25/03/2024

Procon autua TIM na Paraíba novamente

O Procon de João Pessoa decidiu autuar mais uma vez a empresa de telefonia TIM pelos serviços ofertados na Paraíba. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a empresa foi autuada pela má prestação de serviço registrado no dia 1° deste mês. Em julho, a empresa já havia sido notificada, e posteriormente multada em R$ 500 mil, por propaganda enganosa de planos que anunciavam ligações ilimitadas. Ainda segundo o Procon-JP, a empresa tem o prazo de 10 dias para apresentar defesa, que caso não seja acatada poderá derivar em nova multa.

Segundo o coordenador do Procon-JP, Marcos André Araújo, a TIM informou que tinha relatórios da Anatel nos quais a empresa estava dentro dos padrões de qualidade aceitos. Entretanto, ele esclareceu que os dados repassados vão somente até o mês de abril, portanto, não correspondem ao período denunciado pelos consumidores, referente ao mês de outubro de 2012.
Por meio de sua assessoria, a TIM confirmou que recebeu a notificação do Procon de João Pessoa e informou que se manifestará junto ao órgão dentro do prazo estabelecido.

A companhia ressaltou ainda que vem realizando fortes investimentos em todo o país com foco na melhoria contínua da prestação dos serviços aos usuários. Como parte da estratégia de ampliação e incremento de qualidade na sua rede própria, a Paraíba receberá 55 quilômetros de fibra óptica até 2014, que passarão pela Região Metropolitana de João Pessoa e por localidades do interior. A TIM prevê também investimentos de R$ 56 milhões no estado no triênio 2012-2014, somente em infraestrutura.

TIM joga a culpa na concorrente

O problema todo foi que a TIM deu pane no estado no dia 1º de Outubro, sem contar outras interrupções que ocorreram no Nordeste ainda neste mês, e a desculpa que a TIM informou ao Procon que o problema que ocasionou transtornos aos clientes foi motivado por falhas no cabeamento de uma outra empresa de telefonia, a Oi que também é usado pela TIM no estado. Para a consultoria jurídica do Procon-JP, as explicações dadas pela TIM não foram acatadas porque a empresa deve se responsabilizar por qualquer falha ocorrida no serviço prestado.

“Se a Tim preferiu terceirizar um equipamento, em vez de comprá-lo, também deve responder por ele, pois foi ela quem estabeleceu a relação de consumo”, alegou Araújo. O coordenador do Procon-JP disse ainda que a autuação foi feita não só pela pane no início do mês, mas pela recorrência do problema, já que consumidores contam que as falhas ocorreram outras vezes em meses anteriores.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários