InícioNotíciasAM já registra 400 mil acessos à internet mobile

AM já registra 400 mil acessos à internet mobile

O número de acessos à internet por banda larga móvel chegou a 79.148 mil em outubro, no Amazonas. O índice é o segundo maior desde junho deste ano, período em que a Anatel iniciou o levantamento. No acumulado desses cinco meses, o Estado registrou 393.298 mil conexões à internet pelo celular.

No décimo mês do ano houve um incremento de 1,46% no total de acessos em relação a setembro, quando foram computados 78.006 mil. Em junho houve o maior registro, 79.700 mil. Nos meses seguintes, as conexões caíram mês a mês até registrar crescimento em outubro, último dado divulgado pela Anatel.

Somados os acessos com códigos 92 (capital) e 97 (interior), a Claro registrou 40.998 mil em outubro, sendo a campeã no ranking geral. O segundo lugar ficou com a Vivo, que teve 22.575 mil conexões. Oi e TIM ficaram com os terceiro e quarto lugares, respectivamente, com 8.468 mil e 7.107 mil registros.

No acumulado dos cinco meses do levantamento da Anatel, a Claro lidera o ranking no número de acessos no Amazonas, com 204.198 mil, o equivalente a 51,9% do total de junho a outubro. Por meio da assessoria de imprensa, a Claro informou que “em 2012, mantém estável o crescimento em banda larga em relação ao ano passado, quando conquistou um crescimento de base de cerca de 5 mil acessos”.

A Claro, que oferece a tecnologia 3G Max, informou ainda que já está atuando para a implantação da tecnologia 4G. “A operadora, em breve, será a primeira a oferecer a tecnologia 4G em municípios da Região Norte em que atua”, afirmou.

Depois da Claro, a outra maior parcela (30,04%) ficou com a Vivo, que teve 118.172 mil conexões nesse período no Estado. A operadora afirmou que está presente em 50 municípios na região, dos quais 21 com cobertura 3G. “Em outubro, a Vivo manteve a liderança de mercado, com 55,32% de market share em dados e 63,95% do mercado de telefonia”, afirmou por meio da assessoria.

A Oi, que teve 36.084 mil acessos, e a TIM, com 35.014 mil, dividem o percentual restante no que se refere ao número de acessos da internet por banda larga móvel no Amazonas. Como estratégia, a TIM reduziu os preços dos aparelhos com acesso à internet móvel com o uso tanto na rede 2G como 3G. “Atualmente, a operadora atende quatro municípios com a tecnologia 3G: Manaus, Iranduba, Manacapuru e Parintins”. Um projeto de fibra óptica apresentado pela operadora deve, segundo a TIM, acelerar a expansão da sua rede 3G.

No Brasil, o número de acessos à internet por banda larga fixa e móvel subiu para 85,5 milhões em outubro. O maior crescimento foi o da banda larga móvel, que chegou a 74% nos últimos 12 meses. Das 65,5 milhões de conexões de rede móvel no último ano, 52,5 milhões foram pela conexão 3G de celulares. O número de acessos por terminais de dados (do tipo modem e chip) de conexão máquina-máquina chegou a 13 milhões.



Redação Minha Operadora
O mais acessado site de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil. Mais de 17 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas vistas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários