20/04/2024

Mozilla anuncia celulares com Firefox OS a partir de $100

Uma das maiores expectativas do Mobile World Congress, que reúne admiradores das novas tecnologias em celulares em Barcelona, o Firefox OS foi apresentado pela Telefônica/Vivo neste domingo com a expectativa de acabar com a hegemonia dos sistemas iOS e Android no universo dos smartphones.

De acordo com o presidente executivo da Telefônica, César Alierta, o aparelho chegará às lojas ao preço de US$ 100. A expectativa é que o valor mais em conta permita que milhares de novos consumidores possam adquirir um smartphone.

O Firefox OS é um sistema operacional gratuito e aberto. Além disso, o fato de ser um sistema leve deve beneficiar usuários de países em desenvolvimento, onde cerca de dois bilhões de pessoas devem migrar de celulares convencionais para smartphones nos próximos dois anos.

Segundo a Vivo, os primeiros dispositivos com o Firefox OS serão lançados no Brasil, Colômbia, Chile, Espanha e Venezuela na segunda metade de 2013, em parceria com os fabricantes Alcatel One Touch, LG e ZTE. No final deste ano e começo de 2014, os dispositivos também estarão disponíveis nos demais mercados da América Latina e Europa.
Os usuários poderão escolher entre vários dispositivos, a preços competitivos, e com tarifas de dados da Vivo. A empresa ainda negocia com a Huawei e outros fabricantes para ampliar o número de aparelhos à venda.

“O ano de 2013 marca o início de uma nova fase no setor, que se caracteriza por plataformas abertas”, disse o executivo durante o evento na Espanha. “Para a Telefônica|Vivo e para o setor das telecomunicações em geral, o Firefox OS é uma iniciativa estrategicamente importante para mudar a cadeia de valor predominante no mundo digital. É um grande passo para restabelecer o equilíbrio do setor e uma iniciativa que conta com forte apoio da indústria”, disse César Alierta.
Os equipamentos apresentados neste domingo traziam diversos aplicativos incorporados, como o Facebook, Twitter, serviços de localização e o popular navegador Firefox com uma nova função de busca que permite fazer pesquisas minuciosas e contextualizadas na web. Além da Telefônica/Vivo, outras 16 operadoras móveis do mundo firmaram acordo com o Firefox OS.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários