18/04/2024

Operadoras na Europa resolvem enfrentar o WhatsApp

De acordo com pesquisas de várias universidades pelo mundo, as empresas de telecomunicações estão perdendo bastante dinheiro com mensagens. Antigamente era difícil conseguir acessar a internet por meio de aparelhos móveis, fora que esses gadgets não eram tão avançados e traziam apenas joguinhos em java ou aplicativos básicos, nada extravagante. Hoje, com smartphones para todos os lados e as milhares de opções de aplicativos para estes aparelhos, existem alternativas mais baratas para as tradicionais mensagens, claro, se você tiver conexão móvel com a internet.

Uma das alternativas mais preferidas pelos usuários é o WhatsApp. O aplicativo é gratuito por um ano e oferece rápido envio de mensagens (curtas ou longas, não há limite), fotos, vídeos, áudio, informações de contatos e localização. Um pacote com tudo que você precisa para comunicação rápida sem serviços de voz. Para chamadas (e videochamadas) pela internet (3G/4G ou WiFi), existem vários aplicativos também. Ou seja, para todo serviço oferecido pelas telecoms, existe um aplicativo apto a substitui-lo, com excessão da conexão de dados. E conforme noticiado aqui no portal, o Facebook também atualizou um aplicativo gratuito de mensagens de texto entre smartphones Android, o Facebook Messenger. Isso tem deixado várias companhias preocupadas, porque conforme esses aparelhos se tornem mais populares, algo inevitável, menos dinheiro será lucrado.

Na Espanha, a operadora Vodafone lançou um aplicativo de “comunicação rica” chamado Joyn. Suportado pela Vodafone, Movistar (Telefônica/Vivo) e Orange (France Telecom), o app para Android faz exatamente o que o WhatsApp e o Facebook oferecem, e ainda mais. Além das mensagens pela internet, o usuário também pode optar por realizar chamadas gratuitamente utilizando o aplicativo, ou mesmo uma videochamada se o aparelho suportar a característica. O Joyn usa os contatos da sua agenda para listar com quem você pode conversar de qualquer forma gratuitamente.

Entretanto, diferente do WhatsApp, o Joyn não é famoso, e por isso não é todo mundo que instala. Por ser restrito a apenas usuários de Android na Espanha, o número de possíveis instalações é incrivelmente menor tornando bem lento o sucesso da alternativa. Sem contar que o Joyn (assim como o Facebook Messenger atualizado) não está disponível em uma das principais plataformas móveis, o iOS.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários