20/04/2024

Aumenta ainda mais crise de controladora da TIM com dívidas bilionárias

A Telecom Italia (proprietária da TIM), está enfrentando grande dificuldade para diminuir a sua dívida de 40 bilhões de euros e esta semana sofreu um novo golpe com a decisão da agência reguladora italiana, que deverá provocar perda de mais de 110 milhões de euros em seu caixa todos os anos.

A decisão da agência reguladora de determinar o corte ainda maior de serviços de atacado de banda larga de sua rede de cobre arrefeceu a ideia da empresa de separar a rede fixa da rede móvel. A operadora estudava fazer o spin-off das duas redes para vender participações a novos investidores.
A decisão da agência reguladora fez as ações da Telecom Italia caírem para menos de 0,50 centavos de euros. A dívida da controladora da TIM é 3x maior do que o caixa deverá gerar este ano (medido pelo Ebitda).
Estava em estudo pelo board da empresa separar as duas redes e criar duas companhias distintas para buscar novos sócios investidores. Mas as negociações com a operadora de celular de Hong Kong, Hutchison Whampoa, não seguiram adiante.
Para fortalecer a empresa de rede fixa, o grupo estava conversando com os fundos de pensão governamentais (Cassa Depositi e Prestiti) que poderiam comprar até 30% da rede de fibra e cobre, o que poderia gerar mais de 13 bilhões de euros. Negociação que agora pode ser adiada por conta da recente decisão regulatória.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários