Falha em chips de celular pode “sequestrar” o aparelho

O pesquisador Karsten Nohl revelou uma falha de segurança nos cartões SIM, conhecidos como os chips para celulares, que pode colocar em risco as informações e segurança de milhões usuários de celulares no mundo inteiro.

O fundador do Security Research Labs de Berlim afirma ter encontrado uma falha na encriptação dos chips que permite a escuta de conversas privadas e compras fraudulentas.

“Podemos espiar você. Sabemos a chave de encriptação para chamadas telefônicas. Podemos ler seus SMSs e, mais do que só espionar, podemos roubar dados do chip, sua identidade e usar sua conta para pagamentos”, afirma Nohl.

A falha foi encontrada no Digital Encryption Standard, método de criptografia desenvolvido pela IBM nos anos 1970, utilizado em 3 bilhões de celulares diariamente, segundo a CNET. Já foram desenvolvidas melhorias para este sistema, mas ainda há celulares que utilizam este método

Nohl pretende apresentar suas descobertas na Black Hat 2013, conferência de segurança que será realizada em Las Vegas no final do mês. Ele afirma já ter apresentado o resultado de dois anos de pesquisa para a GSM Association.
About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários