Telefónica quer vender sua participação na Telecom Italia


Pra quem ainda não sabe, a Telefônica (controladora da Vivo no Brasil) possui uma participação nos lucros da Telecom Italia (controladora da TIM). Ou seja, na prática, a Vivo influência nas decisões da direção da TIM. Pois bem, parece que a Vivo não tem mais interesse nesse poder. É que a Telefónica quer vender sua participação de 10,5% que possui no capital da Telecom Itália. A notícia surge logo após o anúncio de uma possível fusão da TI com a quarta operadora de celular italiana, a Hutchison Whampoa, a H3G. O conselho de administração da Telecom Italia vai se reunir amanhã para discutir a fusão.
O valor das ações que operadora espanhola detém na operadora italiana está avaliada em cerca de 1,2 bilhão de euros e ajudaria a Telefónica a reduzir a dívida. No ano passado, a operadora iniciou um plano de redução do endividamento que passou pela alienação de ativos, tendo conseguido reduzir a dívida em 4 bilhões de euros.
Na semana passada, a TI anunciou que teve negociações preliminares com vista a uma potencial fusão com a unidade italiana da Hutchison Whampoa, H3G. Amanhã o conselho de administração da TI vai reunir para discutir uma potencial fusão dos dois negócios. A decisão ficaria sujeita, ainda, à avaliação do regulador
A saída da Telefónica do mercado italiano seria coerente com a estratégia de se focar em mercados europeus como o Reino Unido e a Alemanha.

No Brasil, a Anatel só aprovou o ingresso da Telefónica no capital da Telecom Italia depois de estabelecer uma série de restrições ao poder de voto e interferência na TIM, que com esta operação acabou tornando-se coligada da Vivo no Brasil.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários