24/04/2024

Governo da Itália pode proibir Telecom Itália de vender TIM Brasil

Autoridades da Itália querem que a operadora de telefonia mantenha suas operações fora do seu país de origem.
O governo italiano estuda uma medida para bloquear uma eventual venda ou fragmentação da unidade brasileira da Telecom Italia (TIM Brasil), segundo três pessoas familiarizadas com o assunto.

Autoridades italianas podem ampliar um decreto de “poder dourado” adotado em junho, que dá ao governo poder de veto em operações consideradas de interesse nacional, para incluir as companhias de comunicação italianas fora do país, disseram as pessoas que pediram anonimato porque as discussões são confidenciais.

As ações da Telecom Italia caíram até 4,1% em Milão e as da TIM Brasil, até 4,7% em São Paulo.

A administração do primeiro-ministro Matteo Renzi teme que a possível transação envolvendo a rede da TIM Brasil – segunda maior operadora de telefonia celular do país – prejudique um ativo internacional estratégico, disseram as fontes.

A Telefónica S.A. da Espanha (dona da Vivo Brasil) e a Oi S.A. estão estudando um possível fatiamento da TIM no Brasil, disseram fontes com conhecimento do assunto em maio. O CEO da Telecom Italia, Marco Patuano, é a favor de manter e desenvolver o ativo.

Uma porta-voz do escritório de Renzi não quis comentar, assim como um porta-voz da Telecom Italia, que tem sede em Milão.


Se em última análise o Governo da Itália aprovar uma medida como essa, isso poderia provocar uma avaliação das reguladoras europeias, disse uma das fontes.

No mês passado, o governo ampliou seu poder de veto para transações que envolvem toda a rede de telecomunicações da Itália, além do acesso à rede de energia.

Com informações de Revista Exame.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários