Dados revelam que operadoras manipulam velocidade de conexão

NET é a principal inimiga dos torrents no Brasil
Uma pesquisa realizada pelo Measurement Lab mostrou que várias outras operadoras também controlam o tráfego de navegação, o chamado traffic shaping, principalmente quando há torrents envolvidos.

Analisando os dados do Brasil, a conclusão obtida pelo grupo é de que a NET (da Claro) é a companhia que mais realiza essa prática. Somente no primeiro trimestre de 2012, a variação de tráfego detectada foi 13%, deixando claro que muitos usuários foram afetados.

De acordo com o Measurement Lab, valores entre 11 e 50% são indícios claros de que as companhias realizaram o traffic shaping, o que faz com que a NET esteja colocada nessa categoria. Índices com menos de 10% já entram na chamada faixa dos falsos-positivos, como é o caso da Oi, da Vivo e da GVT, que apresentaram variação de 9 e 6%, respectivamente, entre os meses de janeiro e março deste ano.

COMPARTILHAR EM:


About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários