21/04/2024

Telefônica/Vivo lança nova rede social no Brasil

O Tuenti, plataforma de comunicação social pertencente ao Grupo Telefônica, lançou no Brasil a sua versão definitiva, após um ano de testes em formato beta. A plataforma combina recursos de mensageira com rede social. Para diferenciar a solução, a companhia pretende manter o foco em privacidade e segurança.

O Tuenti estava em fase beta na América Latina desde julho de 2012, disponível em versão web e móvel (Android e Blackberry). A partir daí, o desenvolvimento avançou com os lançamentos do aplicativo para os sistemas iOS, Windows Phone, BlackBerry 10 e, mais recentemente, Firefox OS, denotando o perfil de valorização da mobilidade multiplataforma e de multi-dispositivos.

Também foram realizadas mudanças nas versões web e móvel, como a incorporação do chat em grupo, álbuns de fotos e gestão de vídeos em web. Atualmente, o Tuenti está disponível em 12 idiomas: inglês, espanhol, português (de Portugal e do Brasil), alemão, francês, italiano, checo, eslovaco, holandês, catalão, galego e basco.

O Tuenti foi criado pelo norte-americano Zaryn Dentzel, que fundou o Tuenti com 23 anos de idade, em 2006. Na Europa, a rede social conta com 15 milhões de usuários registrados, dos quais seis milhões via apps, e 500 milhões de mensagens via chat por semana.
No Tuenti, os perfis não são indexados em buscadores como o Google e as opções de privacidade máxima vêm como padrão, ao contrário de outras plataformas, em que os usuários têm seus perfis públicos por padrão. Por esse modelo, as informações pessoais e fotos podem ser visualizadas apenas por amigos desde o início das atividades do usuário. As conversas de mensagens instantâneas são criptografadas com o protocolo SSL. O modelo de privacidade é especialmente simples, pedindo que o usuário classifique a pessoa adicionada como “amigo” ou “contato”.

“É possível, porém, comunicar-se com qualquer contato sem que ele tenha acesso a informações compartilhadas apenas com quem o usuário identifica como amigo. O Tuenti parte do pressuposto de que ninguém tem um milhão de amigos de verdade, e que os amigos dos nossos amigos não têm por que serem necessariamente nossos amigos. O limite de amigos por usuário é de 1.000 perfis, contra 2.000 no Facebook”, informou a empresa em nota. 

Ainda, apenas a versão web da plataforma conta com anúncios, enquanto no produto de Mark Zuckerberg, a versão mobile conta com anúncios entre as postagens dos usuários.
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