23/04/2024

Telefónica quer vender sua participação na Telecom Italia

Pra quem ainda não sabe, a Telefônica (controladora da Vivo no Brasil) possui uma participação nos lucros da Telecom Italia (controladora da TIM). Ou seja, na prática, a Vivo influência nas decisões da direção da TIM. Pois bem, parece que a Vivo não tem mais interesse nesse poder. É que a Telefónica quer vender sua participação de 10,5% que possui no capital da Telecom Itália. A notícia surge logo após o anúncio de uma possível fusão da TI com a quarta operadora de celular italiana, a Hutchison Whampoa, a H3G. O conselho de administração da Telecom Italia vai se reunir amanhã para discutir a fusão.
O valor das ações que operadora espanhola detém na operadora italiana está avaliada em cerca de 1,2 bilhão de euros e ajudaria a Telefónica a reduzir a dívida. No ano passado, a operadora iniciou um plano de redução do endividamento que passou pela alienação de ativos, tendo conseguido reduzir a dívida em 4 bilhões de euros.
Na semana passada, a TI anunciou que teve negociações preliminares com vista a uma potencial fusão com a unidade italiana da Hutchison Whampoa, H3G. Amanhã o conselho de administração da TI vai reunir para discutir uma potencial fusão dos dois negócios. A decisão ficaria sujeita, ainda, à avaliação do regulador
A saída da Telefónica do mercado italiano seria coerente com a estratégia de se focar em mercados europeus como o Reino Unido e a Alemanha.

No Brasil, a Anatel só aprovou o ingresso da Telefónica no capital da Telecom Italia depois de estabelecer uma série de restrições ao poder de voto e interferência na TIM, que com esta operação acabou tornando-se coligada da Vivo no Brasil.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários