22/04/2024

Vivo testa 4G e anuncia: ‘smartphone Firefox chega em 2013’

A Vivo anunciou a chegada da rede 4G (LTE) durante sua apresentação na Campus Party 2013, em São Paulo. A “toda poderosa” está fazendo uma demonstração do serviço para os usuários presentes no evento. Junto com a banda 4G, a Vivo trouxe ainda alguns aparelhos equipados com o novo sistema operacional Firefox OS, para serem testeados por desenvolvedores.

A rede de quarta geração mostrada na capital paulista opera na frequência brasileira de 2,6 GHz. Durante a apresentação, o presidente da Vivo no Brasil, Antônio Carlos Valente, comentou sobre o compartilhamento de equipamentos para outras operadoras. A medida é uma exigência recente da Anatel para aumentar a capacidade de transmissão de dados e a cobertura da rede no país.

De acordo com o executivo, 60% dos equipamentos da empresa (antenas e demais aparatos para a transmissão de dados e voz) já são compartilhados com outras empresas, sejam elas operadoras de telefonia ou marcas de outros serviços. A expectativa é que a rede 4G entre em operação no Brasil nos próximos meses, mas por ora apenas nas cidades-sede da Copa das Confederações.

Os usuários que estiverem na Campus Party poderão experimentar a novidade no estande da empresa. Durante o evento, a cobertura da rede é feita por três antenas espalhadas pelos entornos do local.

Enquanto isso, os desenvolvedores ganharam, também da Vivo, a oportunidade de testar aparelhos com o recém-lançado sistema operacional móvel da Mozilla, o Firefox OS. Ao todo são 174 smartphones disponíveis para a criação de apps e jogos. O desenvolvimento é aberto para qualquer operadora, mas até o momento somente as operadoras do Grupo Telefônica (Movistar, O2 e Vivo) são as únicas que investem na plataforma no mundo.

Durante a feira, a Vivo lançará um concurso para a criação de apps e games para o novo sistema operacional. A única limitação para o desenvolvimento é que tudo deverá ser criado com base em HTML5. A iniciativa conta com parceiros de peso: a própria Mozilla e o Facebook. Os três primeiros colocados ganharão smartphones com o Firefox OS, enquanto o primeiro lugar poderá faturar uma vaga de desenvolvedor dentro da maior rede social do mundo.

De acordo com Antônio Carlos Valente, os primeiros smartphones com Firefox OS serão comercializados no Brasil a partir do segundo semestre. A Sony é uma das parceiras na fabricação dos aparelhos, mas há conversas para que outras marcas lancem também seusgadgets.

A companhia não informou data de lançamento oficial, muito menos o preço que estes aparelhos receberão.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários