23/04/2024

Vivo lança rede 100G no Brasil

A Ciena, empresa especializada em redes, e a Telefônica|Vivo anunciaram a ativação da primeira rede 100G (capaz de transmitir até 100 Gbps) do país. Disponível no Rio de Janeiro e São Paulo, a solução adicionará mais capacidade de banda e escalabilidade à infraestrutura de rede da operadora. O serviço que será fornecido aqui é semelhante ao que o Google já trabalha nos Estados Unidos, conhecido com Google Fiber. No caso, seria o Google Fiber brasileiro.

Segundo a Vivo, a nova rede proporcionará velocidades nunca vistas antes para o tráfego internacional de dados. A rede inclui rotas 100G que conectam as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Praia Grande.

Com esse upgrade em sua rede doméstica de longa distância, a Vivo será a primeira operadora de redes a adotar o sistema 100G no Brasil. A mudança permitirá que a operadora possa extrair maior capacidade da fibra já existente e apoiar o fornecimento de alta largura de banda e aplicativos, como o serviço de IPTV.

“Tão importante como fornecer cobertura 3G para todas essas cidades em um país enorme como o Brasil é o desafio de ter um backbone robusto de alta capacidade”, destaca Leonardo Capdeville, diretor de planejamento de redes e tecnologia da Vivo.

Para Fábio Medina, vice-presidente e gerente geral da Ciena para as Américas Central e Latina, a implantação da nova rede é um avanço que mostra a atenção da Vivo para a crescente demanda por capacidade.

“Para enfrentar esse desafio, a rede deve estar pronta para o futuro e combinar inteligência, escalabilidade e alta capacidade e é aí que entra a infraestrutura inteligente”, observa.

A Vivo é líder em serviços móveis no país, com 76 milhões de clientes, e a empresa de comunicação sem fio de melhor desempenho, com base nos indicadores de qualidade da Anatel. A empresa possui 3,7 milhões de clientes de banda larga fixa e 610,7 mil pontos de acesso de TV a cabo no Brasil.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários