20/04/2024

TIM é acusada de estar enganando seus clientes

Operadora encerra chamadas de propósito para que clientes gastem mais ao realizar uma nova ligação, segundo a Anatel


Um relatório da Anatel aponta que a prestadora de telefonia TIM interrompe propositalmente ligações feitas por usuário do plano Infinity, no qual o cliente é cobrado por ligação ao invés do tempo da chamda. De acordo com a Folha de São Paulo, a Anatel monitorou todas as ligações entre março e maio deste ano, em todo o Brasil, e comparou a queda de ligações entre usuários do plano Infinity e de outros planos da operadoras, concluindo que a TIM “continua ‘derrubando’ de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity”.

De acordo com o documento da Anatel, entregue ao Ministério Público do Paraná, o índice de queda de ligações para os clientes desta modalidade do plano Infinity é 4x maior do que o dos demais usuários do plano da operadora, lançado em 2009.

“Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos (quedas de ligações) entre duas modalidades de planos”, aponta o relatório.

Conforme o documento, apenas no dia 8 de março de 2012, quase 8,2 milhões de clientes da TIM foram afetados por desligamentos provocados pela operadora. Nesse mesmo dia, os usuários teriam pago cerca de R$ 4,3 milhões por serviços não prestados em sua totalidade pela operadora.

Durante as investigações, a TIM afirmou ao MP que a instabilidade de sinal era “pontual” e “momentânea”. Apesar da operadora citar dados fornecidos à Anatel para demonstrar que houve redução das quedas de chamadas, o relatório da agência contesta a veracidade das informações fornecidas, e afirma que a TIM fraudou a base de cálculos de ligações para informar que os seus indicadores estavam dentro do exigido pela agência. 

Por conta do relatório, o Ministério Público do Paraná entrou com ação judicial na segunda-feira (6) em que solicita a retomada da suspensão das vendas de chips da TIM no estado enquanto as seis metas de qualidade sobre as quais a Anatel apontou irregularidades não forem respeitadas. O MP ainda pede que a TIM seja condenada a indenizar os consumidores com a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente pela operadora com a interrupção proposital das ligações.

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná ingressou nesta terça-feira (7) com uma ação parecida contra a TIM.

Depois da divulgação do relatório, os clientes da operadora protestaram nas redes sociais. A TIM ficou no topo dos assuntos mais comentados durante 5 horas seguidas, segundo informações do microblog Twitter.

Em nota ao Portal #Minha Operadora, a companhia informou que vai analisar melhor o relatório, e que desconhece os dados apresentados pela Anatel, estando assim surpresa com as informações.

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