Vivo e Mozilla criam sistema que dá funções de smartphone a celulares simples


A operadora Vivo e a Mozilla, organização desenvolvedora do navegador Firefox, anunciaram nesta quinta-feira (19) em São Paulo que estão trabalhando em um sistema operacional para celulares chamado “Open Web Device”. Esse sistema fará com que aparelhos simples rodem aplicações comumente utilizadas em smartphones.

Os celulares com este “sistema” serão todos baseados na tecnologia HTML 5. O aplicativo para enviar uma mensagem, por exemplo, poderá ser acessado via browser. Será possível inclusive usar essas aplicações offline, ou seja, sem a necessidade conectar-se à internet.

“O sistema é baseado em HTML 5, pois entendemos que esta é a forma de libertar a web”, disse Gary Jovacs, diretor executivo da Fundação Mozilla, criticando os sistemas operacionais baseados em aplicativos segmentados.

Ainda não há previsão para o lançamento de celulares com a plataforma, porém Kovacs adianta que o aparelho terá preço de um telefone comum, mas com funcionalidades de smartphone. “Estamos trabalhando com várias fabricantes e esperamos lançar algum aparelho até 2013.”
Os celulares deixaram de ser, há tempos, aparelhos para fazer e receber chamadas, trocar mensagens e se distrair com joguinhos simples. Esses modelos com funções reduzidas ainda existem, é claro, mas hoje a maioria quer ter smartphones – os celulares inteligentes com zilhões de recursos, que ganharam o papel de computadores de bolso.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários