19/04/2024

Brasil é o que mais cobra imposto sobre telefonia móvel no continente

O brasileiro é quem mais paga impostos sobre o minuto falado no celular em toda a América Latina. Um levantamento realizado pela Deloitte a pedido da GSMA (Associação do Sistema Global de Comunicação Móvel) mostra que 37% do valor cobrado nas contas correspondem a tributação.

O percentual é bem mais alto que o visto na República Dominicana, que, por cobrar 27% de imposto, ficou em segundo lugar. O Brasil também está muito longe do Paraguai, onde a fatia tributária é de somente 10%.

A consultoria revela que o principal culpado por isso é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), cobrado de forma diferente em cada Estado brasileiro. Há casos em que a alíquota chega a 54%. Em função disso, diz a Deloitte, por mais que o Brasil seja o quarto maior país do mundo em quantidade de linhas ativas, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos, não consegue fazer com que a população use muito os serviços.

Há 260 milhões de linhas móveis no país, o que equivale a 48% do total, mas cada usuário gasta em média 120 minutos do mês falando ao celular. Segundo país do continente em quantidade, o México tem menos de 80 milhões de linhas ativas, porém, o mexicano chega a falar 200 minutos ao mês.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários