que a francesa Altice lançará muito em breve a sua megaemissão de bônus para financiar a aquisição das operações portuguesas da Oi se uma votação crucial de acionistas acontecer conforme o esperado.

Apesar de a empresa de cabo europeia já ter a aprovação da Oi no Brasil, ainda precisa conquistar o apoio dos acionistas da Portugal Telecom SGPS, holding que detém 25,6% da Oi.

O voto dos acionistas deverá ocorrer em assembleia geral em 12 de janeiro. A aprovação do negócio vai exigir uma maioria de dois terços dos votos.

“Se for aprovado, a Altice tem a capacidade de ir ao mercado de forma relativamente rápida […] A aprovação (à venda dos ativos portugueses da Oi pelos sócios em Portugual) deve passar, apesar de Isabel dos Santos ainda poder ser um problema, embora tenha desistido de sua oferta de compra”, disse um profissional de banco de investimento próximo do assunto.

A empresária angolana bilionária Isabel dos Santos ameaçou frustrar as ambições da Altice para adquirir os ativos portugueses da Oi, mas desistiu no fim de dezembro da oferta de 1,2 bilhão de euros pela Portugal Telecom SGPS.

A Altice é conhecida por emitir bônus rapidamente no mercado, em parte devido à experiência de seu time de gestão.

Antes de ingressar na Altice, o vice-presidente financeiro da empresa, Dennis Okhuijsen, trabalhou por mais de 15 anos na Liberty Global, conhecida por sua velocidade na execução de ofertas de títulos de alto rendimento. Da mesma forma, o presidente-executivo, Dexter Goei, tem muita experiência em financiamento de dívida, tendo anteriormente dirigido o grupo europeu TMT, do Morgan Stanley.

A Altice tem que financiar cerca de 5,7 bilhões de euros (6,84 bilhões de dólares), sendo que a maior parte, ou tudo, será por meio de dívida, de acordo com fontes.

A Altice se recusou a comentar o assunto.

Credit Suisse, Deutsche Bank, Goldman Sachs, JPMorgan e Morgan Stanley são os bancos líderes na subscrição da emissão dedívida, embora outros bancos devam juntar-se ao processo mais adiante, segundo o IFR.

                         Oi aprova venda da Portugal Telecom para a francesa Altice
Com informações de Reuters.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários