26/04/2024

Quando chega o 3G+?

O padrão HSPA+, conhecido também como 3G+ ou 3.5G, é uma a evolução da conexão de internet 3G HSPA. Algumas operadoras de telefonia anunciaram mudanças de rede para suportar a nova tecnologia e oferecer novos pacotes de dados aos usuários.
Na prática, a tecnologia 3G HSPA+ é três vezes mais rápida comparada a uma conexão 3G HSPA. De acordo com a entidade que regula a padronização de redes móveis, o 3G HSPA+ pode atingir velocidades de até 21 Mbps, enquanto que a rede 3G pode alcançar a velocidade de 7 Mbps.
Veja abaixo a previsão de todas as operadoras em oferecer o HSPA+ a seus clientes:
Nextel – A operadora diz que pretende comercializar pacotes de dados no padrão HSPA+ em 2012.
Oi – A operadora diz que, desde outubro de 2010, iniciou a ativação do padrão HSPA+ na cidade de São Paulo e que pretende extender a cobertura desta tecnologia para outras capitais. A Oi não possui uma data definida para iniciar a venda de pacotes com a tecnologia HSPA+.
Sercomtel – A empresa diz que estuda a viabilidade de implementação da tecnologia HSPA+. No momento, não há previsão para oferecer o serviço aos usuários da operadora.
TIM – A TIM diz que, hoje, metade da cobertura de rede na capital paulista suporta o padrão HSPA+. A operadora planeja o melhor momento para ampliar o uso da tecnologia em outras regiões. Não há uma data definida para a TIM iniciar a venda de pacotes de dados no padrão 3G+.
Vivo – A operadora, controlada pelo grupo Telefônica, foi a primeira empresa a oferecer a tecnologia 3G no padrão HSPA+ no Brasil. A companhia lançou o pacote chamado “3G Plus” em novembro de 2011. Por enquanto, a Vivo vende estes pacotes de dados somente em regiões de DDD 11 (São Paulo).
Segundo a operadora, dificilmente um usuário conseguirá atingir a velocidade máxima de conexão de 21 Mbps, uma vez que a rede é compartilhada entre milhões de usuários. Além deste fator, o relevo também influencia na captação do sinal da operadora pelo dispositivo móvel.
A Vivo fez um teste de velocidade durante o anúncio da rede HSPA+. A Revista INFO testemunhou que a velocidade de download foi de 6 Mbps e de upload 900 Kbps, mas a operadora diz que a velocidade média será de 3 Mbps, o triplo da velocidade média de uma conexão 3G.
Claro – A empresa não possui prazo para iniciar a venda de pacotes com a tecnologia HSPA+.
CTBC Telecom – A operadora vende pacotes de dados com a tecnologia HSPA+ desde o dia 28 de novembro.
Segundo a CTBC, as cidades que possuem cobertura 3G+ da empresa são: Patrocínio, Monte Carmelo, São Gotardo, Coromandel, Araxá, Sacramento, Ibiá, Perdizes, Divinópolis, Itaúna, Bom Despacho, Santo Antônio do Monte e Araguari, todas no interior de Minas Gerais. Ainda de acordo com a CTBC, no mês de dezembro, a operadora expandirá a cobertura 3G+ até as cidades de Claudio, Pompéu, Itapecerica, Oliveira, Carmo do Cajuru e Abaeté, todas no estado de Minas Gerais.
A operadora diz que, por enquanto, somente venderá pacotes de banda larga com a tecnologia HSPA+ em planos que incluem telefonia fixa, móvel e TV por assinatura. A empresa oferece planos com velocidade de 500 Kbps a 2 Mbps. A atualização para HSPA+ em cidades onde a companhia atua com 3G em telefonia móvel deve acontecer até 2013.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários