Sinal da TIM desaparece, dessa vez em Fortaleza

Usuários da operadora TIM enfrentaram problemas ao fazer ligações, na Capital, na manhã de ontem. As principais falhas observadas foram a ausência de sinal, chamadas não completadas e ligações nas quais os telefones ficavam “mudos”, sem que uma pessoa ouvisse outra.

De acordo com a companhia, o fato se deveu a “uma falha de rede pontual no bairro Pici” ocorrida ontem. A ação, informou, em nota, a TIM, foi causada por “atos de vandalismo que danificaram equipamentos de transmissão da operadora”.

Durante a manhã, alguns usuários tiveram dificuldade para realizar chamadas. “Eu liguei algumas vezes, mas logo, com poucos segundos, a ligação caía”, relata a universitária Rebeca Gomes, cliente da operadora. “Algumas vezes, quando eu liguei, ficou tudo mudo, mas mesmo assim gastava crédito”, acrescenta a estudante.

Ela destaca que, embora os problemas tenham sido notados ontem com maior frequência, falhas desse gênero costumam ocorrer quase todos os dias.

A companhia informou que, após o problema ser constatado, equipes técnicas trabalharam no local e normalizaram os serviços no mesmo dia. “A TIM continua analisando possíveis falhas em outros bairros de Fortaleza”, afirmou, na mesma nota.

A conclusão do relatório sobre as quedas nas ligações em linhas de clientes da TIM deve sair até o fim do ano, segundo Jarbas Valente, conselheiro da Anatel. “Até o final do ano podemos ter uma posição. Se (as chamadas) caíam ou não caíam, ou se era por problema operacional ou não”, afirmou, ontem, após participar de um seminário sobre o setor de telecomunicações realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Segundo ele, a Anatel já vem fiscalizando essa situação há dois anos, em todo o País. “Em momento algum afirmamos, categoricamente, que essa era a intenção da operadora (derrubar as ligações)”, disse.

Valente ressaltou que esse processo não é simples, sendo necessário um aprofundamento dos estudos para se chegar a uma conclusão. “É um processo que tem começo, meio e desdobramento”, disse, evitando dar indícios sobre o que a investigação da agência vem concluindo.

No último mês, um relatório da Aneel apontou que o índice médio de desligamentos no plano de maior adesão da companhia, o TIM Infinity, é de 35,23%, quatro vezes maior do que a média fora do plano. No Nordeste, o indicador é 4,5 vezes mais alto, sendo os cearenses os mais prejudicados. O documento também apontou que havia indícios de que as “derrubadas” das chamadas fossem propositais.

A cobrança do TIM Infinity não é feita por minutos gastos, mas por quantidade de chamadas realizadas. No documento, a TIM explicava que o problema seria causado por fatores externos. No mês anterior, a TIM havia sido proibida de vender chips no Ceará e em outros 18 estados.

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