TIM conclui revisão interna e avisa que não há adulteração de dados

O envolvimento do então presidente da TIM Brasil, Luca Luciani, numa investigação iniciada há cinco anos acerca de fraudes de SIMCards na operação da matriz italiana culminou recentemente com seu afastamento da direção da tele brasileira e, mais que isso, obrigou a subsidiária brasileira a provar que o mesmo não estava acontecendo por aqui.

A hipótese de que a base de clientes no Brasil poderia ter sofrido o mesmo processo, através de depósitos de R$ 0,01 em chips pré-pagos — fato negado publicamente pela TIM, chegou a ser ventilada no mercado como o motivo do afastamento de Luciani.

Nesta terça, 15, a TIM divulgou comunicado ao mercado informando a conclusão da revisão interna limitada feita pela PriceWaterhouseCoopers que atesta as demonstrações financeiras e a eficácia dos controles internos sobre demonstrações financeiros de 31 de dezembro de 2011, bem como as certificações SOX.

A operadora informa ainda que arquivou na SEC, comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, o relatório 20-F, com os dados fiscais e operacionais relativos ao exercício de 2011. A extensão do prazo em 15 dias para entrega do 20-F havia sido pedida à SEC por conta das alegações levantadas pelo Ministério Público de Milão contra a Telecom Italia e o ex-diretor presidente da TIM e das possíveis implicações para as demonstrações financeiras da operadora.

A revisão interna limitada das operações da TIM foi conduzida pela PwC durante esse período de 15 dias e, segundo o comunicado, “não chamou a atenção da empresa de auditoria independente nenhuma ocorrência que leve a acreditar que houve qualquer erro nas demonstrações financeiras ou dados operacionais ou de controles internos e procedimentos que impeçam a certificação das informações financeiras da TIM para 2011″.

A operadora destaca ainda o crescimento obtido por ela nos últimos três anos, que a levou à vice-liderança do mercado de telefonia móvel brasileiro em base de usuários, as inovações nos planos ilimitados de voz e dados móveis, além das aquisições da Intelig e da Atimus, que originaram a TIM Fiber. “Como consequência natural a TIM Brasil vem alcançando resultados financeiros trimestrais com crescimentos de receita e lucratividade na casa de dois dígitos, demonstrando que a empresa vem aumentando sua base de usuários com criação de valor”, diz em comunicado.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.


COMPARTILHAR EM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários