26/03/2024

[CURIOSIDADE] Primeiro SMS foi enviado há 20 anos

“Feliz Natal” foi a primeira mensagem enviada por SMS (‘Short Message Service’, em inglês), através da rede da Vodafone, em 3 de Dezembro de 1992, no Reino Unido entre um engenheiro de telecomunicações e um colaborador da companhia telefônica.  O serviço começou a ser explorado comercialmente um ano depois na Suécia.
O Serviço de Mensagens Escritas, cujo nome em inglês (Short Message Service) deu origem à sigla SMS pela qual é conhecido, foi desenvolvido na altura pela Vodafone no Reino Unido.

Coube ao engenheiro informático, então com 22 anos e a trabalhar em Newbury, 100 quilômetros a oeste de Londres, enviar a primeira mensagem para Richard Jarvis, um diretor da companhia britânica.

Porém, passaram vários anos até a comunicação por mensagens escritas se tornar num fenômeno  quando em 1999, passou a ser possível trocar SMS entre redes de operadoras de celular diferentes.

Os principais responsáveis pela explosão foram os jovens, cujo acesso à tecnologia foi facilitado durante os anos 1990 devido à chegada das tarifas pré-pagas e ao baixo custo do serviço em relação às comunicações de voz.

Foram estes que rapidamente se habituaram a escrever com os polegares e criaram uma gramática paralela, feita de abreviações e mistura de números e letras.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários