20/04/2024

Nova proposta agita conferência da União Internacional de Telecomunicações

Durante a conferência da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que está acontecendo em Dubai (Emirados Árabes Unidos), o presidente do encontro distribuiu um projeto que desconsidera propostas da Rússia, China e outros países que queriam identificar todo o tráfego da internet.

O novo anteprojeto foi recebido de maneira positiva por diversos líderes e surgiu como surpresa para muitos que se sentiam frustrados quanto ao impasse. Hamaoun Touré, secretário geral da UIT, disse à Reuters que havia organizado reuniões e que os delegados pareciam ansiosos por resolver suas diferenças.

A maioria dos mais de 150 países representados na conferência parecia disposta a estender oficialmente o papel da UIT, uma agência da ONU, sobre a internet, enquanto os norte-americanos, a maioria dos europeus e alguns outros países desenvolvidos queriam limitar os poderes da UIT à fiscalização da telefonia internacional e outros meios de comunicação.

Algumas poucas questões quanto à governança da internet continuam a constar no documento principal e serão debatidas nesta quarta-feira, 12, de acordo com Markus Kummer, vice-presidente da Internet Society, uma das diversas organizações não governamentais envolvidas na supervisão da Internet hoje, e que havia expressado preocupação na conferência de Dubai.

Entre elas está uma cláusula que atribuiria aos países o direito de administrar “nomes, números, endereços e recursos de identificação de telecomunicações internacionais, em seus territórios”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários