20/04/2024

Anatel dá ultimato de 90 dias para operadoras no AM


As operadoras de telefonia têm até o final deste ano para apresentar resultados de melhorias no setor em todo o Amazonas. Isso inclui a reativação de aparelhos de telefones públicos e melhoria na qualidade do sinal das operadoras. Caso contrário, estarão passivas de penalidades, como multa, disse o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg.

 Essas ações, explicou ele, estão dentro do plano acordado, em setembro, entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operados Embratel, Oi, Tim, Vivo e Claro. Na tarde de ontem, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), provocada pelo deputado Chico Preto, foi realizada uma audiência pública sobre telefonia no Amazonas.
 Desde março o deputado tem visitado municípios do interior e há dois meses apresentou um vídeo das queixas dos amazonenses a Sardenberg, que se comprometeu a solucionar o caso. A Anatel é o órgão que regulamenta e fiscaliza a telefonia no Brasil.
 Vídeo
No vídeo apresentado durante a audiência – o mesmo que fora levado à Brasília – moradores de Borba, Manicoré, Manacapuru, Itacoatiara, Tefé, Carauari, Lábrea, Tabatinga, Parintins e São Gabriel da Cachoeira disseram que é impossível usar telefones móveis e fixo nos municípios onde moram, assim como a Internet, e cobraram medidas da Anatel e das operadoras.
Durante o encontro, as operadoras tiveram tempo para apresentar suas propostas de soluções, porém se debruçaram em dados e mais dados, o que irritou alguns deputados. Sidney Leite (DEM) interrompeu a fala do representante da TIM pedindo “agilidade” no discurso e mais foco nas soluções.
O presidente da Telefônica/Vivo, Antonio Carlos Valente, anunciou que a operadora móvel concluirá, até dezembro, o plano de expansão da capacidade e extensão da rede que atende o Amazonas. O diretor da Oi, Carlos Ademar Aragão, ressaltou que, no triênio 2009/2011, os investimentos tiveram crescimento de 43% em relação ao trimestre anterior, chegando a R$ 178 milhões.
Ele informou ainda que a empresa tem planos de ampliação na telefonia celular e também melhor estruturar o serviço de Internet. A Tim também prevê investimento e ampliação no Amazonas, assim como o grupo Embratel, Claro e Net que já iniciou a obra de recuperar orelhões em todo o País. Até o final do ano deve recuperar 150 no Amazonas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários