29/03/2024

Agora sim! Comente e interaja à vontade

Como havíamos informado anteriormente o nosso portal vem há algum tempo procurando uma forma de tornar o site cada vez mais interativo e acessível para você leitor. A verdade é que quando adicionamos o Facebook Comments como a nova ferramenta de comentários do #Minha Operadora, encontramos dois problemas sérios que nos fizeram rever a decisão.

O problema sério é que a ferramenta Facebook Comments possui um sistema diferente de ordenação de mensagens, exibindo elas por proximidade social e não em ordem cronológica. Ou seja, seus amigos mais próximos aparecem antes que seus amigos mais distantes, o que causa uma confusão para quem está acostumado com o sistema em ordem cronológica. Tentamos encontrar uma saída para o problema, mas o Facebook Comments não permite tal mudança, provavelmente pensando que da forma atual de ordenação gera mais tráfego em sua rede. Só que, para nós, este simples detalhe já inviabilizou todo o projeto.

O segundo problema encontrado foi a resistência de boa parte dos usuários em utilizar uma rede social para comentar, ou porque não querem se expor, ou porque a rede social é bloqueada em seu ambiente de trabalho. Também consideramos esta questão, mesmo sabemos que nunca agradaremos a todos.

Depois do balde de água fria, pensamos em atualizar para o sistema do Intense Debate, mesmo com seus diversos problemas no back-end. Foi então que alguns usuários recomendaram o Disqus, outro sistema tercerizado que atualmente está crescendo pelo mundo. Pessoalmente, ninguém da nossa equipe conhecia o sistema e tivemos que estuda-lo durante algumas horas para ver todas as suas ferramentas e funcionalidades. O resultado deste estudo foi positivo, pois o sistema está totalmente atualizado com as principais linguagens de programação e possui recursos extremamente úteis para os usuários, para os moderadores e para os administradores. Resumindo, ele consegue trazer o lado positivo de uma mudança para um sistema mais moderno, sem trazer o lado negativo que o Facebook Comments traria para o site.

Pois bem, por este motivo, a partir deste momento, o Disqus passa a ser a ferramenta oficial de comentários do #Minha Operadora. E para você, que como nós, não conhecia a ferramenta, decidimos fazer uma pequena apresentação para mostrar como a mudança irá agregar o site, aumentando a quantidade e principalmente a qualidade dos comentários.

O que é Disqus?

Disqus é uma ferramenta de comunicação social, disponibilizada para sites e blogs de todos os tamanhos e com todos os tipos de públicos. Desde grandes sites como a CNN, e a IGN, até pequenos sites utilizam o sistema.

Devo me logar?

O Disqus permite que você utilize quatro redes sociais para comentar: Twitter, Facebook, Google Plus e a própria Disqus. Além delas, você ainda poderá comentar como um visitante, colocando o seu nome e o seu e-mail. O #Minha Operadora recomenda fortemente que você utilize uma das quatro redes sociais citadas acima, pois com isso você poderá aproveitar todos os recursos do novo sistema de comentários. Além disso, você não precisará esperar a aprovação do seu comentário para que ele apareça em nosso site.

Caso você queira criar uma conta no Disqus, basta utilizar a opção de cadastro no formulário de comentário ou então visitar o site do serviço.

Classificação, assinatura e compartilhamento

O Disqus possui um botão que permite ao usuário classificar, assinar os comentários (RSS e E-mail) e compartilhar a publicação (Facebook e Twitter). A utilização da ferramenta de classificação é um ponto chave do Disqus, pois ele integra e organiza todas as sugestões de discussões baseados nesta informação e por este motivo, quanto mais bem classificada, maiores são as chances dela aparecer como sugestão de leitura no futuro. Já as assinaturas e compartilhamentos funcionam de forma simples e cumprem com o que o nome sugere.

Reações

O Disqus é também ligado ao nosso Facebook e por isso, além dos comentários, você pode ver as reações de nossos seguidores na rede social de micro blog.


Discussão e Ordenação de Comentários

É aqui que o show acontece, onde todos os comentários são exibidos. Na aba discussão você visualizará todos os comentários da publicação, acessará as opções de ordenação (melhor, mais novo ou mais velho), visualizará o perfil dos usuários e classificará positivamente ou negativamente todos os comentários. Você ainda pode responder diretamente a um comentário e compartilhar comentários nas redes sociais com apenas um clique. Ainda, com um simples clique, é possível notificar comentários inapropriados.

Na aba discussão você ainda pode visualizar o perfil de todos os usuários que publicaram comentários. Ao clicar em seu nome, uma nova página é carregada e todo o seu histórico de publicações, bem como sua reputação, é exibida.


Comentários em Tempo Real e Paginação

Com o Disqus não é necessário atualizar a página para ver novos comentários. Sempre que um novo comentário é realizado, uma barra de notificação é exibida e para exibir o novo comentário, basta clicar. O sistema ainda mostra, em tempo real, se existem usuários comentando na publicação.

O mesmo acontece com a paginação, que agora carrega automaticamente novos comentários conforme você rola a página.

Citação de Usuários

Uma ferramenta muito interessante do Disqus é a citação de usuários que já realizaram comentários na mesma publicação. Ela funciona da mesma forma de outras redes sociais, bastando utilizar o “@” para puxar a lista de usuários relacionados.


Comunidade

Conforme dissemos acima, o Disqus integra todos os comentários da comunidade e a aba “Comunidade” é utilizada justamente para exibir as principais informações dela. Aqui podemos ver os principais usuários e as publicações mais comentadas.

Meu Disqus

Na aba “Meu Disqus” você poderá rastrear toda a sua atividade na comunidade e gerenciar suas notificações.
Comentários Desaparecidos

Durante a transição para o novo sistema, uma grande sincronização de mais de 1200 comentários foi realizada. Cerca de 72 horas foram utilizadas e todos os comentários realizados durante este período estão novamente sendo sincronizados. Isso significa que nos próximos três dias, tudo deve voltar ao normal.

Esperamos que todos os usuários possam testar e aprovar a nova ferramenta de comentários, pois temos certeza que ela é a melhor e mais completa opção disponível no mercado. A escolha inicial do Facebook Comments foi baseada no crescimento da rede social pelo mundo, mas devido aos problemas encontrados, acabamos descobrindo uma ferramenta ainda mais completa, que consegue integrar o site e oferecer aos nossos usuários uma experiência ainda mais completa.

Interajam com a gente da melhor maneira possível!

10 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
10 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários