Anatel autoriza reajuste de 1,97% na tarifa de telefonia fixa

O reajuste vai ser publicado nesta quinta, 22, no Diário Oficial. O usuário pagará o reajuste na conta telefônica de 2012.
A Anatel aprovou, por circuito deliberativo, o reajuste de tarifa da cesta da telefonia fixa – assinatura e tráfego local e de longa distância (nacional e internacional). As novas tarifas serão publicadas amanhã, quinta-feira, no Diário Oficial da União (sem imposto) e as empresas terão que divulgá-las em jornais de grande circulação, como os impostos embutidos. O reajuste passa a valer a partir da publicação do ato no Diário Oficial.
Para as operadoras Telefônica (Telesp), CTBC e Sercomtel, o reajuste autorizado para a assinatura básica, tráfego local e de longa distância nacional foi de 1,954%. Para as operadoras vinculadas à Oi (Telemar e Brt), além da Embratel, o reajuste autorizado foi de 1,969%, porque foi referente a 13 meses anteriores.
Esta correção foi calculada tendo como base a inflação dos últimos 12 ou 13 meses (medida pelo IST, índice setorial, que foi de cerca de 6,5%) descontado o índice de produtividade (fator x), de cerca de 4% que serve como deflator tarifário.
O reajuste da ligação fixo/móvel (VC) pleitado pela Oi, de 2,5% não foi sequer analisado pela Anatel, que entende que este aumento não deve ser praticado este ano, visto que agência publicou uma regra, que começa a valer a partir de fevereiro de 2012, que propõe a redução desta tarifa.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários