24/04/2024

Rede 4G é veloz, mas qualidade tende a cair

Testes realizados em redes 4G, ainda fechadas aos consumidores, de duas operadoras de telefonia mostram que a diferença de velocidade em relação ao 3G é perceptível em uma simples navegação pela internetAs medidas, no entanto, devem ser vistas com cautela. Conforme os usuários começarem a usar a nova rede, a qualidade tende a diminuir.
Isso porque na tecnologia LTE, a primeira de quarta geração, os aparelhos não têm limite de banda. “É como um passageiro espaçoso em um avião”, explica Marcelo Alencar, doutor em engenharia elétrica pela Universidade de Waterloo (Canadá). “Se tiver mais espaço, ele vai usar.”

Assim, quando há poucos usuários utilizando o serviço, a velocidade aumenta, e quando há muitos usuários, a velocidade diminui.
“Na medida em que as pessoas começam a comprar equipamentos novos, as taxas vão caindo”, diz.

Foi possível testar duas redes 4G: uma da Claro, em Campos do Jordão, e outra da Oi, na Futurecom que aconteceu no Rio na semana passada.

Atualmente, a Claro possui testes em Búzios, Paraty, Campos do Jordão e na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A Oi, por sua vez, realiza ajustes no 4G em uma rede fechada no bairro do Leblon, zona sul do Rio.
Durante os testes, foram usados três equipamentos: um modem Huawei E392, um celular Motorola Razr HD e um Samsung Galaxy S III LTE.
Logo de saída, a velocidade de navegação chama a atenção. As páginas aparecem automaticamente, enquanto no 3G o carregamento demora alguns segundos.

A principal vantagem da rede de alta velocidade é a possibilidade de streaming de conteúdos pesados, como vídeos em HD. No YouTube, eles carregam sem travar.

A taxa de download mais alta registrada durante os testes foi de 61 Mbps. No 3G, o máximo foi de 3,7 Mbps.

Em março, um teste do 4G londrino feito pelo jornal “The Guardian” apontou como pico de velocidade 39,9 Mbps, utilizando o mesmo serviço. Em média, a rede funcionou a 14,4 Mbps.
Nos EUA, testes feitos em 13 cidades mostrou que a média da velocidade do 4G era de 7,3 Mbps. Quando começar a funcionar, a rede brasileira tende a ficar mais próxima da realidade desses países.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários