24/04/2024

Nextel apresenta seu primeiro plano 3G

No ano passado a Nextel fez a festa no leilão de sobras da frequência de 2100 MHz, utilizada para redes de terceira geração no Brasil e na maior parte do mundo. O objetivo era evoluir os seus serviços: a rede iDEN, proprietária da Motorola, não permite velocidades de internet superiores a 30 Kbps, fato que deixou a Nextel desatualizada. Hoje percebemos que a operadora lançou comercialmente sua rede 3G, apenas no estado de São Paulo.

Inicialmente, a operadora vai utilizar o 3G apenas para internet móvel em modens, para usar no computador. Só existe um plano de acesso: 4 GB de dados por R$ 79,90 por mês, e o modem é vendido por R$ 24,90 mediante assinatura de contrato de um ano. Só que a velocidade da Nextel é muito inferior a das demais concorrentes: em tempos de serviços 3G Plus ou 3G Max, a Nextel limita a conexão a 600 Kbps.
A cobertura é bem restrita: apenas a capital, ABC Paulista, Campinas, Guarujá, Mogi das Cruzes, Praia Grande e Sorocaba contam com sinal 3G da operadora. Ainda assim, na capital paulista, a Nextel possui apenas 526 antenas de acordo com o Anatel, o que a deixa bem distante das concorrentes. A Claro, por exemplo, possui 1013 antenas registradas na agência.

Apesar da operação inicial ser apenas em São Paulo, a Nextel possui licença para disponibilizar acesso 3G em toda sua área de operação. As antenas já estão registradas na Anatel para todos os estados onde a operadora atua: na minha amada Belo Horizonte, por exemplo, são 47 antenas registradas. No Rio de Janeiro, já são 363 antenas registradas. Em fevereiro já foi possível localizar a rede 3G da Nextel, durante a Campus Party.

A entrada da Nextel no serviço de terceira geração marca o início da operação em SMP (Serviço Móvel Pessoal). Com a tecnologia iDEN, a Nextel utiliza o padrão SME (Serviço Móvel Especializado), que não permite a venda para pessoas físicas. Ainda não sabemos como será no futuro: pelo regulamento do SMP, é necessário que exista o nono dígito em São Paulo, sendo que a Nextel utiliza apenas 8. Com isso, alguns clientes deverão ter nono dígito e outros permanecerão com 8 dígitos em seus números. Um tanto quanto estranho, mas é a realidade. Além disso, com a operação em SMP será possível fazer portabilidade da e para a Nextel.

Dá pra notar que o serviço foi lançado às pressas. A Nextel está passando por uma reestruturação administrativa, sendo que o presidente da operadora foi demitido, e uma das causas foi o descumprimento dos prazos para operação comercial de serviços na rede de terceira geração. De qualquer forma, é esperado que os serviços de voz e rádio estejam disponíveis no ano que vem, em uma solução desenvolvida pela própria Nextel para operar com rádio sobre redes 3G.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários